quarta-feira, junho 11, 2008

Portugal 3 - República Checa 1

Mais um bom jogo por parte de Portugal. Uma República Checa sempre à defesa enquanto o jogo esteve empatado e Portugal sempre à procura da vitória foi o que se viu. 15 remates por parte de Portugal (11 à baliza) enquanto que a República Checa fez apenas 9 remates (apenas 2 à baliza). Na posse de bola Portugal também ganhou: 60%.
Relativamente aos jogadores...

Ricardo - O pior em campo. Fez uma boa defesa e um punhado de intervenções falhadas, quase sempre em cruzamentos. Cada cruzamento para a área era uma aflição. Ou não sai da baliza para apanhar a bola e fica uma possível situação de perigo, ou então sai e falha a bola e deixa a baliza aberta. Até nos passes foi o pior. Apenas teve sucesso em 59% dos passes. Para um guarda-redes... é obra. É, sem dúvida, o nosso elo mais fraco e, ou muito me engano, ou 4 anos depois vai ser, mais uma vez, a razão por não conseguirmos ser campeões da Europa.

Bosingwa - Continua um Bosingwa muito mediano. Precisa de usar inúmeras vezes a velocidade para recuperar de alguns erros em termos defensivos. No que respeita ao ataque, continua muito apático e fá-lo sempre sem grande convicção. Foi o único jogador da nossa selecção a ver cartão amarelo. Se Miguel fizer um bom jogo contra a Suiça, não será de deitar fora a opção de usá-lo nos próximos jogos.

Pepe - Continua muito bem. Está em grande forma. Sempre muito bem posicionado e sempre muito rápido, continua a defender muito bem. Tentou apenas por uma vez subir e até fê-lo bem mas não teve a mesma sorte do último jogo. Voltou a ser o jogador de Portugal que sofreu mais faltas (mais uma vez, 5 faltas sofridas).

Ricardo Carvalho - Para fazer companhia a Pepe na melhor dupla de centrais do mundo (na minha opinião) nada melhor que o melhor central do mundo. Ricardo Carvalho continua a mostrar grande classe a defender. Desta vez fez 2 faltas, mas os checos também não são pêra doce. Nas compensações a Paulo Ferreira não esteve tão bem como no último jogo mas lá deu uma ajuda de vez em quando. Foi o jogador da equipa mais eficaz no passe. Conseguiu efectuar com sucesso 37 dos 40 passes efectuados.

Paulo Ferreira - Desta vez ajudou mais o ataque e com sucesso. Teve algumas intervenções importantes em alguns lances de ataque da nossa equipa. A defender esteve um pouco mais seguro que no último jogo, embora continue a dar demasiado espaço ao extremo da equipa contrária. Não cometeu uma única falta o jogo todo.

Petit - Esteve bem melhor neste jogo. Muito mais agressivo (até nas faltas cometidas isso se vê, com 4 faltas cometidas), o segundo jogador da equipa mais rematador com 3 remates e sempre muito activo no jogo. Cobriu bem a sua zona de acção e sempre que pôde deu uma ajuda ao ataque. Temos Petit.

João Moutinho - Desta vez não brilhou. Esteve muito discreto. Defendeu razoavelmente bem (cometeu 3 faltas) e atacou mal. Esteve muito pouco interventivo no jogo apesar que esteve bem posicionado no meio-campo e, como tal, parou alguns dos lances que poderiam ter sido perigosos. Cumpriu mas esteve muito, mas mesmo muito longe da exibição do último jogo.

Simão - Não está em grande forma. Ao contrário do último jogo, fez uma melhor segunda parte. Teve alguns lances de ataque bastante bons, mas foi muito pouco decisivo. Parece que lhe falta motivação. Não percebo porquê...

Cristiano Ronaldo - Continua a não deslumbrar. Esteve melhor que no último jogo mas continua a prender-se muito à bola o que resulta, na maior parte das vezes, em bola perdida. Foi o mais rematador da equipa com 4 remates e um deles deu golo. Fez uma assistência para o Quaresma, teve alguns lances de ataque em que foi importante mas realmente tem que se pedir mais ao melhor jogador do mundo. Veja-se que apenas sofreu uma falta o jogo todo. Como é que um jogador como este apenas arranca uma falta? Outro aspecto negativo na exibição de Ronaldo é a falta de empenho na recuperação da bola. Quando perde a bola, desiste do lance. Não pode ser. Toca a acordar!

Nuno Gomes - Mais um bom jogo de Nuno Gomes. Apesar de não ter marcado, fez mais uma magnífica tabelinha para Cristiano Ronaldo no lance do primeiro golo. Um ponta-de-lança não tem como objectivo essencial marcar golos. Tem é que ajudar a equipa no que lhe for útil. E Nuno Gomes tem cumprido.

Fernando Meira - Entrou para tentar tapar o gigante da equipa checa que tinha acabado de entrar e cumpriu na perfeição.

Hugo Almeida - Uma falta cometida e um fora-de-jogo. Nada mais a assinalar.

Ricardo Quaresma - Marcou um golo em que teve só de correr e encostar a bola para dentro da baliza. De resto, fez uns malabarismos todos inconsequentes. Este é um jogador apenas para entrar em caso de desvantagem ou então nos minutos finais de um jogo com o resultado já decidido.

Deco - Se há jogo em que é fácil decidir o melhor em campo é este. Deco fez de tudo. Passes fantásticos, recuperações de bola, dribles magníficos, enumeras jogadas perigosas... Absolutamente fantástico. Dos 72 passes (72!) que tentou fazer durante todo o jogo conseguiu 55! É obra. Para além disso, marcou um golo numa boa jogada de ataque por ele iniciada e fez a assistência para o golo do Cristiano Ronaldo. Para além disso, foi ele que, rapidamente, marcou o livre (aos 90 minutos de jogo com 2-1 a favor) em direcção a Ronaldo, que por sua vez deu o golo a Quaresma. Sem dúvida a melhor exibição de Deco, com as cores portuguesas, dos últimos anos.


Parabéns Portugal!

Sem comentários: