quinta-feira, junho 19, 2008

Cinema: semana de 12/06 a 18/06

Esta semana fui ver "O Acontecimento", "Os Reis da Rua" e "Diário dos Mortos".

"O Acontecimento" é um thriller de M. Night Shyamalan com Mark Wahlberg e Zooey Deschanel nos principais papéis.
Começa sem aviso. Parece que vem de parte incerta. Em minutos, episódios invulgarmente estranhos: mortes arrepiantes, que desafiam a razão e fazem enlouquecer provocando uma chocante autodestruição, alastram nas principais cidades americanas. Qual será a causa deste súbito e total colapso do comportamento humano? Será alguma nova espécie de ataque terrorista, uma experiência científica que correu mal, uma diabólica arma tóxica, ou um vírus incontrolável? Está a ser transmitido pelo ar, pela água... como e de onde vem a ameaça?
Depois do insucesso que foi "Lady in the Water", M. Night Shyamalan recupera e traz-nos este bom "acontecimento". A realização de Shyamalan tem sempre toques de génio, e neste filme vê-se realmente os pormenores magníficos deste mestre da realização. No que respeita ao argumento, penso que até certa altura o filme está muito, muito bom. No entanto, a partir de certa altura, pedia-se uma surpresa que realmente nunca chegou a acontecer. Relativamente ao desempenho dos actores, podemos ver Mark Wahlberg e Zooey Deschanel com razoáveis interpretações, apesar da notória falta de química entre os dois. Realce para a boa banda sonora que dá uma grande ajuda às cenas de maior suspense.
Classificação: 7


"Os Reis da Rua" é um thriller com Keanu Reeves no papel principal e Forest Whitaker e Chris Evans nos papéis secundários.
Tom Ludlow (Keanu Reeves) é um polícia veterano da brigada especial de Los Angeles que sente dificuldade em encarar a vida após a morte da sua mulher. Quando as evidências o apontam como responsável pela execução violenta de um colega, ele vê-se forçado a ir contra a própria cultura policial, questionando a lealdade e honestidade de todos os que o rodeiam. O Capitão Wander (Forest Whitaker), o supervisor e mentor de Ludlow, tem por obrigação protegê-lo e mantê-lo dentro dos limites da lei e longe das garras do Capitão Biggs dos Assuntos Internos. No entanto, Ludlow, juntando-se a um jovem detective de homicídios (Chris Evans), lança-se numa cega busca para descobrir os assassinos do seu anterior parceiro. A sua determinação dá frutos quando os dois detectives finalmente encontram os assassinos, mas as suas tentativas de fazer justiça terão de enfrentar e ultrapassar muitas barreiras... na Cidade dos Anjos, os códigos de moral a serem seguidos tornam-se difíceis de cumprir, especialmente por quem tem o dever de proteger os cidadãos.
Depois do magnífico "Dia de Treino", David Ayer traz-nos mais um filme do mesmo género. A nível de argumento, este não está muito longe do "Dia de Treino". Está bem conseguido e bem realizado. Apesar de ser algo lento, mantém sempre o espectador interessado pois a história é bastante imprevisível até ao fim. O problema é que neste filme o protagonista é Keanu Reeves. Um actor de qualidade muito duvidosa e que neste filme comprova, mais uma vez, a sua incapacidade de representação. Forest Whitaker, pelo contrário, tem aqui mais uma magnífica interpretação.
Classificação: 7


"Diário dos Mortos" é um filme de terror de George A. Romero.
Quando um grupo de estudantes de cinema a fazer um filme de terror no meio da floresta descobre que os mortos voltaram à vida, viram as suas câmaras para o verdadeiro horror que subitamente se encontra à sua frente, criando um diário na primeira pessoa dos seus sangrentos encontros e da desintegração de tudo o que lhes é mais querido.
A primeira coisa que salta à vista neste filme é a aderência à nova moda (que já começa a deixar de ser nova) de filmar com câmaras de mão. Dá uma maior sensação de realismo mas penso que quando nos deslocamos a uma sala de cinema queremos exactamente o contrário. Relativamente ao filme em si, o argumento é muito parecido com outros filmes do género, embora este esteja melhor que a maioria. O casting para este filme foi bem conseguido e temos interpretações seguras por parte dos actores. Como também já é normal nestes filmes, o fim desilude um pouco, embora se chegue rapidamente à conclusão que um filme deste género não poderia terminar de outra forma.
Classificação: 7


Hoje estreiam 5 filmes:
  • "Padrinho... Mas Pouco", uma comédia romântica com Patrick Dempsey e Michelle Monaghan nos papéis principais.
  • "Obsessão Mortal", um thriller dramático com Richard Gere.
  • "Reefer Madness - Erva Maldita!", uma comédia musical com Kristen Bell no papel de protagonista.
  • "O Orfanato", um fantástico de terror de produção espanhola e mexicana.
  • "O Meu Irmão É Filho Único", uma comédia dramática de produção francesa e italiana.

Esta semana destaco a comédia romântica "Padrinho... Mas Pouco". Parece-me um filme com entretenimento garantido especialmente quando comparado às outras estreias da semana.

Bom cinema ;)

Sem comentários: