quinta-feira, novembro 08, 2007

Cinema: semana de 1/11 a 7/11

Esta semana fui ver "Corrupção" e "A Invasão".

"Corrupção" é um thriller com Nicolau Breyner, Margarida Vila-Nova e António Cerdeira nos principais papéis.
Sofia divide o tempo entre dois empregos. De tarde trabalha num supermercado, à noite num bar de alterne frequentado por dirigentes desportivos, autarcas, polícias e juízes. Numa noite, um inspector da Polícia Judiciária faz-lhe uma proposta simples e perigosa: Sofia deve aproximar-se de um poderoso dirigente de um clube, seduzi-lo e conhecer os seus segredos. Sofia aceita o desafio, mas aos poucos começa a pôr em causa o que lhe é dito pelo inspector. Mas o cerco policial ao "Presidente" continua, o que o leva a manter Sofia afastada de qualquer informação comprometedora. Sofia está agora disposta a revelar tudo o que sabe. Mas a verdade tem um preço muito alto.
Filme com argumento péssimo, realização retrógrada, montagem pior que péssima. Tendo em conta o livro em que foi baseado nada disto é de admirar. Os diálogos, por exemplo, nunca podiam ser de nível, simplesmente porque entrava "Sofia" em quase todas as cenas. Não se percebe minimamente quem são as personagens do filme, a não ser que te tente comparar com a realidade; para quem não a conhecer profundamente não percebe nada de nada durante todo o filme. Nesta espécie de filme, é de destacar apenas as interpretações possíveis de alguns dos secundários, de Nicolau Breyner e, especialmente, Margarida Vila-Nova. Neste filme ela faz a melhor interpretação da sua vida. A colagem a Carolina Salgado está perfeita. A forma teatral de falar, andar, comer, dançar, etc, é mesmo tal e qual Carolina Salgado é. Em suma, embora tenha saído da sala muito agradado com o trabalho de Margarida Vila-Nova, o filme está muito mau.
Classificação: 11


"A Invasão" é um thriller de ficção e terror com Nicole Kidman e Daniel Craig nos principais papéis.
O misterioso despenhamento de uma nave espacial leva à terrível descoberta que um alienígena se encontra nos escombros. Todos os que entram em contacto com ele estão a sofrer alterações inexplicáveis. A psiquiatra Carol Bennell (Kidman) e o seu colega Ben Driscoll (Craig) descobrem a verdade por detrás da epidemia: as vítimas são atacadas durante o sono, ficando fisicamente intactas mas estranhamente desumanas. Com o alastrar da infecção, a única esperança de Carol é manter-se acordada o tempo suficiente para encontrar o seu filho, que poderá ter a solução para a devastadora invasão.
Para o género que é, o filme até não está mau. Tem uma narrativa razoável, realização dinâmica e interpretações de boa qualidade. As personagens poderiam ter sido mais exploradas, tanto a personagem de Nicole Kidman como a de Daniel Craig, assim como as relações entre mãe e filho, por exemplo. Fica-se com a sensação que partes do filme foram cortadas o que denota uma fraca montagem. No entanto, na globalidade, o filme até está bastante razoável.
Classificação: 14

Esta semana estreiam 6 filmes:
  • "30 Dias de Escuridão", um thriller de terror com Josh Hartnett.
  • "Encontros às Cegas", uma comédia romântica.
  • "Guerra", um thriller cheio de acção com Jet Li e Jason Statham.
  • "A Morte do Sr. Lazarescu", um drama romeno.
  • "Odette Toulemonde" uma comédia dramática de produção francesa e belga.
  • "Tempo de Valentes", comédia argentina.

Esta semana não há nenhuma estreia a destacar e como tal dificilmente eu irei ao cinema. Pode ser que para a semana apareçam no mercado alguns filmes mais interessantes. De qualquer forma...

Bom cinema ;)

1 comentário:

Bruno Costa disse...

Ainda bem que d�s essa nota ao Corrup�o... estava na d�vida se iria ver... agora tenho a ceteza! lol