quinta-feira, novembro 29, 2007

Cinema: semana de 22/11 a 28/11

Esta semana fui ver "Shoot’Em Up".

"Shoot’Em Up" é um thriller cheio de acção com Clive Owen, Monica Bellucci e Paul Giamatti.
Apanhado no meio dum tiroteio um homem acaba por ajudar uma mulher em trabalho de parto. A tarefa dele é simples, proteger o recém-nascido daqueles que o querem matar.
Muita acção, imensa violência e ao mesmo tempo "exageradamente" cómico, são os ingredientes principais que fazem deste filme um dos melhores do género dos últimos tempos. Actores como Clive Owen e Paul Giamatti nos principais papéis também é outro ingrediente fundamental. Estão como peixe na água nestes personagens; para além de Monica Bellucci. Michael Davis tem pormenores excelentes de realização mas é em pequenos pormenores no argumento que se destaca particularmente. Teve uma imaginação incrível para criar algumas das cenas de acção que têm coisas inimagináveis e extraordinariamente espectaculares em termos cómicos e visuais. Tem o pequeno "senão" do enredo não ser nada de especial. Mas também não era esse o objectivo do filme. Em suma, entretenimento puro de grande qualidade.
Classificação: 16

Esta semana estreiam 6 filmes:
  • "Promessas Perigosas", um thriller dramático de David Cronenberg e com Viggo Mortensen, Naomi Watts e Vincent Cassel.
  • "Uma História de Encantar", um fantástico para toda a família com a participação de Susan Sarandon e Julie Andrews.
  • "Hitman", um thriller de acção de produção americana e francesa.
  • "Paranoid Park", um drama também de produção americana e francesa.
  • "Conversas com o Meu Jardineiro", uma comédia francesa.
  • "Porca Miséria", uma curta-metragem animada portuguesa.

Esta semana destacam-se os 3 primeiros filmes da lista. 3 estilos bem diferentes para todos os gostos.

Bom cinema ;)

quarta-feira, novembro 28, 2007

Humoristas portugueses

A votação que agora proponho consiste em saber quem é o melhor humorista português.
Proponho 9 humoristas para a votação: Aldo Lima, Bruno Nogueira, Francisco Menezes, Herman José, Marco Horácio, Nilton, Nuno Markl, Pedro Tochas e Ricardo Araújo Pereira.

Para ti qual ou quais são os melhores humoristas portugueses?
Se quiseres podes escolher mais que 1.

sábado, novembro 24, 2007

Operação Natal

Ouvi agora na televisão que amanhã começa a operação natal da GNR.
Disseram que eles iam apertar a vigilância nas principais cidades do país e que iam prestar especial atenção ao excesso de velocidade e ao excesso de álcool no sangue.

E que tal se se concentrassem mais nas manobras perigosas, essas sim as principais causadoras dos acidentes...

sexta-feira, novembro 23, 2007

Fuga ao fisco: poderiamos estar a pagar menos 38% de IRS

Se não houvesse fuga ao Fisco nem fraude fiscal, os contribuintes portugueses podiam pagar menos 38% de IRS.
Os cálculos são do ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, e foram anunciados no discurso de encerramento da discussão do Orçamento do Estado para 2008, no Parlamento.
A inspecção interna e externa do fisco detectou em 2006 actos de evasão e fraude que deram origem à instauração de dívida fiscal de cerca de 3.300 milhões de euros. "Quer isto dizer que, se não houvesse incumprimento por parte daqueles que se evadem e procuram defraudar o fisco, os contribuintes cumpridores poderiam pagar quase menos 38 por cento de IRS ou menos 25% de IVA", afirmou.
Por isso mesmo, o ministro anunciou que 2008 vai ser "o ano da tolerância zero" no que se refere ao combate à fraude e evasão fiscais. "Se pretendemos, de facto, dar alívio aos contribuintes cumpridores não podemos, de forma alguma, dar qualquer alívio àqueles que se evadem ou recorrem à fraude", disse o ministro.

Concordo plenamente com a tolerãncia zero. A fiscalidade apertada é essencial para ajudar a estabilizar as contas públicas e, consequentemente, criar condições para que a diminuição dos impostos seja possível.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Cinema: semana de 15/11 a 21/11

Esta semana fui ver "Beowulf".

"Beowulf" é uma aventura de animação digital de Robert Zemeckis (o criador da trilogia "Regresso ao Futuro") com Anthony Hopkins, John Malkovich, Angelina Jolie, entre outros. Fui ver este filme na versão a 3 dimensões.
No tempo dos heróis, surge o guerreiro mais poderoso de todos eles, Beowulf. Depois de destruir o indomável demónio Grendel, ele atravessa-se no caminho da mãe sedutora da besta, que utilizará todos os meios possíveis para garantir a vingança. A batalha épica que se segue ressoa através dos tempos, imortalizando o nome de Beowulf.
Neste filme com versão 3D, com desenhos animados criados a partir de filmagens prévias com actores reais, destaca-se exactamente as três dimensões. Talvez por ser algo de novo e visualmente espectacular, especialmente no início, o filme em si fica um bocado para segundo plano. De qualquer forma, e após os primeiros minutos, o filme começa a ficar algo interessante embora nunca verdadeiramente cativante. O argumento é realmente fraquito apesar de ter uma realização de alto nível. As interpretações estão bastante boas, apesar das personagens não terem sido muito cuidadas. Não há aquele fascínio com algumas das personagens que devia haver e que (quase) se exigia. De qualquer forma, o filme até foi bastante positivo, especialmente porque visualmente foi de facto muito bom. Se não fosse a 3D não o iria ver.
Classificação: 14

Esta semana estreiam 7 filmes:
  • "Até à Morte", um filme de acção com Jean-Claude Van Damme no principal papel.
  • "O Maravilhoso Mundo dos Brinquedos", uma comédia fantástica com Natalie Portman e Dustin Hoffman.
  • "Shoot 'Em Up", um thriller cheio de acção com Clive Owen, Monica Bellucci e Paul Giamatti.
  • "Hot Fuzz", uma comédia de acção que conta com a participação de Bill Nighy.
  • "Estrela Solitária", um drama de produção americana, francesa e alemã.
  • "Michou em Sarilhos", uma comédia francesa com Gérard Depardieu.
  • "Luzes no Crepúsculo", um drama de produção finlandesa, alemã e francesa.

As estreias que destaco esta semana são, por razões distintas, o filme com o Van Damme e a comédia "O Maravilhoso Mundo dos Brinquedos".

Bom cinema ;)

quinta-feira, novembro 15, 2007

Cinema: semana de 8/11 a 14/11

Esta semana, devido à ausência de filmes interessantes em exibição, não fui ao cinema.
De qualquer forma, aqui estão as estreias para esta semana:
  • "Gangster Americano", um thriller de Ridley Scott com Denzel Washington, Russell Crowe, Cuba Gooding Jr. e Carla Gugino.
  • "Across the Universe", um romance musical que conta com a participação de Bono e Salma Hayek.
  • "Beowulf", uma aventura animada com Anthony Hopkins, John Malkovich, Angelina Jolie, entre outros.
  • "Delírios", uma comédia dramática.
  • "E Não Viveram Felizes Para Sempre", mais uma animação de produção americana mas também alemã.
  • "Control", um drama de produção inglesa, americana, australiana e japonesa.
  • "Nomad", mais um drama mas desta vez vindo directamente do Cazaquistão.

A grande estreia da semana é sem dúvida o filme de Ridley Scott. Promete muito. Vamos lá ver se corresponde às expectativas...

Bom cinema ;)

quarta-feira, novembro 14, 2007

Bruno Nogueira e a homosexualidade

Bruno Nogueira, na sua crónica semanal d' "Os Incorrigíveis", fala com humor de uma tal de Margarida Corvo que sofre de uma certa doença...


segunda-feira, novembro 12, 2007

Nova votação

Ao que parece, a maior parte (75%) dos leitores deste blog consideram que o Benfica não vai passar à fase seguinte da liga dos campeões.
Eu partilho dessa opinião.

Agora proponho uma nova votação relacionada com o meu último "post".
Muita gente acha que não estamos sozinhos neste mundo. Concordas?
Achas que existe outra forma de vida para além da nossa no Universo?

sexta-feira, novembro 09, 2007

Astrónomos norte-americanos descobrem novo planeta

Investigadores do Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, informaram que um quinto planeta foi encontrado a orbitar 55 Cancri, uma estrela situada a 41 anos-luz da Terra, na constelação de Câncer.
Geoff Marcy, astrónomo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, disse que a descoberta mostra que outro sistema solar semelhante ao da Terra pode ser encontrado no espaço.
"A importância (do achado) é maravilhosa. Sabemos agora que o nosso sol e a sua família de planetas são comuns", disse.
"A nossa Via Láctea tem milhões de sistemas planetários (...) e suspeitamos fortemente de que alguns desses sistemas escondem planetas como a Terra", complementa Marcy.
O novo planeta tem 45 vezes a massa da Terra e parece ser semelhante a Saturno na sua composição e aparência.
O planeta realiza uma órbita de 260 dias em torno de 55 Cancri e situa-se na «zona habitável» em torno da estrela, onde as temperaturas permitiriam a presença de água em superfícies sólidas.

quinta-feira, novembro 08, 2007

Cinema: semana de 1/11 a 7/11

Esta semana fui ver "Corrupção" e "A Invasão".

"Corrupção" é um thriller com Nicolau Breyner, Margarida Vila-Nova e António Cerdeira nos principais papéis.
Sofia divide o tempo entre dois empregos. De tarde trabalha num supermercado, à noite num bar de alterne frequentado por dirigentes desportivos, autarcas, polícias e juízes. Numa noite, um inspector da Polícia Judiciária faz-lhe uma proposta simples e perigosa: Sofia deve aproximar-se de um poderoso dirigente de um clube, seduzi-lo e conhecer os seus segredos. Sofia aceita o desafio, mas aos poucos começa a pôr em causa o que lhe é dito pelo inspector. Mas o cerco policial ao "Presidente" continua, o que o leva a manter Sofia afastada de qualquer informação comprometedora. Sofia está agora disposta a revelar tudo o que sabe. Mas a verdade tem um preço muito alto.
Filme com argumento péssimo, realização retrógrada, montagem pior que péssima. Tendo em conta o livro em que foi baseado nada disto é de admirar. Os diálogos, por exemplo, nunca podiam ser de nível, simplesmente porque entrava "Sofia" em quase todas as cenas. Não se percebe minimamente quem são as personagens do filme, a não ser que te tente comparar com a realidade; para quem não a conhecer profundamente não percebe nada de nada durante todo o filme. Nesta espécie de filme, é de destacar apenas as interpretações possíveis de alguns dos secundários, de Nicolau Breyner e, especialmente, Margarida Vila-Nova. Neste filme ela faz a melhor interpretação da sua vida. A colagem a Carolina Salgado está perfeita. A forma teatral de falar, andar, comer, dançar, etc, é mesmo tal e qual Carolina Salgado é. Em suma, embora tenha saído da sala muito agradado com o trabalho de Margarida Vila-Nova, o filme está muito mau.
Classificação: 11


"A Invasão" é um thriller de ficção e terror com Nicole Kidman e Daniel Craig nos principais papéis.
O misterioso despenhamento de uma nave espacial leva à terrível descoberta que um alienígena se encontra nos escombros. Todos os que entram em contacto com ele estão a sofrer alterações inexplicáveis. A psiquiatra Carol Bennell (Kidman) e o seu colega Ben Driscoll (Craig) descobrem a verdade por detrás da epidemia: as vítimas são atacadas durante o sono, ficando fisicamente intactas mas estranhamente desumanas. Com o alastrar da infecção, a única esperança de Carol é manter-se acordada o tempo suficiente para encontrar o seu filho, que poderá ter a solução para a devastadora invasão.
Para o género que é, o filme até não está mau. Tem uma narrativa razoável, realização dinâmica e interpretações de boa qualidade. As personagens poderiam ter sido mais exploradas, tanto a personagem de Nicole Kidman como a de Daniel Craig, assim como as relações entre mãe e filho, por exemplo. Fica-se com a sensação que partes do filme foram cortadas o que denota uma fraca montagem. No entanto, na globalidade, o filme até está bastante razoável.
Classificação: 14

Esta semana estreiam 6 filmes:
  • "30 Dias de Escuridão", um thriller de terror com Josh Hartnett.
  • "Encontros às Cegas", uma comédia romântica.
  • "Guerra", um thriller cheio de acção com Jet Li e Jason Statham.
  • "A Morte do Sr. Lazarescu", um drama romeno.
  • "Odette Toulemonde" uma comédia dramática de produção francesa e belga.
  • "Tempo de Valentes", comédia argentina.

Esta semana não há nenhuma estreia a destacar e como tal dificilmente eu irei ao cinema. Pode ser que para a semana apareçam no mercado alguns filmes mais interessantes. De qualquer forma...

Bom cinema ;)

domingo, novembro 04, 2007

Cão disparou tiro contra o próprio dono

Depois de Dick Cheney, vice-presidente americano, atingir acidentalmente Harry Whittington, um advogado americano, eis que agora um cão dispara contra o próprio dono durante uma caçada.

James Harris, de 37 anos estava a caçar com um grande grupo a cerca de 4,8 quilómetros o norte de Grinnell. O grupo atirou a uma ave e, quando Harris foi buscá-la, deixou a arma no chão e passou por uma cerca. Enquanto cruzava essa cerca, um dos seus cães de caça pisou a espingarda.

O caçador foi submetido a uma cirurgia e está bem.

sábado, novembro 03, 2007

Praxes

As praxes continuam a ser praticadas e a ensinar os caloiros valores fundamentais. Ou será que não?

Parece-me que o carácter humilhante e vexatório das praxes ensina os recém-chegados, os caloiros, a andarem de cabeça baixa e a obedecerem cegamente. Ou seja, ensina-lhes o contrário do que devem ser: pessoas orgulhosas, que andam de cabeça levantada e que não se deixam intimidar.

Será que estou errado?

sexta-feira, novembro 02, 2007

Milan Baros a 271 Km/h

O atacante internacional checo Milan Baros, do Lyon, foi ontem detido pela polícia de trânsito francesa quando, ao volante do seu Ferrari, conduzia a 271 quilómetros/hora. Parece que tal velocidade foi apenas para mostrar a um amigo que o acompanhava o barulho do motor.
Naquela via, entre Genebra e Lyon, a velocidade máxima permitida é de 130 quilómetros/hora. Milan Baros ficou, logo ali, sem a carta de condição e viu a “bomba” ser-lhe apreendida.

Eu só não consigo perceber é como é que a polícia o conseguiu apanhar...

quinta-feira, novembro 01, 2007

Cinema: semana de 25/10 a 31/10

Esta semana fui ver "Um Azar do Caraças" e "Os Seis Sinais da Luz".

"Um Azar do Caraças" é uma comédia com Seth Rogen, Katherine Heigl, Paul Rudd, Jonah Hill entre outros.
Dizem que os opostos se atraem. Bem, para Ben (Seth Rogen) e para Alison (Katherine Heigl), esse é certamente o caso - pelo menos durante uma noite intoxicada. Dois meses e vários testes de gravidez depois, Ben e Alison fazem uma viagem hilariante, preocupada e comovente que os conduz a gargalhadas enormes.
Uma grande comédia sim senhor. Podia ser uma daquelas comédias mais viradas para adolescentes. Podia ser uma daquelas comédias românticas que se vê frequentemente nas salas de cinema. Mas aqui optou-se por fazer uma comédia romântica para adultos e uma comédia para adolescentes num só filme. O argumento está bastante bom. Toca em alguns pontos bastante sérios da nossa sociedade com um humor dito inteligente embora também surja uma ou outra vez aquela piada mais fácil, sempre na altura certa. De realçar a importância que se dá neste filmes às personagens. Ao longo de todo o filme vamos conhecendo-as cada vez melhor, ao passarem pelos vários estados emocionais. Para isso ser possível era necessário um elenco de bom nível e foi o que aconteceu. Os actores têm quase todos interpretações muito boas, destacando os protagonistas Seth Rogen e Katherine Heigl, e ainda o "secundário" Jonah Hill. Em suma, uma das melhores comédias do ano.
Classificação: 16

"Os Seis Sinais da Luz" é um fantástico com Christopher Eccleston, Ian McShane, Gregory Smith e Frances Conroy.
Na véspera do seu aniversário, Will Stanton (Ludwig) não só descobre que tem novos poderes e responsabilidades, mas que ele é "O que Procura", o tão ansiado guerreiro. O sétimo filho do sétimo filho. O dia-a-dia de Will leva uma reviravolta quando fica a saber que está predestinado a salvar o mundo. Conta a lenda que um grupo de guerreiros imortais defende o equilíbrio terrestre entre a Luz e as Trevas. Esse grupo é liderado por Miss Greythorne (Conroy) e Merriman (McShane), cuja responsabilidade é guiar o jovem na sua descoberta, protegendo-o do misterioso Cavaleiro (Eccleston), que está na Terra para fazer erguer as Trevas. Para proteger a Luz os guerreiros dividiram os seus poderes em seis símbolos (madeira, bronze, ferro, água, fogo e pedra) e esconderam-nos através do tempo. Lançado para uma batalha entre a luz (o bem) e a escuridão (o mal) o nosso herói embarca numa viagem no tempo e atravessa séculos para encontrar os seis símbolos que libertam a luz e impedem que as Trevas se ergam.
Apesar das razoáveis interpretações, este filme feito para miúdos não tem pés nem cabeça. Tem algumas histórias de "background" interessantes, agora o foco central do filme nunca é minimamente explicado, exactamente por não haver explicação. Já vi muitos filmes em que acontecem coisas incríveis mas conseguem arranjar sempre uma explicação para elas, por muito idiotas que sejam. Neste, nem sequer tentaram. De qualquer forma, o filme até pode entreter, especialmente os mais pequenos.
Classificação: 13

Esta semana estreiam 7 filmes:
  • "Elizabeth - A Idade do Ouro", um drama biográfico com Cate Blanchett, Geoffrey Rush e Clive Owen.
  • "Corrupção", um filme português baseado no livro "Eu, Carolina" com Nicolau Breyner e Margarida Vila-Nova nos principais papéis.
  • "A Invasão", um filme de ficção e terror com Nicole Kidman e Daniel Craig.
  • "Sicko", um documentário de Michael Moore.
  • "Domino", um thriller com Keira Knightley, Lucy Liu, Christopher Walken, entre outros.
  • Zidane - Um Retrato do Século XXI", um documentário sobre e com Zinédine Zidane.
  • "Poderá Ser Amor?", uma comédia romântica francesa.

Esta semana temos a grande estreia do filme português "Corrupção" (que vai dar ainda mais que falar) e "Elizabeth".

Bom cinema ;)