quinta-feira, maio 10, 2007

Cinema: semana de 3/5 a 9/5

Esta semana fui ver "Homem-Aranha 3" e "O Segredo de Terabitia".


"Homem-Aranha 3" é o 3º filme da saga deste personagem criado pela Marvel interpretado por Tobey Maguire.
Com o seu segredo revelado a Mary Jane (Kirsten Dunst), com quem finalmente formou uma relação, bem como a Harry (James Franco), Peter (Maguire) tem agora de enfrentar as consequências dos seus actos. Entretanto, um prisioneiro em fuga numa praia remota foi apanhado num trágico acidente, que o transformou numa criatura de areia com a capacidade de mudar de forma. Ao investigar o local do indicente, uma substância negra funde-se com o fato de Peter, conferindo-lhe novos poderes.
No seu conjunto foi, talvez o pior filme da saga "Spider-Man". Não sei se foi por conter várias histórias num só filme, mas a verdade é que houve ali uma "salganhada" que não funcionou muito bem. O filme foi todo ele muito inconstante. Quando se pedia emoção, davam-nos comédia, quando a comédia se impunha, dão-nos uma tentativa de emocionar. As partes cómicas do filme estão muitissimo mais fracas que nos anteriores. Nos anteriores a piada era subtil, sempre no sítio certo. Neste, toda a comédia é demasiado forçada e, na sua maioria, aparece em alturas despropositadas. Faltou muita criatividade. Relativamente às cenas de acção, penso que exageraram nos efeitos especiais. Houveram cenas que poderiam ser espectaculares, dado os efeitos especiais usados, mas a maioria dessas cenas acabaram por ficar completamente disparatadas. No entanto, não deixa de ser visualmente interessante. É um blockbuster e, como tal, cumpre o seu objectivo de entreter e, acima de tudo, ganhar nas bilheteiras, embora desiluda pelo facto de ter sido uma das produções mais caras de sempre na história do cinema e de ser inferior aos outros em termos de argumento.
Classificação: 15


"O Segredo de Terabitia" é uma aventura com Josh Hutcherson e AnnaSophia Robb nos principais papéis.
Jess Aarons (Josh Hutcherson) é um estranho na escola e mesmo na sua família. Treinou durante todo o Verão para se tornar no miúdo mais rápido da sua escola preparatória mas o seu objectivo é inesperadamente desafiado pela rapariga nova na escola, Leslie Burke (AnnaSophia Robb), que compete na corrida "só para rapazes" e ganha. Apesar disso, os dois estranhos depressa ficam amigos. Leslie adora contar histórias de fantasia e magia. Jess adora desenhar, mas até conhecer Leslie era algo que ele guardava para si próprio. Juntos, eles criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico apenas acessível por balanço de uma corda sobre um riacho no bosque perto de suas casas. Ali, os amigos governam o reino, lutam contra terríveis criaturas e enfrentam os fanfarrões da escola. Graças à sua amizade com Leslie, Jess muda para sempre.
Esperava um filme diferente. Pensava que ia ser um filme muito ao género de "Crónicas de Nárnia" mas não tem nada a ver. Este fala acima de tudo da amizade e da sua importância. Apela à sensibilidade dos mais jovens e à imaginação. Penso que nesse aspecto o filme está muito bem conseguido. Para além disso, conta com actores, miúdos e graúdos, de grande nível, que aqui conseguem uma interpretação brilhante, como são os exemplos de Josh Hutcherson, conhecido pelos seus papéis em "RV" com Robin Williams e "Zathura", AnnaSophia Robb conhecida pela sua participação em "Charlie e a Fábrica de Chocolate" e a pequenina Bailee Madison (com apenas 7 anos), que realmente tem um grande futuro à sua frente. Apesar de ser um filme de qualidade, este género não é dos que mais gosto. Mas para quem gosta de aventuras dramáticas para jovens, não podem perder este filme.
Classificação: 14

Hoje estreiam 8 filmes:
  • "Quebra de Confiança", um thriller com Chris Cooper no papel principal.
  • "A Glória dos Campeões", uma comédia com Will Ferrell.
  • "Ruptura", um thriller com Anthony Hopkins no papel principal.
  • "Pathfinder", uma aventura de ficção.
  • "Férias Assombradas", um filme de terror.
  • "Renascimento", um filme de animação de ficção científica de produção francesa, inglesa e luxemburguesa.
  • "Os Dias do Abandono", um drama italiano.
  • "A Educação das Fadas", um drama de produção argentina, francesa, portuguesa e espanhola.

As melhores estreiam são, sem dúvida "Quebra de Confiança" e "A Glória dos Campeões" e são, certamente, os únicos que vou ver destes 8.

Bom cinema ;)

4 comentários:

Anónimo disse...

Devo dizer que sou fã do homem-aranha. isto incluirá toda Bd, anime e os dois primeiros filmes. Agora este terçeiro? um realizador nao conheçido, e de talento duvidoso. faz um filme pobre.. sobretudo quando se considera o material ( os euros e o drama da historia) que tinha ao seu dispor.

a nota parece-me exagerada

Irritadinha disse...

Bom, eu também sou fã do Homem-Aranha. Mas ainda não vi este filme, tenho de arranjar tempo e ir ver. depois deste filme o que me está a despertar curiosidade é A Ruptura, com um dos meus actotres preferidos.

Bom fim de semana :)

Pedro Fonseca disse...

Finalmente de volta... irritadinha!! Já vi que o teu blog tem outro endereço. Ainda bem :D

13 disse...

O homem aranha é o meu heroí de bd preferido... os filmes não são fantasiosos! Para mim nota 10!