quinta-feira, maio 31, 2007

Cinema: semana de 24/5 a 30/5

Esta semana fui ver "Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo" e "As Pragas".


"Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo" é o último filme desta trilogia com Johnny Depp, Orlando Bloom e Keira Knightley.
Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley) aliam-se ao capitão Barbossa (Geoffrey Rush) numa busca desesperada para salvar o Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) da alucinante armadilha do cofre de Davy Jones – enquanto o aterrador navio fantasma, O Holandês Voador e Davy Jones, sob o controle da Companhia East India Trading, semeiam a destruição pelos sete mares. Navegando através da deslealdade, da traição e por águas selvagens, eles terão de chegar até à exótica Singapura e enfrentar o matreiro pirata chinês Sao Feng (Chow Yun-Fat). A caminho dos confins da terra cada um deve, finalmente, escolher de que lado está numa titânica e final batalha – pondo em risco não só as suas vidas e destinos, mas deixando a sobrevivência do libertino estilo de vida "pirata" preso por um fio.
Terminada a trilogia, pode-se dizer que o 1º foi, sem dúvida, o melhor. Deste 3º pode-se dizer que foi muito parecido ao 2º. Em termos de argumento foi muito, muito igual. Melhorou-se alguma coisa em termos de aprofundagem dos personagens mas a história está fraquinha. As "traições" e "contra-traições" são mais que muitas, e ajudam a que a história se perca. Para além disso, o filme é, mais uma vez, demasiado longo. Esta história, bem espremida, dava muito bem apenas para uns 90 minutinhos de entretenimento. Agora relativamente aos actores, penso que, pelo personagem que criou, Johnny Depp merecia um óscar. Claro que o 1º filme foi "aquele impacto" e, portanto, é natural que se tenha realçado mais nesse. No entanto, manteve sempre o grande desempenho ao longo da trilogia. De destacar também Geoffrey Rush e Bill Nighy que são "perfeitos piratas". O que melhor tem este filme, assim como os anteriores, é a fantástica banda sonora. É realmente um luxo. De qualquer forma, penso que este filme foi melhor que o anterior. Para além disso uma coisa é inegável: esta trilogia vai entrar na história do cinema, em especial a sua protagonista, o capitão Jack Sparrow.
Classificação: 16



"As Pragas" é um thriller de terror com Hilary Swank no principal papel.
Katherine Winter (Hilary Swank) é uma ex missionária cristã que perdeu a sua fé depois de a sua família ser tragicamente assassinada e tornou-se desde então numa perita de renome mundial em desmascarar supostos fenómenos religiosos. Mas quando ela investiga uma pequena cidade do Louisiana que está a sofrer do que parecem ser pragas bíblicas, ela compreende que a ciência não pode explicar o que está a acontecer e que tem de recuperar a sua fé para combater as forças negras que ameaçam a comunidade.
Filme com argumento razoável e boas interpretações. Hilary Swank é de facto uma grande actriz e mesmo neste filme, que não é um grande filme, ela consegue estar sempre muito bem. O filme tem, também, a vantagem de conseguir surpreender no fim. Portanto, e apesar de não estar um grande filme, não se tem visto muito melhor deste género nos últimos tempos.
Classificação: 14

Hoje estreiam 4 filmes nas nossas salas:
  • "Verdade Inquietante", um thriller com Ray Liotta, LL Cool J e Mekhi Phifer.
  • "Máximo 10 Unidades", uma comédia dramática com Morgan Freeman e Paz Vega.
  • "Os Abandonados", um filme de terror espanhol.
  • "Atrás das Nuvens", um drama português com Nicolau Breyner no papel principal.

Uma semana sem grandes estreias, certamente para preparar as próximas que aí vêm. Já na próxima semana chega às nossas salas "Ocean's 13", a não perder.

Bom cinema ;)

Sem comentários: