quinta-feira, julho 31, 2008

Cinema: semana de 24/07 a 30/07

Esta semana fui ver "Batman - O Cavaleiro das Trevas", "O Panda do Kung Fu" e "Brincadeiras Perigosas".

"Batman - O Cavaleiro das Trevas" é um filme de acção baseado na banda desenhada da Marvel com Christian Bale no papel principal e com um restante elenco de luxo tais como Michael Caine, Heath Ledger, Maggie Gyllenhaal, Morgan Freeman e Aaron Eckhart.
Depois de "Batman: O Início", o homem-morcego regressa para continuar a lutar contra o crime. Batman (Christian Bale), em colaboração com o Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e com o Procurador Harvey Dent (Aaron Eckhart - depois tornado o vilão Duas Caras), limpa Gotham de organizações criminosas. Até que a cidade mergulha novamente no caos criado pelo maquiavélico e genial Joker (Heath Ledger), um inimigo feroz, talvez o maior inimigo de Batman.
Já muito se tinha falado sobre a interpretação de Heath Ledger neste que foi o seu último grande papel. Portanto, já se esperava uma grande interpretação. Conhecendo Heath Ledger de tantos outros filmes, nunca pensei que este fosse um tipo de actor capaz de representar desta forma. Foi realmente uma interpretação magnífica que abafou a interpretação de Christian Bale, que até esteve bastante bem. O argumento do filme foi muito bem elaborado. O filme é longo mas talvez seja um \"mal\" necessário. Divide-se em duas grandes partes em que a primeira tem como protagonista o Joker e na outra parte, embora mais curta, o Duas Caras. Acção não é coisa muito frequente no filme, embora se possa assistir a grandes cenas de suspense que conferem grande ritmo ao filme, todas elas muito bem filmadas por Christopher Nolan. Quando se pretendia "parar" um pouco o filme recorria-se sempre a cenas com dois dos melhores e mais experientes actores da actualidade que conferiam enorme credibilidade a cada cena: Michael Caine e Morgan Freeman. Dois grandes actores em duas grandes personagens que parecem ter sido criados para eles próprios. Aaron Eckhart tem também neste filme talvez a sua melhor interpretação de sempre. O seu Harvey Dent está fenomenal. Maggie Gyllenhaal, embora tenha uma interpretação mais convincente que Katie Holmes, não faz nada de extraordinário mas cumpre o seu papel. Em suma, apesar do Batman não estar dentro dos meus heróis favoritos da banda desenhada tenho que reconhecer que estamos perante o melhor Batman de sempre que consegue mesmo superar "Batman: o Início", que parecia quase impossível. Óscares? Muito provavelmente.
Classificação: 8



"O Panda do Kung Fu" é um filme de animação que na versão original conta com as vozes principais de Jack Black e Dustin Hoffman.
À primeira vista pode parecer apenas um simples panda, mas de noite Po (Jack Black) sonha em tornar-se num mestre de artes marciais. Agora que o seu povo está em perigo, Po pode ver os seus sonhos tornarem-se realidade mais depressa do que pensa. Inesperadamente, foi escolhido para treinar ao lado dos seus ídolos: os lendários Tigresa, Grou, Louva, Víbora e Macaco. Conseguirá ele alcançar os seus sonhos e derrotar o temível leopardo das neves, Tai Lung?
Sinceramente esperava mais deste panda. Já tinha ouvido falar muito bem deste filme e, naturalmente, esperava que fosse assistir a um dos melhores filmes de animação do ano. Não foi bem isso a que assisti. Foi um filme divertido quanto baste, com piadas inteligentes que se contam pelos dedos de uma só mão, mas em contrapartida com bastantes piadas dirigidas aos mais novos. O argumento é banal, igual a tantos outros. As interpretações vocais por parte de Jack Black e Dustin Hoffman estão muito boas. Mais um filme de animação dirigido especialmente aos mais novos.
Classificação: 7



"Brincadeiras Perigosas" é um thriller com Naomi Watts, Michael Pitt, Tim Roth e Brady Corbet nos principais papéis.
Uma família em férias recebe a visita inesperada de dois jovens perturbados. As suas idílicas férias transformam-se num pesadelo, à medida que são submetidos a terrores inimagináveis e têm de lutar para permanecer vivos. As férias começam com a viagem de Anna, George e o seu filho Georgie a caminho da sua casa de Verão. Os vizinhos, Fred e Eva, já lá se encontram. Combinam jogar golfe na manhã seguinte. O dia é perfeito. Anna começa a fazer o jantar, enquanto o marido e o filho estão ocupados com o seu barco recentemente restaurado. Subitamente, Anna vê-se frente a frente com um jovem educado, o convidado dos vizinhos, Peter, que veio pedir ovos emprestados. Anna está quase a dar os ovos a Peter, mas hesita. Como é que ele entrou na propriedade? Peter explica que há um buraco na vedação - Fred mostrou-lhe onde. As coisas pareceram estranhas desde o princípio. De repente, a violência irrompe.
Este seria, sem dúvida, um dos piores filmes de 2008 caso não tivéssemos perante um elenco de tamanha qualidade. Este filme vale exclusivamente pela interpretação dos actores. Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt e Brady Corbet têm uma interpretação soberba. Conseguem transmitir emoções que o argumento do filme por si só não consegue. Fora isso, o filme é lento, muito lento, sem grandes motivos de interesse, e, como tal, demasiado longo. Meia hora de filme chegava para contar a história toda.
Classificação: 5


Esta semana estreiam 3 filmes:
  • "A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão", o 3º filme da saga com Brendan Fraser no principal papel e desta vez com Jet Li no papel de múmia.
  • "Capítulo 27 - O Assassinato de John Lennon", um drama com Jared Leto e Lindsay Lohan nos principais papéis.
  • "Baile de Outono", um drama vindo da Estónia.

A estreia da semana é, claro está, a nova aventura protagonizado por Brendan Fraser.

Bom cinema ;)

1 comentário:

daniel disse...

amei o Panda do Kung Fu, uma comedia uma light, com piadas algo dificeis de perceber e outras ja muito usadas.

nao é a melhor animaçao existente mas tem imensa piada e consegue fazer com que o publico adira a esta personagem.

o melhor: as situações hilariantes por parte do panda.

o pior: as personagens secundarias poderiam de ter sido melhor desenvolvidas.

pontuação: 9/10