quinta-feira, julho 24, 2008

Cinema: semana de 17/07 a 23/07

Esta semana fui ver "Procurado" e "Hancock".

"Procurado" é um thriller cheio de acção com James McAvoy, Morgan Freeman e Angelina Jolie.
No trabalho, o seu patrão parece viver para o humilhar à frente dos colegas. Em casa, a sua namorada parece ser um íman sexual para todos os homens... excepto ele próprio. Não é por isso de estranhar que Wesley (McAvoy), de 25 anos, tenha de tomar comprimidos para controlar os ataques de pânico. Mas a chegada da sensual Fox (Jolie) irá mudar para sempre a vida patética de Wesley. Fox vai recrutá-lo para a "Fraternidade", uma sociedade secreta de assassinos com capacidades extra-sensoriais, cujo mote é matar um para salvar milhares. Agora, ao descobrir forças que estavam adormecidas no seu corpo, Wesley vai renascer... mas também descobrir que as intenções dos seus parceiros poderão não ser tão nobres quanto parecia.
Apesar de não ter um argumento por aí além, esse mesmo argumento até me conseguiu surpreender pela positiva. Estava à espera de muito pior. Um final diferente do que se estava à espera ajudou bastante à apreciação final positiva do argumento. Os efeitos especiais propositadamente exagerados estão interessantes. A ideia de disparar armas com "efeito" é genial. O desempenho dos actores poderia ter sido melhor embora não fosse de todo negativa. Aliás, James McAvoy consegue mesmo fazer um grande papel. A realização, assim como o filme, está positiva, mas sem deslumbrar.
Classificação: 7



"Hancock" é uma comédia com Will Smith, Charlize Theron e Jason Bateman.
Toda a gente sabe que com grande poder vem grande responsabilidade... excepto Hancock (Will Smith) - um conflituoso, sarcástico e incompreendido super herói de Los Angeles. Embora os seus actos possam salvar a vida de milhares, os estragos parecem ser sempre também em grandes proporções. Por isso, a opinião pública está cansada de Hancock, a quem pouco interessa a opinião dos outros. Mas isso poderá estar para mudar.
Aqui está um filme que seria um fracasso com actores de pior qualidade. Will Smith tem mais um grande desempenho e leva o filme às costas. A ideia inicial do filme, de um anti-herói está muito boa (e, não sei se já disse, excelentemente desempenhado por Will Smith) mas foi pena não terem desenvolvido mais a história a partir de meio do filme. O argumento acaba por ser apenas positivo exactamente por esse facto. No entanto, tem cenas com imensa piada o que reflecte o principal objectivo deste filme: fazer rir. E nesse sentido acho que foi um objectivo completamente atingido. Relativamente ao restante elenco, Charlize Theron e Jason Bateman, acompanham muito bem Will Smith, com boas interpretações. Os efeitos visuais estão bastante bons, assim como a realização de Peter Berg. Em suma, um bom filme para entreter multidões e não faltou muito para ser um pouco mais que isso.
Classificação: 8


Hoje estreiam 3 filmes:
  • "Batman - O Cavaleiro das Trevas", mais um filme do homem-morcego pela segunda vez protagonizado por Christian Bale.
  • "Macacos no Espaço", um filme de animação.
  • "Eu Servi o Rei de Inglaterra", uma comédia dramática de produção checa e eslovaca.

A grande estreia da semana é o novo filme do Batman. Alguns já dizem que pela primeira vez vai haver um filme de super-heróis nomeado para as principais categorias dos próximos óscares. Será? Pelo menos, desde já, este filme conseguiu bater o record de bilheteira no primeiro dia de exibição destronando "O Homem-Aranha 3", que detinha esse record.

Bom cinema ;)

Sem comentários: