quinta-feira, julho 17, 2008

Cinema: semana de 10/07 a 16/07

Esta semana fui ver "Obsessão Mortal" e "As Crónicas de Nárnia: Príncipe Caspian".


"Obsessão Mortal" é um thriller com Richard Gere e Claire Danes nos principais papéis.
O trabalho do agente Errol (Richard Gere) consiste em vigiar e visitar todos os acusados por delitos sexuais que saíram da prisão. Ele leva o seu trabalho muito a sério e está prestes a aposentar-se. A sua substituta será Allison (Claire Danes) que o acompanhará durante 3 semanas aprendendo o ofício, apesar de não concordar com os seus métodos violentos.
Um filme que no início promete muito mas depois não dá em quase nada. No início estava algo expectante para ver se era desta que Richard Gere mostrava alguma arte na representação. Era um papel forte que necessitava de uma representação à altura. No entanto, rapidamente se pôde constatar que era apenas mais um fracasso de Richard Gere. Com um argumento muito inconsistente pudemos assistir a mais uma interpretação muito fraca por parte de Richard Gere. Para este papel pedia-se muito mais intensidade na representação. Mas Richard Gere limitou-se a desempenhar o papel como se fosse mais uma comédia romântica. Assim, um filme que se pretendia muito intenso e com bastante suspense acabou por ser um filme relativamente leve sem qualquer intensidade emocional ou dramática. Com um actor de melhor qualidade no papel de protagonista o filme poderia ter sido outro.
Classificação: 5


"As Crónicas de Nárnia: Príncipe Caspian" é um fantástico cheio de aventura. Fui ver este filme em ante-estreia.
Peter, Edmund, Susan e Lucy estão de volta para uma nova aventura no mundo mágico. Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia terminaram. A guerra civil dividiu o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, sonha com os antigos dias de sua terra. Mas seus tios não concordam com as ideias do príncipe e não aprovam seus pensamentos. Assim, planeiam o seu assassinato para chegar ao poder. Sem saída, Caspian decide convocar, soprando a sua tromba mágica, Peter, Susan, Edmund e Lucy para ajudá-lo na sua difícil tarefa de trazer de volta o glorioso passado de Nárnia.
Sem querer fugir à natural comparação com o primeiro filme da saga, penso que este segundo filme tem um argumento um pouco melhor. O início da história faz parecer que nos enganamos na sala e que aquilo não tem nada a ver com as "primeiras crónicas". No entanto, pouco a pouco, tudo fica a fazer sentido. E tudo feito com bastante coerência e significado. Relativamente às interpretações continuam a ser razoáveis, mas tendo em conta que já é o segundo filme da saga, podiam estar melhores, no que ao quarteto principal diz respeito. Relativamente aos secundários, pudemos assistir a algumas interpretações de boa qualidade, como é o caso do italiano Sergio Castellitto. Os efeitos especiais continuam simples mas de grande qualidade ao passo que a banda sonora penso que poderia estar melhor. O filme continua a ser pensado para um público mais jovem embora já não tanto como no primeiro filme. Em suma, penso que este segundo filme está uns furos acima do primeiro. Para isso, ajuda e muito o bom argumento.
Classificação: 8


Hoje estreiam 6 filmes:
  • "As Crónicas de Nárnia: Príncipe Caspian", a continuação da saga criada por C.S. Lewis.
  • "Grande Moca, Meu! A Fuga", mais um filme desta saga cómica protagonizada por John Cho e Kal Penn.
  • "Alucinação", um filme de terror irlandês.
  • "Joy Division", um documentário de produção inglesa e americana.
  • "Vigilância", um thriller com Julia Ormond e Bill Pullman nos papéis principais.
  • "Abrigo", um drama de produção francesa e italiana protagonizada pela portuguesa Maria de Medeiros.

A estreia da semana é, sem qualquer dúvida, as Crónicas de Nárnia. Como devem ter visto pelo meu comentário acima, aconselho.

Bom cinema ;)

Sem comentários: