quinta-feira, março 22, 2007

Pedofilia no Cinema

A pequena actriz Dakota Fanning, de apenas 13 anos de idade, que nos encantou com as suas interpretação em filmes como a Guerra dos Mundos e Man on Fire está a causar polémica nos Estados Unidos com a sua participação no filme Hounddog onde aparecerá em cenas violentas de violação e Pedofilia. Segundo Joy Osbrink, mãe e agente da Dakota, no New York Daily News: "Não é só a sequência da violação infantil - a trama toda é um desafio para Dakota como actriz. Nunca estive tão orgulhosa dela em toda a minha vida, a cada cena ela se mostra melhor.” Segundo Lloyd Groove, colunista do New York Daily News, esta participação polémica pode levar Dakota a aspirar a um Óscar da Academia. Já Anne Henry, co-fundadora de bizparents.com, num programa chamado Showbiz Tonight afirma que Dakota Fanning tem potencial de representação que outros actores da sua idade não têm e que, apesar desta participação ser uma decisão muito subjectiva, pode muito bem desempenhar o papel. Mas quando é confrontada com a pergunta: "Permitiria que algum dos seus filhos entrasse num filme deste género?" Anne Henry responde categoricamente: Não!! Já outras actrizes de idade semelhante desempenharam papéis algo polémicos, nomeadamente Jodie Foster como prostituta em Taxi Driver de 1976.

Até que ponto a indústria cinematografica pode retratar de uma forma tão crua a violência que não deveria existir na vida real? Mais, até que ponto pode expôr actrizes de tão tenra idade a interpretações deste tipo? Que repercursões poderão advir deste papel para a actriz e para o futuro do cinema "legal"?

2 comentários:

Pedro Fonseca disse...

Penso que é perfeitamente viável actores com essa idade fazerem papéis desse género, desde que lhes consigam explicar a cena em questão e a semelhança com a realidade. E fazer tudo para que após a cena eles não pensem mais nisso, a não ser como um trabalho bem feito...

Espinha disse...

Pois, mas é exactamente isso que tentam dizer Às crianças realmente violadas por pedofilos: não penses mais nisso vá... Mas o mal está feito.