domingo, março 11, 2007

Mas que festival...

Ontem pudemos assistir à 43º edição do Festival RTP da Canção.
10 músicas concorrentes, todas muito diferentes, umas melhores que outras.
A pior foi sem dúvida a canção vencedora. Como é que é possível? Quando penso que a "nossa" cultura musical está a evoluir... Afinal não está. Emanuel escreveu a canção pimba que nos vai representar no euro festival da canção. Só por isso está tudo dito.

Mas falando agora de outras canções...
A 1ª canção, "Desta Vez", foi muito mal interpretada pela Filipa Cardoso e pelo Edmundo Vieira. Desafinaram terrivelmente, especialmente Edmundo, quando cantavam as duas vozes ao mesmo tempo.
A canção nº2, com produção do Luís Jardim, estava interessante e bastante festivaleira. Pena foi a interpretação de Marta Plantier. Música interessante, letra interessante mas péssima interpretação. Foi mesmo pena.
A canção nº3 e nº4 foram as canções pimba da noite, logo está tudo dito.
As canções nº5, nº6 e nº7 foram razoáveis. Só para preencher.
A canção nº8 estava muito boa. Tinha uma música banal, uma letra bastante razoável e uma interpretação magnífica. Era das minhas 3 favoritas.
Assim como a canção nº9. Henrique Feist e Vanessa tiveram brilhantes interpretações e a música está muito bem elaborada. Merecia a vitória.
A canção nº10 também estava engraçada mas notava-se perfeitamente que era música e letra de José Cid. Talvez por isso, pelo facto de ser algo antiquada, não foi das 3 mais votadas.

Em suma, foi uma desilusão chegar ao fim, ver 2 ou 3 canções de boa qualidade e depois ver que a vencedora foi a pior canção de todas. Já o ano passado ganharam as Non Stop quando devia ter ganho a Vânia.
Realmente assim é difícil manter-se a tradição do Festival RTP da Canção...

4 comentários:

Espinha disse...

Por outro lado, mantem-se a tradição de nao ganhar nada ;)

Anónimo disse...

Pois,também ñ gostei nada da canção vencedora... As pessoas só votaram nela porque veneram o Emanuel. Ai!Mas tb ñ iamos ganhar nada lá fora,portanto...
As que eu gostava mais eram as canções nº6 (mt original,em que misturava fado com hip-pop),a canção nº 8 e nº 9.
O resultado final foi uma grande desilusão para mim!

Bruno Costa disse...

Este país não muda... o produtor é famoso e a cara até não está má... e lá vai toda a genta votar naquilo.
Quanto à música que devia ganhar acho que devia ser a nº 6. Mas quanto a isso nunca ninguém se entende. Mas aí é que está a piada do festival.
Espero que no próximo ano a selecção seja mais rigorosa para que isto não se repita.

eu mesma! disse...

nem sabia que tinha havido o Festival da Canção. Antigamente era um acontecimento nacional, depois como nunca ganhámos nada, porque a canção escolhida era dos amigos, deixou de ter qualquer interesse.