quinta-feira, março 01, 2007

Cinema: semana de 22/2 a 28/2

Esta semana fui ver "Rocky Balboa" e "O Bom Pastor".

"Rocky Balboa" é o 6º filme da saga Rocky protagonizado por Sylvester Stallone.
Passaram muitos anos desde que Rocky Balboa esteve num ringue. A sua esposa Adrian morreu de cancro e ele e o seu filho, Rocky Jr., vivem separados. Rocky gere um restaurante e as pessoas aparecem apenas para ouvir as suas histórias de boxe. Mas a sua vida tranquila muda quando um canal de tv desportivo apresenta um combate virtual entre Rocky e o actual campeão de boxe – Mason “The Line” Dixon – e revela que Rocky venceria. O combate virtual cria um grande impacto na comunicação social e é oferecida a Rocky a oportunidade de combater com o actual campeão. Com a ajuda do seu amigo Paulie e o seu antigo treinador, Duke, Rocky entra no ringue para o seu último combate e liberta-se dos demónios que o atormentam desde que a sua mulher morreu.
Sylvester Stallone volta a encarnar a sua melhor personagem de sempre do cinema e fá-lo outra vez muito bem. O filme tem um argumento bastante básico mas está interessante a forma como Rocky lida com o envelhecimento. As interpretações estão muito bem conseguidas e a realização está bastante positiva. Penso que alguns dos diálogos podiam estar melhor mas aceitam-me para o tipo de filme que é. Um bom regresso do Rocky.
Classificação: 15

"O Bom Pastor" é um filme de espionagem com Matt Damon, no papel central, Angelina Jolie, Alec Baldwin, Robert De Niro, William Hurt, entre outras grandes estrelas.
Edward Wilson (Matt Damon) é um homem que percebe o valor da discrição. Ainda estudante em Yale, Wilson é recrutado para a sociedade secreta Skull and Bones, uma irmandade para criar os futuros líderes mundiais. O seu pensamento acutilante, reputação imaculada, e crença nos valores americanos levam-no a trabalhar para os OSS, o percursor da CIA, durante a Segunda Guerra Mundial. Os seus métodos começam a fazer parte das operações da organização, e Wilson torna-se um veterano indispensável. Mas a sua dedicação ao país e ao trabalho tem custos cada vez maiores.
Robert De Niro tem aqui a sua 2ª realização, realização esta de muito bom nível. Pena é talvez alguns pontos não muito bons no seu filme. Para começar penso que o argumento podia estar bastante melhor. Tem partes em que o filme está bastante confuso, com muitas coisas que ficam por explicar, muitas delas talvez por não ter mesmo explicação. A ausência de suspense, num filme como este, é uma falha grave que, na minha opinião, é mais culpa do fraco argumento do que da realização. Outro ponto negativo é a caracterização. O filme está sempre a saltar de décadas e praticamente não se nota a diferença de idades das personagens. A excessiva duração do filme é, também, um dos aspectos negativos. Mas nem tudo é mau. As interpretações são de bom nível, nomeadamente as das personagens mais secundários. Matt Damon poderia estar melhor. Apesar de tudo é um razoável filme de espionagem.
Classificação: 14

Esta semana estreia "Dreamgirls" (um musical que ganhou 2 óscares, com Jamie Foxx, Eddie Murphy, Beyoncé Knowles, Danny Glover e Jennifer Hudson), "O Labirinto do Fauno" (um drama de produção espanhola, mexicana e norte-americana com realização de Guillermo del Toro) e "Diário de um Escândalo" (um drama com Judi Dench, Cate Blanchett, e Bill Nighy).

"Dreamgirls" é o filme da semana, sem dúvida, e é o único que eu vou ver destes 3. Mas os outros 2 receberam igualmente criticas muito positivas. Portanto aconselho os 3.

Bom cinema :)

9 comentários:

Anónimo disse...

"Dreamgirls" é o filme da semana, sem dúvida, e é o único que eu vou ver destes 3.

Pois para mim o filme da semana é o Labirinto de Fauno igualmente premiado com 3 oscares e nao é Drama.. É cinema Fantástico :p

Anónimo disse...

Igualmente nao... até teve mais um :p

Pedro Fonseca disse...

Pode ser fantástico mas drama também é :P

Anónimo disse...

Tudo bem, compara-o entao com o drama "Forest Gump" e procura as semelhanças..... Por outro lado Compara com o Harry Potter e diz-me diferenças :p

Anónimo disse...

Pronto, exagerei na parte do Harry Potter lol

marta r disse...

Eu gostei bastante de "O Bom Pastor" embore admita que tem algumas partes confusas. Quanto ao Matt Damon - de quem não sou grande fã - até que me surpreendeu. Achei-o muito contido e subtil na medida certa.

eu mesma! disse...

No Bom Pastor também achei ridiculo ao envelhecerema Angelina Jolie em 22 anos apenas mudaram o baton de vermelho para transparente.... era bom que fosse assim!

Espinha disse...

Era ver os cinemas a proibirem o batão vermelho na entrada para que as mulheres de 25-30 anos não tivessem desconto jovem nos bilhetes ;)

Espinha disse...

Por outro lado todos os homens aparentam ter 22 anos a mais visto terem os labios da cor do transparente :p