quarta-feira, novembro 29, 2006

Infra-estruturas

Já estive em bastantes universidades e por muito mais a que vá não descubro nenhuma que, em termos de infra-estruturas, se compare à Universidade do Minho em Braga. Certamente por ser uma universidade relativamente nova, tem condições que muito dificilmente se conseguem encontrar em mais alguma universidade pública.

Eu já lá ando a estudar há alguns anos (demais) e cada dia que passa dou ainda mais valor à qualidade dos pavilhões, das cantinas, dos bares, das salas, do pavilhão desportivo, da biblioteca, dos anfiteatros... Enfim, quase tudo.

Relativamente às salas, talvez o mais importante, têm todas ar condicionado, retroprojector e penso que actualmente também deveria ter um data show, embora não o tenha. No entanto, quando o docente o solicita está (quase) sempre disponível. Está tudo pintadinho, madeiras em tons claros, sempre com aquele aspecto de novo.
Relativamente aos anfiteatros, são bastante confortáveis, têm boas condições para apresentações, boa acústica e boa iluminação. São igualmente muito agradáveis à vista.
O pavilhão desportivo é, sem dúvida, o melhor da região. Está preparado para albergar uma grande variedade de desportos e as bancadas estão preparadas para grandes afluências.

Os estudantes de medicina, têm salas reservadas só para eles, todas equipadas com computadores topo de gama e outras tecnologias de topo. Dizem também que os laboratórios são de grande qualidade.

Enfim, em termos de infra-estruturas a Universidade do Minho é imbatível. Falta é melhoramento em outras áreas, nomeadamente ao nível dos serviços e especialmente ao nível da qualidade do ensino (embora eu tenha notado significativas melhorias desde o meu primeiro ano, nomeadamente no meu curso).

6 comentários:

Aninhas disse...

Ai...
Sôr Pedro...
Quanta Responsabilidade.
Que fique já aqui esclarecido, que o blog foi um acaso e que neste momento é uma brincadeira! Não há lá conteúdo de jeito, nem escrita cuidada.
Só dispareates, mesmo!!!
E linkaste-me e tudo...
Grande Maluco.
;-)

Irritadinha disse...

Não conheço a Universidade do Minho, sei que a Nova têm muito boas condições também. Apesar de tudo tenho um carinho especial pela Clássica de Lisboa... enfim

13 disse...

Mas há para aí cada uma... Pagar propinas para ter condições, uma ova!

Calvin disse...

Gostei de ler, Pedro! E fico contente que assim o seja.

Do que me foi dado a conhecer das universidades estrangeiras (essencialmente no Reino Unido), as condições tecnológicas eram mais avançadas que cá (no meu tempo) mas, em relação a quase tudo o resto, seriam iguais ou piores.

Lembro-me de uma sala com cadeiras de pau em Cambridge que parecia tirada de um conto de Charles Dickens...no entanto, os alunos tinham um túnel de vento para "brincar" ou no Imperial College de Londres, uma coluna de destilação semi industrial...enfim, apesar do "hardware" continuo a achar que é no "software" do ensino que a qualidade mais eficiência tem.

Um abraço para Braga em geral e para ti em particular:)

Anónimo disse...

A Universidade do Minho em Guimarães? (aprendi esta há pouco tempo...)

:))

Alice

Anónimo disse...

Não existe de facto universidade como a UM. E não concordo com a falta da qualidade de ensino. Tirei lá o curso de Psicologia e, sinceramente, quando concorro a algum trabalho isso é sempre uma vantagem, pois as pessoas consideram-no o melhor do pais. Alias, não foi por acaso que a maioria das universidades privadas copiou o modelo curricular.Não é perfeito, mas foi um curso muito mais prático e actual do que o Porto ou Coimbra. Quanto aos serviços, sempre beneficiei deles e tb não me queixo. Vivi dois anos numa residencia universitária, fui estrear o meu quarto, que tinha óptimas instalações!!! Para mim, que fui do Porto, foi uma lição pois temos a mania que cá é tudo melhor!
Assisti ao crescimento da zona envolvente da Universidade, á construção do CP3 e muitas outras estruturas e digo sinceramente, chateia-me pagar propinas, mas se for para ter condições como as que tive, ao menos o € foi bem aplicado!!
Saudações Minhotas!
Vânia Martins