quarta-feira, novembro 15, 2006

Telemóveis podem vir a ser gratuitos!!

Eric Schmidt, o presidente-executivo do Google, acredita que no futuro os telemóveis vão ser gratuitos.
Com a evolução tecnológica, os telemóveis cada vez se assemelham mais a computadores. Os consumidores chegam a passar entre dez e oito horas a falar, escrever e a aceder à Internet através do telemóvel. Por isso, torna-se um mercado atractivo para os anunciantes, que poderão vir a custear os aparelhos, com a condição de emitirem anúncios.
O Google está já a fazer experiências com o envio de anúncios em texto, vídeo e imagens de marcas a telemóveis de ecrã pequeno. No Japão esta iniciativa tem tido bastante sucesso. Muitos dos utilizadores já vêm televisão e fazem compras através dos telemóveis.


O executivo do Google (o Eric, para os amigos) disse que a empresa não pretende entregar telefones gratuitos directamente e que não tem conhecimento de que fabricantes de telefones, como Nokia e Motorola, ou operadoras como a Vodafone vão dar, para já, um passo tão radical.

Mas só para que fique como exemplo, o Google vai obter quase toda sua receita prevista para este ano da venda de anúncios de texto a internautas que usam o serviço para fazer buscas na Web. O gajo, o Eric, considera que, com o tempo, os anúncios em telemóveis vão equipar-se à receita obtida com propagandas veiculadas nos ecrãs de computadores.

Realmente eu concordo. A publicidade tem cada vez mais preponderância no mercado, seja ele qual for. E este exemplo do Google é realmente um senhor exemplo...

Se agora já toda a gente tem telemóvel, então com isto da publicidade...

5 comentários:

13 disse...

Boa forma de publicidade, sim senhor!
Sia um telemóvel para o "je"!

Calvin disse...

Pedro,

Eu não gosto assim muito de telémovel...em trabalho já o uso em demasia! Acho que se fosse de borla ainda seria pior:)

Acho que as comunicações terão tendência para ficarem cada vez mais baratas. A infraestrutura já existe e deve estar a começar a ficar amortizada, os receptores tendem a ser mais acessíveis e estão já a ter um valor quase como adereço, etc...

No entanto, não acredito em almoços de borla. Mesmo no google! Vamos ver quanto tempo a coisa dá. Não nos esqueçamos que a injecção de capital quando cotado em bolsa pode ser enorme e dar a ideia de recurso "infinito"...mas tudo acaba e alguém acaba por ter de pagar o almoço.

Mas é um bom tema, este!:)

PS: Não podes enviar a fonte onde tenhas lido isto?

Pedro Fonseca disse...

Quanto ao tema poderia ser melhor, mas actualmente não me ocorre nada de interessante para falar...

Quanto à fonte... sinceramente já não me lembro. Mas acho que foi num jornal online qualquer.
Mas de qualquer forma acredita que o director executivo do google disse mesmo isso ;) Encontrei esta notícia em mais de 1 sitio...

Irritadinha disse...

Pedro que boas novas para a minha pessoa!
Eu que semetralmente troco de telemovel semetralmente (o que deixa a minha familia e amigos felizes porque ganham telemoveis semi-novos sempre) assim começo a poupar... Gostei da ideia, por motivos obvios, e sim sou a maluquinha dos telemoveis ;)

Aninhas disse...

Iac mais telémoveis.
Eu cá sou das que detesta falar ao telefone e acho incrível como é que alguém inventa coisas como as video-chamadas ou 3G ou lá que raios é que isso se chama.
Sem ser em contexto de trabalho... não estou a ver a necessidade.
E obrigada, não preciso de mais nenhum telémovel... Quando este se avariar dou uma apitadela à Irritadinha!
tchuss