quarta-feira, novembro 22, 2006

Contabilidade Analítica

Ao longo do curso, houve alturas (não muitas) em que tive dois professores a dar a mesma disciplina. Algumas vezes com bons resultados, outras nem tanto. No caso da disciplina de Contabilidade Analítica, o facto de termos duas professoras, não favorece em nada a aprendizagem. Não pelo facto de serem duas e não uma, mas pelo facto de uma das professoras não ter jeito nenhum para dar aulas.
Acho que é melhor não dizer o nome dela (mas que fique registado que não é a professora Anabela), mas realmente não nasceu para dar aulas. Não tenho nada contra a pessoa (que até me parece que não é má pessoa), mas o nervosismo que aparenta, o embrulhar das palavras, raciocínios que ficam a meio e os alunos a terem que adivinhar o resto, e a sua incapacidade pura para explicar, fazem dela uma professora muito medíocre.

Mas nem tudo é mau. Sim, porque de vez em quando lá me consigo rir. Não porque ela tenha sentido de humor, mas por causa de "pérolas" ditas por ela, como por exemplo:
  • "Sem fazer contas, quanto é que dá?"
  • "Vocês não têm de perceber o que está lá... têm é de entender."
  • "No pós 25 de Abril o IVA era superior a 2 dígitos" (Portanto, superior a 2 digitos deve ser 3 digitos. Ou seja, devíamos ter uns 100% de IVA)

Enfim, há sempre o lado positivo...

12 comentários:

Irritadinha disse...

Humm... Isso faz-me lembrar umas quantas pérolas de um Professor que tive. No meu primeiro ano de faculdade numa cadeira tinha dois professores, tinha aulas com na terça-feira e com o outro na sexta-feira. Ora assim fica difícil os alunos de psicologia e psicólogos não serem chamados de tarados, com certas coisas que se ouve.... Ele lançava umas pérolas incríveis que passo a partilhar (traduzidas, claro)
-"Se calhar os animais são melhores a fazer que nós"
- "Não podemos engavetar em etiquetas os autores"
- "Nós damos tudo, gomas, rebuçados e damos sexo"
- "Para fazer uma pizza eu uso sempre a equação da recta reduzida, assim nunca fico com alergia a nenhum ingredientes"
- "Na física estudam as super-novas, os buracos negros e os buracos brancos"

Apenas algumas pérolas... sim, porque há mais!

Irritadinha disse...

Atenção! Nos estavamos na aulas mconcentrados na matéria e o individuo em questão sem mais nem menos dizia estas coisas.

Pedro Fonseca disse...

lol Coitado... já devia ter anos e anos de profissão... portanto a "taradisse" já o tinha atingido a alto nível :P

Irritadinha disse...

Não, o senhor tinha os seus 40 anos e dava aulas universitárias há cerca de 4anos...

Irritadinha disse...

Vamos lá ver como me desenrasco no marketing…
Caríssimo Pedro Fonseca, está patente na minha galeria de disparates um texto que foge à linha habitual… Não que precises de convite para lá ir, mas gosto de testar se teria sucesso caso tivesse seguido marketing ;)

Pedro Fonseca disse...

Cara irritadinha.
No que a mim diz respeito, não terias lá grande sucesso na área do marketing :P

Vou várias vezes por dia à tua galeria de disparates e, por isso, não preciso mesmo de convite. Faço-me mesmo convidado :P

Quanto ao novo registo, não é das coisas que mais aprecio, portanto preferi não fazer qualquer comentário ;)

Irritadinha disse...

Acho muito bem que te faças de convidado ;)
O próximo é uma homenagem à Gisela... vou postar o que ela sugeriu...

Calvin disse...

De facto, encontram-se uns marmanjos aqui e acolá a dar aulas. Lembro-me claramente de um professor universitário onde uma vez, a meio do teste, lhe fui pedir uma dica para uma fórmula complicadíssima. A ideia era a partir dessa derivar a coisa até chegar à fórmula que me ajudaria a resolver a questão. Não era, portanto uma ajuda que resolvesse per si o teste. A resposta dele foi qualquer coisa do género:"Não vou dizer porque bem sei que vocês trazem isso nas cábulas!"

Tirei dali 3 conclusões:
a) O tipo era idiota, mesmo sendo prof. universitário. Uma vez que, sabendo que se copiava na sua cadeira, fazia testes já adaptados a isso. Dava mais trabalho fazer exames de jeito que combatessem o copianço;
b) Eu era idiota por não ser mais um a cabular. Não direi que sou um anjo que nunca pecou mas sou contra cábulas e copianços, por sistema. Acho que é uma singela e vulgar coisa que demonstra bem a pequenez intelectual do país;
c) O sistema era idiota. Acho que foi a partir desse dia que resolvi que o sistema de ensino universitário português não valia a pena que me batesse por ele. E o que é certo é que o dito prof. ainda lá continua...

E muito mais haveria para contar sobre os meus tempos de faculdade.
Pelo que vejo, continuou sem melhorar muito...mas, como sempre, pensa-se que os problemas de educação neste país são resolvidos enterrando mais dinheiro em aventesmas doutoradas, em vez de criar um sistema de meritocracia no ensino.
Tenho dito!

Aninhas disse...

Beeemmm...
Que saudades!
É verdade há sempre imensas pérolas dessas. E também eu, espírito irrequieto por natureza, me entretinha a contar!
Chegava a ter ataques de riso incontroláveis (potenciados pelo cansaço e pelo stress dos exames, penso eu) e a ter que sair da aula, fingindo um ataque de tosse!

Não gostava de voltar atrás, mas também tenho algumas recordações maravilhosas.

O que não achei graça foi quando me apercebi de que também metia algumas "pérolas" quando estava do outro lado...

Solução: Levou algum tempo até perceber que a turma só para com o bcibchrschbrsrsdd depois de exorcisar a piadola, de modo que...
O melhor remédio que encontrei foi rir-me também e ser eu a chamar a atenção para os meus erros.

Pelo menos a malta ria-se e depois parava e as aulas podiam prosseguir!
;-)

Calvin disse...

Ó Aninhas,

Não te via a dar aulas...:)
(as coisas que não se vêem por entre os caracteres do monitor, não é?)
Mas pela força dos teus comentários, retiro-te já do conceito "marmanjos" que referi no meu post anterior! Não existe força maior que saber rir de nós:)

Bjks

Pedro Fonseca disse...

Aninhas, essa é a melhor táctica que se pode utilizar, sem dúvida ;)

Aninhas disse...

Calvin, homen de pouca fé.
Obvio que não dou aulas de Português, mas isso também já sabias.
Também não é a minha actividade principal embora ocupe muito do meu tempo e me dê muito gozo, também.
Passei portanto à categoria de marmanjona!!!
a aha ha h ahaaha aha ha
Pedro, foi a maneira que encontrei para não ser comida viva, não morrer de vergonha e sobertudo poder rir e brincar também, não perdendo o fio à meada...
;-)