sábado, agosto 19, 2006

Mister Jesualdo

Já temos treinador. Manuel Jesualdo Ferreira de seu nome.

Nascido em Mirandela no dia 6 de Junho de 1946, Jesualdo Ferreira é o treinador mais velho da liga portuguesa. Iniciou a carreira de treinador na década de 80 ao serviço do Rio Maior, passando por outras equipas como o Torrense, a Académica, o Atlético, Estrela da Amadora e Alverca, assim como pela selecção de sub-21. Em 2003 substitui Toni no comando do Benfica, mas fica pouco tempo na Luz, rumando a Braga em Abril desse mesmo ano.

No Braga passou os melhores anos da sua carreira. Recuperou uma equipa que estava insegura e trouxe-a definitivamente para os lugares europeus, embora não tenha tido qualquer sucesso a esse nível, principalmente devido àquilo a que se pode chamar azar. Na última temporada podia ter chegado com a sua equipa à liga dos campeões mas nas últimas jornadas não conseguiu, na minha opinião, por falta de ambição. O presidente António Salvador assim o entendeu e não quis renovar contrato com o professor.

Passado umas semanas surge o convite para treinar o Boavista. Era um projecto interessante para o professor, embora arriscado, visto o clube passar por momentos difíceis, particularmente a nível financeiro. Ele aceitou, preparou a época o melhor que pôde, com todas as limitações existentes, e é então que Co Adriaanse se demite e começa-se a falar do interesse do Porto na sua contratação.

Era uma oportunidade de ouro para Jesualdo Ferreira. Talvez a última possibilidade de conseguir chegar a um grande português principalmente quando o grande em questão era mesmo "O Grande" português, um dos melhores clubes da europa dos últimos anos. Com um campeonato mediano à vista ao serviço do Boavista, é claro que ele não iria desperdiçar tal oportunidade e conseguiu desvincular-se. Até porque nem precisava de mudar de cidade.

Ontem Pinto da Costa confirmou o professor como o novo treinador do Porto. Na minha opinião, ele é um treinador que sabe falar com os jogadores, respeita-os, ensina, ouve-os. No entanto, a sua melhor qualidade é a sua quase perfeita organização. Nesse aspecto não fica a dever nada a José Mourinho. O problema dele é mesmo a falta de ambição que revela em determinadas situações.

O que vamos ver esta época vai ser um Porto a dominar a nível nacional, embora com a concorrência de Sporting e Braga, e a nível internacional vai ser um Porto a jogar à defesa, sempre com medo dos nomes sonantes oriundos de Espanha, Itália ou Inglaterra, resultando daí a não qualificação para a segunda fase.

De qualquer forma, penso que actualmente as opções não eram muitas. E como eu acho que tinha que ser um treinador português penso que os dirigentes do Porto tomaram uma boa decisão. Pode ser que o mister se entusiasme com a qualidade do plantel e não tenha medo dos clubes estrangeiros na liga dos campeões.

Se assim for, temos Porto!

Sem comentários: