segunda-feira, agosto 21, 2006

Aquecimento Global?

O aquecimento global do planeta, com as consequentes alterações climáticas e aumento do nível dos oceanos, constitui o problema ambiental mais preocupante do século XXI.

Os efeitos do aquecimento global tendem a manter as médias de temperatura mais elevadas e períodos mais longos de seca no futuro, apesar das vagas de frio esporádicas. As secas poderão continuar a ser alternadas com a ocorrência de precipitação muito intensa, que origina o risco de cheias e desabamento de terras.

Em Portugal, o efeito do aquecimento global vai-se reflectir em diversos sectores económicos (nomeadamente na produtividade da agricultura com afectação dos recursos hídricos), e na geografia do litoral pela pressão que exerce a subida do nível do mar (segundo estudos, a erosão afecta 67% do litoral com tendência ao agravamento).

Nos últimos tempos temos já verificado uma subida da temperatura média anual, com destaque para os Verões mais quentes que o habitual. Segundo um estudo elaborado por 61 cientistas nacionais, entre 1931 a 2000, verificou-se que os seis anos mais quentes aconteceram nos últimos 12 anos do século XX.

Contraditoriamente, estas últimas semanas pudemos verificar um fenómeno estranho: temperaturas máximas a rondarem os 16 graus nas regiões do litoral do nosso país, em pleno Agosto!
Não sendo eu um entendido da matéria, será que o aquecimento global é o grande responsável por este acontecimento?

Acho que está na altura dos nossos políticos começarem a olhar com a devida atenção para este fenómeno porque um dia pode ser tarde de mais. Ou será que já é?

Sem comentários: