quinta-feira, julho 16, 2009

Cinema: semana de 09/07 a 15/07

Esta semana fui ver "Cidade das Sombras", "A Proposta" e "Herói Procura-se".

"Cidade das Sombras" é uma aventura que conta com a participação de Bill Murray e Tim Robbins, e tem como dupla protagonista os jovens Harry Treadaway e Saoirse Ronan.
Por várias gerações a população da cidade de Ember tem prosperado num fantástico mundo de luzes brilhantes. De repente um dos geradores de força começa a falhar, e as lâmpadas que iluminam a cidade passam a piscar. É quando dois adolescente iniciam uma corrida contra o tempo para descobrir pistas que irão revelar antigos mistérios sobre a existência de Ember e ajudar os cidadãos da cidade a escapar da escuridão eterna.
A ideia inicial do filme estava interessante. Uma cidade subterrânea alimentada por um gerador (que estava a começar a dar as últimas) e a necessidade de encontrar uma forma de sair dali, principalmente pelos 2 miúdos protagonistas. No entanto, a forma como desenvolveram esta ideia inicial não foi a melhor. Ao longo do filme detectam-se algumas falhas no argumento ou por culpa da montagem ou então apenas culpa dos argumentistas. De facto, para além de, no final, ficar muita coisa por explicar, muitas das coisas passadas não fazem sentido devido a esses "buracos" no argumento. Em termos de interpretações, Bill Murray tem uma excelente interpretação, assim como Tim Robbins. O par protagonista mais jovem (que fazem uma diferença de idades de 10 anos) ainda tem bastante para aprender. Em suma, este é um filme que entretém toda a família mas, para os mais adultos, no final, deixa um pouco a desejar.
Classificação: 7

"A Proposta" é uma comédia romântica com Sandra Bullock e Ryan Reynolds nos principais papéis.
Quando a poderosa editora Margaret (Sandra Bullock) se vê na iminência de ser deportada para o Canadá, o seu país de origem, a hábil executiva decide... e declara que está noiva do seu insuspeito e explorado assistente Andrew (Ryan Reynolds), que ela já há anos vem atormentando. Ele, "forçado", concorda participar na farsa mas impõe algumas condições. O improvável casal dirige-se para o Alaska para conhecer a excêntrica família de Andrew e a dominadora rapariga da cidade, depara-se com sucessivas situações em que se sente como um "peixe fora de água". Com um casamento de fachada em curso e um funcionário do controlo de imigração no seu encalço, Margaret e Andrew prometem relutantemente cingir-se ao plano apesar das desastrosas consequências.
Depois de estar quase 2 anos sem fazer cinema, Sandra Bullock está de volta às salas para fazer par romântico com o seu amigo Ryan Reynolds. Para além de ambos terem grandes interpretações, desde logo nota-se uma grande química entre estes dois actores, o que ajuda e muito ao relativo sucesso do filme. O argumento não tem nada de especial. O filme consegue, no máximo, fazer sorrir. Mesmo a emoção e o romantismo raramente aparecem. Não é que não esteja lá presente nos actores, o problema é que, apesar das boas interpretações dos actores, pouco passa para o espectador. O argumento poderia ter sido um pouco mais elaborado. De qualquer forma, é um filme bastante razoável que se vê bastante bem.
Classificação: 7

"Herói Procura-se" é um thriller com Cuba Gooding Jr. no principal papel.
A vida de Liam Case (Cuba Gooding Jr.), um colector do lixo, não saiu exactamente como tinha idealizado. Para impressionar a rapariga dos seus sonhos, Liam planeia um elaborado assalto que deve culminar com a sua entrada para salvar o dia. No dia do assalto, contudo, as coisas não correm como previsto e Liam, baleado, acaba no hospital.
Neste filme há muito pouco a dizer. Um argumento fraquinho, tudo muito lento e parado, com más interpretações de quase todo o elenco com especial destaque para Ray Liotta. O único que ainda se consegue safar é Cuba Gooding Jr. que, mesmo assim, consegue fazer bem melhor que isto. Vale apenas pela ligeira surpresa no desvendar da história.
Classificação: 6

Hoje estreiam 4 filmes:

  • "Harry Potter e o Príncipe Misterioso", o 6º filme desta saga criada por J.K. Rowling, com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson nos principais papéis.
  • "Doomsday - Juizo Final", um thriller de ficção inglês com a participação de Rhona Mitra e Bob Hoskins.
  • "A Jovem Vitória", um drama com Emily Blunt, Jim Broadbent, Mark Strong, Paul Bettany, entre outros.
  • "Lutador - a Lei das Ruas", um filme de acção que conta no seu elenco com Terrence Howard.

A grande estreia desta semana é, claro está, Harry Potter. Este 6º filme da saga promete ser ainda mais negro e ao mesmo tempo melhor que o anterior. A ver vamos.

Bom cinema ;)

Sem comentários: