quarta-feira, julho 29, 2009

Cinema: semana de 23/07 a 29/07

Esta semana fui ver "Transiberiano" e "Bruno".

"Transiberiano" é um thriller com Woody Harrelson, Emily Mortimer, Ben Kingsley.
Roy (Woody Harrelson) e Jessie (Emily Mortimer) formam um casal perfeito que viaja de Pequim para Moscovo no lendário Expresso Transiberiano. A bordo do comboio conhecem outro simpático casal, Carlos (Eduardo Noriega) e Abby (Kate Mara), que no entanto não são exactamente o que aparentam. Roy e Jessie são inesperadamente apanhados numa teia de tráfico de droga e assassinato, e os quatro tornam-se em alvos da investigação do detective Grinko (Ben Kingsley), um ex-KGB.
Quando entrei na sala de cinema pensei que ia ver um thriller entusiasmante mas o que vi foi, desculpem o termo, uma grande seca. O filme demorou 1 hora para se tornar minimamente interessante. E não passou disso. O filme foi mesmo muito pouco interessante e nem a boa interpretação de Ben Kingsley e Emily Mortimer conseguiram salvar o filme. Para ajudar à "seca", o argumento foi o mais básico possível. A partir dos 60 minutos de filme lá se viu alguma coisa parecida com um thriller e até conseguiu entusiasmar um pouco. Mas não passou disso. Assim, este filme, vale quase exclusivamente pelo bom trabalho dos actores referidos.
Classificação: 6

"Bruno" é uma comédia com Sacha Baron Cohen no principal papel.
Brüno (Sacha Baron Cohen) é um repórter austríaco gay que trabalha no mundo da moda. Depois de ter sido despedido de um programa de televisão, decide rumar aos EUA para concretizar o sonho americano e tornar-se o "mais famoso austríaco desde Hitler".
Sacha Baron Cohen é mestre na forma de nos mostrar o ridículo de determinados preconceitos presentes na nossa sociedade. No entanto, a forma como o faz não é pacífica e é adorada por uns mas detestada por outros. Eu pessoalmente adoro. Acho que é a melhor forma de mostrar a sociedade em que vivemos. Em "Borat" Sacha gozava, por exemplo, com os xenófobos ou racistas ou com os defensores do livre porte de armas. Neste "Bruno", ele atira-se ferozmente contra os preconceitos homossexuais ou contra aqueles que tudo fazem para "aparecerem". Devo dizer que embora este filme tenha cenas em que se tem bastante dificuldade em parar de rir, "Borat" conseguiu-me agradar mais. Penso que a história base deste filme não é tão interessante como a do anterior. As cenas hilariantes estão lá mas não com tanta diversidade temática como no "Borat". De qualquer forma, quem gostou de "Borat", também não pode perder este filme. Vale a pena também realçar o magnífico actor que é Sacha Baron Cohen. Consegue mudar de personagem e vestir por completo a nova pele. Resta saber qual dos 2 últimos teve mais dificuldade em vestir.
Classificação: 7

Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Duplo Amor", um drama romântico com Joaquin Phoenix e Gwyneth Paltrow nos principais papéis.
  • "Hannah Montana - O Filme", uma comédia musical com Miley Cyrus no papel de Hannah.
  • "Os Indesejados", um filme de terror que conta com a participação de Elizabeth Banks.
  • "Os Limites do Controlo", um drama que conta com a participação de Tilda Swinton, John Hurt, Bill Murray, entre outros.
  • "A Verdade e Só a Verdade", um thriller com Kate Beckinsale e Matt Dillon nos principais papéis.
  • "De profundis", um filme de animação de produção portuguesa e espanhola.


Hanna Montana é a grande estreia da semana... para quem gosta.

Bom cinema ;)

domingo, julho 26, 2009

DVDs



"Redline - Velocidade Sem Limite"

Classificação: 2









"Filho de Rambow - Um Novo Herói"

Classificação: 3

quinta-feira, julho 23, 2009

Cinema: semana de 16/07 a 22/07

Esta semana fui ver "Harry Potter e o Príncipe Misterioso", "Doomsday - Juízo Final" e "Lutador - A Lei das Ruas".


"Harry Potter e o Príncipe Misterioso" é o 6º filme desta saga protagonizado por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson.
Voldemort faz um cerco cada vez mais apertado tanto ao mundo dos Muggle como ao dos feiticeiros e Hogwarts já não é o local seguro que sempre foi. Harry desconfia que o perigo espreita já dentro do castelo, mas Dumbledore está mais empenhado em prepará-lo para a batalha final que ele sabe avizinhar-se a passos largos. Juntos, trabalham para encontrar a chave que lhes permitirá quebrar as defesas de Voldemort. Para tal, Dumbledore recruta o seu velho amigo e colega, o Professor Horace Slughorn, um bon vivant bem-relacionado e crédulo que Dumbledore julga possuir informações cruciais. Entretanto, os alunos encontram-se sob o ataque de um adversário bem diferente: dentro do colégio, as hormonas adolescentes pululam desenfreadas. Harry sente-se cada vez mais atraído por Ginny, mas o mesmo se passa com Dean Thomas. E Lavender Brown decidiu que Ron é o homem da sua vida, mas não contou com o efeito dos bombons de Romilda Vane. Hermione, por seu turno, anda cheia de ciúmes, mas procura a todo o custo esconder os seus sentimentos. Mas enquanto os romances vão desabrochando aqui e ali, um dos alunos permanece alheado. Está decidido a deixar a sua marca, mas ela há-de ser bem negra. O amor paira no ar, mas a tragédia avizinha-se e Hogwarts poderá não voltar a ser o mesmo.
Este Harry Potter, como já se sabia, era bastante parado. As cenas de acção praticamente não existem. Existe, isso sim, um desenvolver bastante grande da história, abrindo caminho para um grande final. Ou seja, o facto de ser um filme bastante parado é um "mal" necessário para que se possa compreender o passado do mau da fita. No entanto, há, neste filme, muitas falhas. Desde logo, o título que deveria ser a base para todo o filme, praticamente não se viu. Ao longo do filme nenhum espectador se preocupou em saber quem era o príncipe misterioso porque os argumentistas do filme lá acharam que o príncipe misterioso era um mero adereço e que não valia a pena dar-lhe a mínima importância. Para além disso, a montagem do filme está bastante fraca. Nota-se perfeitamente que há inúmeros cortes porque há muita coisa que não faz sentido. Mas nem tudo é mau. As interpretações dos actores estão muito boas que, apesar de já ser normal nos actores mais experientes, o trio protagonista evoluiu muito, com especial destaque para Daniel Radcliffe que passou de um actor muito medíocre para um actor bastante razoável. Para além da evolução de Daniel gostaria de destacar mais uma vez a interpretação magnífica de Evanna Lynch. Assim, como nos filmes anteriores, Evanna mostra-se perfeita no desempenho da sua personagem Luna Lovegood. Para além disso, a realização e os efeitos especiais mostram igualmente grande qualidade. Finalmente consigo dar nota positiva a David Yates, que até aqui ainda não me tinha convencido. Em suma, apesar de em termos de espectacularidade o filme não ser tão interessante, este episódio da saga assume uma importância bastante acentuada uma vez que se fica a conhecer o passado de Voldemort. É também neste filme que se nota as hormonas dos adolescentes aos saltos e é, portanto, neste filme, que vemos o iniciar de algumas relações que prometem ser duradouras. As interpretações estão todas muito boas, assim como a realização e efeitos especiais. O argumento e, especialmente, a montagem poderiam estar muito melhor. Portanto, pode-se dizer que gostei mas esperava muito melhor.
Classificação: 7


"Doomsday - Juízo Final" é um thriller de ficção com Rhona Mitra no papel principal.
Um vírus mortal, conhecido como "Reaper Virus", acordou e matou milhares de pessoas assim que começou. Em desespero, o governo Britânico evacua o máximo de sobreviventes possível da zona infectada e mais tarde constrói muros à volta de forma a prevenir que os restantes escapem. Trinta anos mais tarde, ainda com os muros de pé e as vítimas ainda na memória, o vírus está de volta. O governo decide enviar uma força especial de elite, dirigida pelo Major Eden Sinclair, para a zona de calamidade para investigar uma possível cura.
Apesar de ter um argumento algo frágil este consegue ser um filme razoável, muito por culpa das cenas de acção, que são o prato forte deste filme. No entanto, só para quem gosta de coisas muito irrealistas, tipo um Bentley que pega sem problemas depois de estar mais de 30 anos sem ser ligado. Claro que tem as suas consequências como por exemplo conseguir ser mais lento que os chaços que o perseguiam! Outro exemplo é o facto dos vidros dos veículos militares serem tão frágeis comparados com a indestrutibilidade do resto do veículo. Enfim. As interpretações estão razoáveis, assim como a realização. Para além dos erros óbvios, tem cenas sem cabimento e sem lógica na história. De qualquer forma, mesmo com estes problemas, é um filme que consegue entreter.
Classificação: 7


"Lutador - A Lei das Ruas" é um drama com Channing Tatum e Terrence Howard nos principais papéis.
Shawn MacArthur (Channing Tatum) sabe por experiência própria que viver em Nova Iorque é uma luta diária. Por isso, quando o burlão Harvey Boarden (Terrence Howard) lhe dá uma oportunidade de combater no circuito underground de lutas de rua, Shawn sente que não tem nada a perder. A cada combate ganho, Shawn fica mais perto da vida com que sempre sonhou, mas vai também ficando preso numa teia da qual será difícil sair.
Confesso que pensei que o filme ia ser bastante melhor. Não transmite qualquer tipo de emoção, suspense ou afecto. É tudo muito previsível e nem as razoáveis interpretações por parte dos actores conseguem fazer disto um bom filme. O argumento está bastante fraquinho. As cenas de luta poderiam ser um atractivo do filme mas acabou por não ser. A culpa aqui talvez seja da realização. Enfim, um filme que podia e deveria ter maior intensidade e mais empenho por parte da realização.
Classificação: 6

Hoje estreiam 8 filmes:
  • "O Barco do Rock", uma comédia dramática com bastante música à mistura que conta com a participação de Bill Nighy, Kenneth Branagh, Philip Seymour Hoffman, entre outros.
  • "Transiberiano", um thriller com Woody Harrelson, Emily Mortimer, Ben Kingsley, entre outros.
  • "O Mensageiro dos Espíritos", um thriller de terror com Virginia Madsen no principal papel.
  • "Igor", um filme de animação com John Cusack na voz principal.
  • "Cinco Minutos de Paz", um thriller dramático que conta com Liam Neeson no papel principal.
  • "As Praias de Agnés", um documentário francês.
  • "Ou Morro ou Fico Melhor", mais um filme francês, desta vez um drama.
  • "4 Copas", um romance que conta com a partipação de Margarida Marinho e um dos melhores actores portugueses, João Lagarto.

Muitas estreias esta semana. Vale a pena destacar o "Transiberiano" que me parece ser um filme bastante bom e "O Barco do Rock" que deve ser bastante divertido e que deve contar mais uma vez com uma grande interpretação de Philip Seymour Hoffman e Bill Nighy. A ver vamos.

Bom cinema ;)

sábado, julho 18, 2009

DVDs



"Imagina Onde Estou"

Classificação: 3

quinta-feira, julho 16, 2009

Cinema: semana de 09/07 a 15/07

Esta semana fui ver "Cidade das Sombras", "A Proposta" e "Herói Procura-se".

"Cidade das Sombras" é uma aventura que conta com a participação de Bill Murray e Tim Robbins, e tem como dupla protagonista os jovens Harry Treadaway e Saoirse Ronan.
Por várias gerações a população da cidade de Ember tem prosperado num fantástico mundo de luzes brilhantes. De repente um dos geradores de força começa a falhar, e as lâmpadas que iluminam a cidade passam a piscar. É quando dois adolescente iniciam uma corrida contra o tempo para descobrir pistas que irão revelar antigos mistérios sobre a existência de Ember e ajudar os cidadãos da cidade a escapar da escuridão eterna.
A ideia inicial do filme estava interessante. Uma cidade subterrânea alimentada por um gerador (que estava a começar a dar as últimas) e a necessidade de encontrar uma forma de sair dali, principalmente pelos 2 miúdos protagonistas. No entanto, a forma como desenvolveram esta ideia inicial não foi a melhor. Ao longo do filme detectam-se algumas falhas no argumento ou por culpa da montagem ou então apenas culpa dos argumentistas. De facto, para além de, no final, ficar muita coisa por explicar, muitas das coisas passadas não fazem sentido devido a esses "buracos" no argumento. Em termos de interpretações, Bill Murray tem uma excelente interpretação, assim como Tim Robbins. O par protagonista mais jovem (que fazem uma diferença de idades de 10 anos) ainda tem bastante para aprender. Em suma, este é um filme que entretém toda a família mas, para os mais adultos, no final, deixa um pouco a desejar.
Classificação: 7

"A Proposta" é uma comédia romântica com Sandra Bullock e Ryan Reynolds nos principais papéis.
Quando a poderosa editora Margaret (Sandra Bullock) se vê na iminência de ser deportada para o Canadá, o seu país de origem, a hábil executiva decide... e declara que está noiva do seu insuspeito e explorado assistente Andrew (Ryan Reynolds), que ela já há anos vem atormentando. Ele, "forçado", concorda participar na farsa mas impõe algumas condições. O improvável casal dirige-se para o Alaska para conhecer a excêntrica família de Andrew e a dominadora rapariga da cidade, depara-se com sucessivas situações em que se sente como um "peixe fora de água". Com um casamento de fachada em curso e um funcionário do controlo de imigração no seu encalço, Margaret e Andrew prometem relutantemente cingir-se ao plano apesar das desastrosas consequências.
Depois de estar quase 2 anos sem fazer cinema, Sandra Bullock está de volta às salas para fazer par romântico com o seu amigo Ryan Reynolds. Para além de ambos terem grandes interpretações, desde logo nota-se uma grande química entre estes dois actores, o que ajuda e muito ao relativo sucesso do filme. O argumento não tem nada de especial. O filme consegue, no máximo, fazer sorrir. Mesmo a emoção e o romantismo raramente aparecem. Não é que não esteja lá presente nos actores, o problema é que, apesar das boas interpretações dos actores, pouco passa para o espectador. O argumento poderia ter sido um pouco mais elaborado. De qualquer forma, é um filme bastante razoável que se vê bastante bem.
Classificação: 7

"Herói Procura-se" é um thriller com Cuba Gooding Jr. no principal papel.
A vida de Liam Case (Cuba Gooding Jr.), um colector do lixo, não saiu exactamente como tinha idealizado. Para impressionar a rapariga dos seus sonhos, Liam planeia um elaborado assalto que deve culminar com a sua entrada para salvar o dia. No dia do assalto, contudo, as coisas não correm como previsto e Liam, baleado, acaba no hospital.
Neste filme há muito pouco a dizer. Um argumento fraquinho, tudo muito lento e parado, com más interpretações de quase todo o elenco com especial destaque para Ray Liotta. O único que ainda se consegue safar é Cuba Gooding Jr. que, mesmo assim, consegue fazer bem melhor que isto. Vale apenas pela ligeira surpresa no desvendar da história.
Classificação: 6

Hoje estreiam 4 filmes:

  • "Harry Potter e o Príncipe Misterioso", o 6º filme desta saga criada por J.K. Rowling, com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson nos principais papéis.
  • "Doomsday - Juizo Final", um thriller de ficção inglês com a participação de Rhona Mitra e Bob Hoskins.
  • "A Jovem Vitória", um drama com Emily Blunt, Jim Broadbent, Mark Strong, Paul Bettany, entre outros.
  • "Lutador - a Lei das Ruas", um filme de acção que conta no seu elenco com Terrence Howard.

A grande estreia desta semana é, claro está, Harry Potter. Este 6º filme da saga promete ser ainda mais negro e ao mesmo tempo melhor que o anterior. A ver vamos.

Bom cinema ;)

domingo, julho 12, 2009

DVDs



"The Brown Bunny"

Classificação: 1

quinta-feira, julho 09, 2009

Cinema: semana de 02/07 a 08/07

Esta semana fui ver "Ligações Perigosas" e "A Última Casa à Esquerda".

"Ligações Perigosas" é um thriller com Russell Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams e Helen Mirren.
Stephen Collins (Ben Affleck), um carismático e promissor político, é visto como o futuro do partido. Todos o olham como o melhor candidato para a campanha presidencial, até que a sua assistente e amante é brutalmente assassinada e segredos enterrados começam a ser revelados. O repórter Cal McCaffrey (Russell Crowe), um velho amigo de Collins, foi destacado para investigar o caso pela sua implacável editora, Cameron (Helen Mirren). Mas assim que ele e a colega Della (Rachel McAdams) tentam descobrir a identidade do assassino, vão perceber que, quando há milhões em jogo, não há integridade, amor ou vida que esteja a salvo.
Russell Crowe é de facto um grande actor. Neste filme tem mais uma vez um grande desempenho. Apesar de ter um bom argumento e uma excelente montagem, este é um filme essencialmente dos actores. Com Russell Crowe à cabeça, Rachel McAdams, Helen Mirren, Jason Bateman e até Ben Affleck conseguem, de facto, interpretações de grande nível. Era impossível imaginar outro actor a desempenhar o papel de Russell Crowe (como Brad Pitt, por exemplo, escolha inicial para o papel). Apesar das pouco mais de 2 horas de duração, este filme corre a um ritmo excelente e nunca se torna monótono (algo fácil de acontecer neste tipo de filmes). Mais uma vez, até para isso, contribuíram sobremaneira os actores. Portanto, estamos perante um excelente thriller onde sobressaem as excelentes interpretações.
Classificação: 8

"A Última Casa à Esquerda" é um thriller de terror com Sara Paxton no papel principal.
Na noite em que chegam à casa do lago, Mari e a amiga Paige são raptadas por um fugitivo da prisão e pelo seu grupo. Aterrorizada e às portas da morte, a única esperança de Mari é conseguir voltar à casa dos pais, John (Tony Goldwyn) e Emma (Monica Potter). No entanto, sem o saber, o grupo escondeu-se precisamente na casa dos pais. Quando descobrem o que aconteceu, John e Emma decidem vingar-se.
Este filme é para maiores de 18 anos e, efectivamente, é mesmo muito forte, quer em termos de violência física mas especialmente em termos de violência psicológica. Apesar de não contar com um elenco sobejamente conhecido, o filme conta com excelentes interpretações, com a protagonista, Sara Paxton, em destaque. No entanto, quer os vilões, quer a família da casa do lago, têm grandes desempenhos. Apesar de ser considerado um filme de terror, penso que este filme deve ser visto mais como um thriller com algumas cenas bastante impressionáveis e muito suspense. Aliás, o suspense criado em algumas cenas é, de facto, fenomenal. O argumento do filme está bastante bom mas o que realmente salta à vista são as interpretações dos actores e a realização. Dennis Iliadis faz, neste filme, um excelente trabalho. Em conclusão, devo dizer que nunca gostei tanto de um filme deste género como este "A Última Casa à Esquerda".
Classificação: 8


Hoje estreiam 3 filmes:
  • "A Proposta", uma comédia romântica com Sandra Bullock e Ryan Reynolds no principal papel.
  • "Bruno", uma comédia com Sacha Baron Cohen no papel principal.
  • "A Cidade das Sombras", uma aventura com Bill Murray e Tim Robbins.

A grande estreia da semana é o polémico "Bruno". Depois de "Borat", Sacha Baron Cohen está de volta, desta vez interpretando um repórter austríaco gay.

Bom cinema ;)

segunda-feira, julho 06, 2009

DVDs


"Vizinho Suspeito"

Classificação: 3

quinta-feira, julho 02, 2009

Cinema: semana de 25/06 a 01/07

Esta semana fui ver "Com outra? ... Nem Morta!" e "Transformers - Retaliação".

"Com outra? ... Nem Morta!" é uma comédia romântica com Paul Rudd, Lake Bell e Eva Longoria como protagonistas.
Devastado com a morte da sua noiva Kate (Eva Longoria Parker) no próprio dia do casamento, Henry (Paul Rudd) aceita com relutância consultar uma vidente chamada Ashley (Lake Bell). Apesar do seu cepticismo relativamente às capacidades psíquicas de Ashley, Henry perde-se de amores pela vidente, e o sentimento é mútuo. Mas há um pequeno senão: Ashley começa a ser assombrada pelo fantasma de Kate, que considera ser sua missão impedir que os dois se juntem.
Mais uma comédia com Paul Rudd e mais uma vez uma boa interpretação. Ele tem mesmo queda para este tipo de filmes. Lake Bell tem também um excelente desempenho. Encarna na perfeição a sua personagem. Jason Biggs e Eva Longoria, embora não sejam actores tão dotados como os anteriores, conseguem cumprir nestes papéis. Penso que neste tipo de filmes eles poderiam ser mais bem aproveitados no futuro. O argumento do filme é razoável. A história é toda ela muito previsível mas corre sempre a bom ritmo. Tem diálogos muito bem conseguidos e interpretados pelo par protagonista. É mais um filme que consegue cumprir o objectivo de entreter e divertir o espectador.
Classificação: 7


"Transformers - Retaliação" é o 2º filme desta saga de acção e ficção que tem como dupla protagonista Megan Fox e Shia LaBeouf.
Passaram dois anos desde que Sam Witwicky (LaBeouf) e os Autobots conseguiram proteger a raça humana da invasão dos Decepticons. Agora Sam prepara-se para outro desafio: sair de casa para ir para o colégio. Com o planeta Cybertron inabitável, também os Autobots começam uma nova vida na Terra, num projecto secreto em que, juntamente com os militares, formam a equipa NEST, cuja missão é procurar os Decepticons que ainda se escondem no planeta. Mas os Autobots não são vistos com bons olhos por todos - o concelheiro de Segurança Nacional Theodore Galloway (Hickey) é o rosto da vontade de banir todos os Transformers do planeta Terra. Entretanto, a vida "normal" de Sam terá de esperar: os Decepticons descobrem o que ele ainda não sabe - que ele é a chave para o destino da batalha entre o bem e o mal. Agora, juntamente com os Autobots, os soldados do NEST e de um velho inimigo agora aliado, Sam e a amiga Mikaela (Fox) têm de desvendar o segredo da presença dos Transformers na Terra, e os sacrifícios que terão de ser feitos para a proteger de uma vingança anunciada - o regresso do Decepticon The Fallen.
Neste 2º filme estava à espera de uma maior aproximação à série de desenhos animados, o que realmente ficou muito longe de acontecer. Os efeitos especiais são muitos e de grande qualidade. No entanto, a realização não acompanhou essa qualidade dos efeitos especiais. Planos algo incompreensíveis, filmando de longe quando devia ser de perto ou cenas em que não se via a totalidade da imagem por estar algum objecto à frente, para além de estar sempre tudo muito tremido. Ou seja, um ponto bastante negativo para Michael Bay. Shia LaBeouf e Megan Fox formam uma dupla ainda algo frágil mas penso que tem potencial para futuras sequelas. O argumento do filme está razoável. Tem cenas de acção muito boas, apenas manchadas pela forma como foram filmadas grande parte delas. Penso, também, que o filme tem uma duração demasiado longa. De qualquer forma, dá para uma pessoa se entreter, especialmente o espectador fã de filmes de acção. Não consegue satisfazer por completo os fãs dos desenhos animados. Talvez numa próxima?
Classificação: 7


Hoje estreiam 7 filmes:
  • "A Idade do Gelo 3: Despertar dos Dinossauros", o 3º filme desta saga de animação de grande sucesso.
  • "Herói Procura-se", um filme de acção com Cuba Gooding Jr. no principal papel.
  • "Sem Medo de Morrer", um thriller dramático com Uma Thurman no papel principal.
  • "A Última Casa à Esquerda", um thriller de terror que promete ser assustador.
  • "Incendiário", um drama romântico com Ewan McGregor e Michelle Williams na dupla protagonista.
  • "Elegia", um drama com Penélope Cruz e Ben Kingsley nos principais papéis.
  • "Home - Lar Doce Lar", um drama de produção suiça, francesa e belga.

A Idade do Gelo promete mais uma vez arrasar bilheteiras. Como não vi os 2 primeiros não irei ver este também. O filme com Cuba Gooding Jr. parece ser bom. Será mesmo?

Bom cinema ;)