quinta-feira, março 19, 2009

Cinema: semana de 12/03 a 18/03

Esta semana fui ver "Gran Torino" e "Quem Quer ser Bilionário".

"Gran Torino" é um drama com Clint Eastwood no principal papel.
Walt Kowalski é um veterano da Guerra da Coreia reformado. Walt preenche os seus dias com a reparação da casa, cerveja e visitas mensais ao barbeiro. As pessoas a quem Walt chamava vizinhos faleceram ou mudaram-se, e foram substituídas pelos Hmongs, imigrantes do sudeste asiático, que ele despreza. Uma noite, alguém tenta roubar o seu Gran Torino de 1972: o seu vizinho adolescente Thao, pressionado por um gang de Hmongs. No entanto, Walt defende o rapaz, o que o torna o herói do bairro, especialmente para a mãe de Thao e a irmã mais velha, Sue, que insistem que Thao trabalhe para Walt como forma de se redimir. Inicialmente, Walt nada quer ter a ver com essas pessoas, mas algum tempo depois coloca Thao a trabalhar, o que origina uma amizade improvável que vai mudar as suas vidas. Através da bondade da família de Thao, Walt finalmente compreende algumas verdades sobre as pessoas que ele não considerava vizinhos. E sobre si mesmo.
A grande questão neste filme é tentar perceber porque é que não teve nenhuma nomeação nos últimos óscares da academia. A realização está fantástica. Planos, pormenores e sequências únicas como só Clint Eastwood sabe fazer. A montagem do filme foi igualmente muito feliz. A interpretação de Clint Eastwood está fantástica. Sóbrio, igual a si mesmo. No entanto, a fraca qualidade da maior parte dos actores secundários foi notória. Bee Vang foi uma péssima escolha. A um filme de grande qualidade exige-se um elenco de grande qualidade. Aqui só metade (Clint Eastwood) é que era de qualidade. Penso que este (grande) pormenor foi mesmo um dos únicos pontos negativos deste filme e, se calhar, a principal razão por este filme não ter sido nomeado para os óscares. Em termos de gosto pessoal, penso que o filme em certas alturas poderia ter sido mais mexido. Mas este sim, é apenas um pequeno pormenor. Em suma, mais um grande filme de Clint Eastwood.
Classificação: 8


"Quem Quer ser Bilionário" é um drama romântico com Dev Patel e Freida Pinto no papel central. Este filme ganhou 8 dos 9 óscares para os quais foi nomeado. Foi considerado o melhor filme do ano para a academia.
Jamal Malik, um órfão de 18 anos dos subúrbios de Mumbai, está apenas a uma pergunta de ganhar os espantosos vinte milhões de rupias da versão indiana do concurso "Quem quer ser milionário". Apanhado numa suspeita de fraude, ele confessa à polícia a incrível história da sua vida nas ruas e a da rapariga que amou mas que perdeu. Mas o que está a fazer um rapaz sem interesse em dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?
Entrei com grande expectativa na sala de cinema. Julgava ir ver um grande filme, não só por causa de todos os óscares que ganhou mas também pelos vários comentários de pessoas próximas que diziam que este era mesmo um grande filme. Ao fim de 20 minutos de filme apercebi-me logo que não me ia desiludir. Nada neste filme foi feito ao acaso. Para começar, o argumento está fenomenal. Para acompanhar o brilhante argumento pedia-se uma grande realização. Não faltou. Danny Boyle realiza aqui o seu melhor filme de sempre e dificilmente conseguirá fazer outra obra-prima como esta. A montagem do filme está, igualmente, exemplar. Ritmo e cenas sequenciais perfeitas. A fotografia do filme está fantástica. Temos perfeita noção da realidade "daquela parte" do país. Para acompanhar tudo isto, pedia-se um som de qualidade e originalidade. E também isso não faltou. Excelente banda sonora. Falta agora falar das interpretações. Fiquei impressionado com tamanha qualidade interpretativa por parte dos jovens actores. O mesmo já não posso dizer do par romântico. Dev Patel e Freida Pinto deixaram um bocado a desejar, tendo em conta os fantásticos personagens que tinham em mãos. Fora isso, tudo foi perfeito no, sem dúvida alguma, melhor filme feito em 2008.
Classificação: 9


Hoje estreiam o número impressionante de 10 filmes a nível nacional:
  • "Espírito do Mal", um thriller de terror que conta com a participação de Carla Gugino.
  • "Jonas Brothers: O Concerto 3D", um documentário a 3 dimensões.
  • "Marley & Eu", uma comédia romântica com Owen Wilson e Jennifer Aniston no papel principal.
  • "Redline - Velocidade Sem Limite", um filme cheio de velocidade e acção.
  • "The Spirit", um thriller com bastante acção com Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson, Eva Mendes, Paz Vega, entre outros.
  • "Júlia - Uma Vida de Sombras", um drama com Tilda Swinton no papel principal.
  • "A Corte do Norte", um drama português com realização de João Botelho e a participação, entre outros, de Rita Blanco e Rogério Samora.
  • "O Canto dos Pássaros", um drama espanhol.
  • "100 Volta", um filme português cheio de acção.
  • "O Argentino", um drama realizado por Steven Soderbergh, tendo no papel principal Benicio Del Toro.

Esta semana temos estreias para todos os gostos. No entanto, vou destacar a comédia com Owen Wilson e Jennifer Aniston. Depois da tentativa de suicídio falhada, Owen Wilson volta às salas de cinema e, ao que parece, em grande forma.

Bom cinema ;)

1 comentário:

José disse...

Partilho das mesmas opiniões ke tu no ke toca ao filme "Quem quer ser bilionário".

Tens excelentes criticas no sitio cinemascinemax.com

Força, continua!