quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Cinema: semana de 29/01 a 04/02

Esta semana fui ver o filme "Second Life".

"Second Life" é um thriller português com Piotr Adamczyk, Lúcia Moniz, Paulo Pires, Nicolau Breyner, Liliana Santos.
Nicholas comemora o seu 40º aniversário na sua casa de campo algures no Alentejo, com Sara, sua mulher há 8 anos na companhia de dois casais amigos e uma jovem e sensual actriz, Raquel. Nicholas tem tudo o que sempre desejou e vive uma vida desafogada. Durante a noite do seu aniversário, descobriremos as profissões, os segredos, as paixões, os vícios, as traições e as ambições de cada um dos nossos personagens. Eis que, quando menos se espera, Nicholas surge morto à superfície da piscina. Nesse momento Nicholas assume o controlo do filme, o controlo que nunca teve na sua vida, e questiona-se: e se há 10 anos atrás, quando foi a Itália e conhecera Cláudia, por quem se apaixonara completamente, tivesse optado por ter ficado a viver com ela? Será que teria seguido a mesma profissão? Viveria em Portugal? Teria filhos? Viveria de forma abastada? Estaria vivo? A partir deste momento, iremos assistir a duas versões da história desta vida: Uma onde Nicholas jaz morto na piscina e a polícia irá desvendar o mistério da sua morte, trazendo à verdade as traições, os segredos, as mentiras, as verdades de todos os personagens e se descobre a natureza da morte de Nicholas; Outra onde vemos Nicholas, noutro país, noutra vida, com outra mulher e com filhos, outra actividade, outro comportamento, mas o mesmo aniversário. Será o destino capaz de ser igual tanto numa história como na outra?
Neste filme português, falado bastante em inglês, pudemos assistir a um argumento bastante razoável, embora o filme seja muito parado. Consegue deixar, durante o filme, alguma dúvida no espectador relativamente ao desenlace final, e esse é o que mais de positivo tem o filme. As interpretações estão razoáveis e a realização está muito fraquinha. Num filme que se pretendia algo inovador e um passo à frente no cinema português, vemos que afinal Alexandre Valente usa algumas das técnicas mais antigas na arte de realizar filmes de cinema. No final, o filme consegue entreter embora, devo confessar, esperava muito mais deste "Second Life".
Classificação: 6


Hoje estreiam 4 filmes:
  • "Quem Quer Ser Bilionário?", um drama romântico que é o grande favorito dos óscares deste ano.
  • "A um Passo do Amor", um romance com Dustin Hoffman e Emma Thompson nos principais papéis.
  • "Dúvida", um drama com Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams.
  • "Valquíria", um thriller com Tom Cruise no papel principal.

Grandes filmes a estrear esta semana. "Quem Quer Ser Bilionário?" é o grande favorito às categorias mais importantes dos óscares deste ano, nomeado para 10 categorias. "Dúvida" não ganhará nenhum óscar mas tem 5 nomeações. "A um Passo do Amor" parece-me a estreia mais fraquinha desta semana, embora não se possa desconsiderar os 2 grandes protagonistas deste filme. "Valquíria" é um filme sobre uma história real passado no tempo do Hitler e parece-me, igualmente, um filme bastante interessante.

Bom cinema ;)

4 comentários:

Anónimo disse...

dúvida não ganhará óscares? então porquê? és vidente?

Pedro Fonseca disse...

É apenas a minha opinião. É isso que eu faço aqui no meu blog: dou opiniões

Anónimo disse...

pois mas é uma opinião um bocado limitada visto que não o viste. Dúvida tem fortes possibilidades de ganhar o óscar de melhor actriz secunndária com Viola Davis (se bem que a PEnelope esteja muito melhor) e a Meryl Streep também não me impressionava nada que ganhasse, a Kate Winslet não me convenceu muito. E o texto está genial, não sei se o conheces. dia 23 falamos

Pedro Fonseca disse...

É uma opinião assim como a opinião que eu dei nos meus palpites para os óscares. No fundo é apenas um palpite. E uma vez que não vi o filme, é um palpite mediante aquilo que li.