quinta-feira, janeiro 29, 2009

Cinema: semana de 22/01 a 28/01

Esta semana fui ver "Vicky Cristina Barcelona".

"Vicky Cristina Barcelona" é uma comédia de Woody Allen com Javier Bardem, Penélope Cruz, Scarlett Johansson e Rebecca Hall nos papéis principais.
Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são as melhores amigas do mundo mas têm atitudes completamente diferentes no que toca ao amor. Vicky é sensata e está noiva de um respeitável jovem. Cristina é sexual e emocionalmente desinibida, sempre em busca de uma paixão arrebatadora. Quando Judy (Patricia Clarkson) e Mark (Kevin Dunn), parentes distantes de Vicky, se oferecem para recebê-las num Verão em Barcelona, elas aceitam imediatamente: Vicky quer passar o último mês de solteira a pesquisar para o mestrado e Cristina procura uma mudança de cenário para fugir dos destroços da sua última separação. Uma noite numa galeria de arte, Cristina, novamente em forma, instantaneamente fixa o olhar no mais intenso e provocador homem na sala, Juan Antonio (Javier Bardem), um belo pintor. Cristina fica ainda mais intrigada quando Judy lhe segreda que Juan Antonio teve uma relação tão explosiva com a sua ex-mulher, Maria Helena (Penélope Cruz) que até se tentaram matar. Mais tarde, quando Vicky e Cristina estão a jantar, Juan Antonio aproxima-se da mesa delas com uma proposta ousada: voarem com ele numa viagem de fim-de-semana para a cidade provincial de Oviedo, onde sugere que explorem as maravilhas culturais, bebam bons vinhos, e façam amor juntos. Vicky considera a proposta ofensiva mas Cristina fica encantada com o estilo directo de Juan e com o seu carisma e convence Vicky a acompanhá-los.
Um filme tipicamente de Woody Allen, com casos algo dramáticos mas ao mesmo tempo muito cómicos. Tem cenas bastante divertidas com excelentes interpretações de Rebecca Hall, Scarlett Johansson e Javier Bardem. No entanto, e apesar de ter uma participação no filme algo curta, o destaque vai inteirinho para Penélope Cruz. Grande interpretação por parte desta actriz que não pára de me surpreender. Agora compreendo a nomeação para os óscares... Portanto, de forma geral, boa realização, argumento razoável, e boas interpretações fazem deste filme um filme que consegue entreter mas não consegue deslumbrar.
Classificação: 7


Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Milk", um drama com Sean Penn no papel principal. Este filme está nomeado para 8 óscares da academia.
  • "Revolutionary Road", um drama romântico com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet nos principais papéis, nomeado para 3 óscares.
  • "Second Life", um thriller português com participações de Lúcia Moniz, Paulo Pires, Nicolau Breyner, Ana Padrão, Liliana Santos, entre outros.
  • "O Rapaz do Pijama às Riscas", um drama de produção inglesa e norte-americana.
  • "A Duquesa", um drama com Keira Knightley e Ralph Fiennes nos principais papéis.
  • "O Complexo Baader Meinhof", um thriller dramático de produção alemã, francesa e checa.

Esta semana temos 2 grandes filme bastante nomeado para os óscares deste ano e temos um filme português que promete ser um sucesso. Enquanto os 2 primeiros não me suscitam grande interesse, o filme português parece-me "engraçado".

Bom cinema ;)

1 comentário:

Tony disse...

E eu esta semana vi

Sporting-4 F.C.Porto-1

A saga deve continuar no próximo fim de semana