quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Cinema: semana de 12/02 a 18/02

Esta semana fui ver "Valquíria".

"Valquíria" é um thriller com Tom Cruise no principal papel.
O Coronel Stauffenberg , um orgulhoso militar alemão, é um oficial leal que ama o seu país, mas que se vê forçado a olhar, com horror, para a ascensão de Hitler ao poder e para todos os posteriores acontecimentos da II Guerra Mundial. Ele continua no serviço militar, enquanto procura encontrar a maneira de fazer parar Hitler antes que a Europa e Alemanha sejam destruídas. Verificando que o tempo é cada vez mais escasso, Stauffenberg decide entrar em acção, e em 1942 tenta persuadir os altos comandos do Leste a virarem-se contra Hitler e o derrotarem. Mas é em 1943, enquanto se recupera dos ferimentos sofridos em combate, que Stauffenberg reúne forças junto à Resistência Alemã, e organiza uma conspiração anti-Hitler, tendo do seu lado alguns homens das altas esferas do poder. Armado de uma estratégia astuciosa - a apelidada Operação Valquíria – ele planeia destabilizar o governo, assassinar o ditador e destituir do poder o regime Nazi. Com o futuro do mundo, o destino de milhões e as vidas da sua mulher e filhos nas mãos, Stauffenberg está confiante de ser ele próprio quem matará Hitler.
O filme prometia muito mas não foi tão grande quanto a promessa. O filme corre a um ritmo interessante, tem uma realização de boa qualidade e interpretações de bom nível. Tom Cruise consegue ter uma interpretação até bastante positiva para o seu habitual. A montagem do filme parece-me também bastante boa. Faltou, talvez, uma boa dose de realismo em determinadas cenas, maior risco por parte do realizador, nomeadamente através de cenas mais explícitas e mais fortes emocionalmente, e melhor fotografia. Com estes ingredientes complementares, o filme seria mesmo muito bom. Assim é apenas mais um filme interessante mas razoável.
Classificação: 7

Hoje estreiam 5 filmes:
  • "Coraline e a Porta Secreta", uma animação com vozes de Dakota Fanning, Ian McShane, Teri Hatcher, entre outros, na versão original.
  • "Hotel para Cães", uma comédia infantil com a participação de Don Cheadle.
  • "Maradona", um documentário sobre Diego Armando Maradona de produção espanhola e francesa.
  • "A Pantera Cor-de-Rosa 2", o segundo filme desta saga com Steve Martin no papel principal e com Jean Reno, Emily Mortimer, Andy Garcia, entre outros em papéis mais secundários.
  • "O Visitante", um drama com Richard Jenkins no papel principal. Este filme está nomeado para o óscar de melhor actor principal.

Steve Martin volta com o seu inspector Jacques Clouseau em "Pantera Cor-de-Rosa 2" e, ao que parece, em grande forma. É a grande estreia da semana.

Bom cinema ;)

Sem comentários: