quinta-feira, novembro 06, 2008

Cinema: semana de 31/10 a 05/11

Esta semana fui ver "Corrida Mortal", "Max Payne" e "Saw 5 - A Sucessão".

"Corrida Mortal" é um thriller cheio de acção com Jason Statham no principal papel.
O tri-campeão de corridas de velocidade-limite, Jensen Ames (Statham), é um perito em sobrevivência na árdua paisagem em que o país se transformou. Mas, quando pensa ter dado a volta à sua vida, é condenado por um arrepiante homicídio que não cometeu. Forçado a assumir a máscara do mítico piloto Frankenstein - o favorito do público, e aparentemente impossível de derrotar - é dada a Ames uma opção fácil pela carcereira de Terminal Island (Joan Allen): vestir o fato de corrida ou apodrecer numa cela.
Estamos perante um grande filme de acção, bem ao estilo de Jason Statham. O argumento não tem nada de especial. Aliás é todo ele muito previsível, mas as cenas de acção estão bem filmadas e bem interpretadas. Para além de Jason Statham, temos uma grande interpretação de Ian McShane e de Joan Allen. No outro extremo temos Natalie Martinez. Depois de já ter sido fácil apercebermo-nos da sua incapacidade de representação na série que passou recentemente na Fox Life, "Fashion House", Natalie mostra mais uma vez que beleza não é sinónimo de qualidade representativa. De resto, o filme corre todo a bom ritmo e, sem dúvida, que o elenco foi todo ele bem escolhido (com a excepção já mencionada).
Classificação: 7


"Max Payne" é um thriller com Mark Wahlberg no principal papel e Mila Kunis e Chris O'Donnell nos papéis secundários.
Baseado nos lendários e interactivos jogos de vídeo, Max Payne conta a história de um polícia desertor (Mark Wahlberg) que está determinado a encontrar o responsável pelo brutal assassinato da sua família e parceiro. Unindo-se a uma assassina (Mila Kunis) disposta a vingar-se da morte da irmã, esta dupla vai ser perseguida pela polícia, pela máfia e por uma corporação sem escrúpulos. Cego pela vingança, a sua obsessiva investigação leva-o numa viagem terrível por um mundo de trevas. Assim que o mistério se adensa, Max é forçado a lutar com inimigos para além do mundo natural e lidar com uma traição impensável.
O que salta à vista neste filme são os excelentes efeitos especiais. As cenas estão todas bem filmadas, o que mostra que a realização é de grande qualidade, mas são os efeitos especiais que dão cor a cada uma delas. O filme corre sem grandes percalços, no entanto, parece que o argumentista, a certa altura, não sabia muito bem o que fazer. Com efeito, o argumento não é, certamente, um dos pontos fortes do filme. Relativamente às interpretações, temos um Mark Wahlberg que cumpre mas não deslumbra, uma Mila Kunis que ainda tem muito que aprender no que à interpretação diz respeito e um regressado Chris O`Donnell que, se pode dizer, teve uma interpretação positiva. Em suma, um filme que se consegue ver mas que não convence.
Classificação: 6


"Saw 5 - A Sucessão" é o 5º filme desta saga de terror protagonizada por Tobin Bell.
Neste 5º capítulo da série, Hoffman é, aparentemente, a única pessoa viva a continuar o legado de Jigsaw. Mas quando o seu segredo é ameaçado, Hoffman tudo fará para eliminar as pontas soltas.
Será que "Saw 5" significa o fim da saga de terror mais lucrativa de todos os tempos? Se tal acontecesse podia-se dizer que acabou com tudo explicado. Ou será que não? Há sempre possibilidade para uma continuação, uma nova história. Mas falemos deste filme. O argumento está, como sempre, muito bem elaborado. Tudo tem lógica (como é normal, apenas no fim), tudo faz sentido. As armadilhas e os "jogos" montados estão mais uma vez excepcionais. O terror físico não deixou ninguém a pedir por mais e, como já é costume, o terror psicológico, a grande mais-valia desta saga, está constantemente presente. As interpretações continuam a ser bastante boas, sempre com especial relevância para Tobin Bell. Neste filme apenas fiquei desiludido com o final. Todo ele foi bem montado e tudo faz sentido mas, pela primeira vez, foi todo ele bastante previsível. Pela primeira vez cheguei ao fim do filme sentindo alguma desilusão porque não fui surpreendido como foi normal nos 4 outros filmes. Será que foi porque ao fim de 5 filmes já não nos conseguem surpreender porque já conhecemos "Saw" demasiado bem? Ou foi mesmo falta de imaginação para mais? De qualquer forma, continua a ser a melhor saga de terror de todos os tempos e este 5º filme não fez, certamente, os criadores de "Saw" ficarem com vergonha.
Classificação: 8


Hoje estreiam 3 filmes:
  • "007 - Quantum of Solace", mais um filme do agente secreto mais famoso do planeta, com Daniel Craig no papel de James Bond.
  • "Arte de Roubar", um filme cómico de acção português todo ele falado em inglês com Ivo Canelas, Soraia Chaves, Nicolau Breyner, entre outros.
  • "O Primeiro Choro", um documentário francês.

A estreia da semana vai para James Bond. O agente secreto está de regresso e promete vingança. Vale a pena não perder, igualmente, o filme português "Arte de Roubar". É um filme todo ele falado em inglês para tentar maior aceitação especialmente fora do país.

Bom cinema ;)

Sem comentários: