quinta-feira, julho 31, 2008

Cinema: semana de 24/07 a 30/07

Esta semana fui ver "Batman - O Cavaleiro das Trevas", "O Panda do Kung Fu" e "Brincadeiras Perigosas".

"Batman - O Cavaleiro das Trevas" é um filme de acção baseado na banda desenhada da Marvel com Christian Bale no papel principal e com um restante elenco de luxo tais como Michael Caine, Heath Ledger, Maggie Gyllenhaal, Morgan Freeman e Aaron Eckhart.
Depois de "Batman: O Início", o homem-morcego regressa para continuar a lutar contra o crime. Batman (Christian Bale), em colaboração com o Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e com o Procurador Harvey Dent (Aaron Eckhart - depois tornado o vilão Duas Caras), limpa Gotham de organizações criminosas. Até que a cidade mergulha novamente no caos criado pelo maquiavélico e genial Joker (Heath Ledger), um inimigo feroz, talvez o maior inimigo de Batman.
Já muito se tinha falado sobre a interpretação de Heath Ledger neste que foi o seu último grande papel. Portanto, já se esperava uma grande interpretação. Conhecendo Heath Ledger de tantos outros filmes, nunca pensei que este fosse um tipo de actor capaz de representar desta forma. Foi realmente uma interpretação magnífica que abafou a interpretação de Christian Bale, que até esteve bastante bem. O argumento do filme foi muito bem elaborado. O filme é longo mas talvez seja um \"mal\" necessário. Divide-se em duas grandes partes em que a primeira tem como protagonista o Joker e na outra parte, embora mais curta, o Duas Caras. Acção não é coisa muito frequente no filme, embora se possa assistir a grandes cenas de suspense que conferem grande ritmo ao filme, todas elas muito bem filmadas por Christopher Nolan. Quando se pretendia "parar" um pouco o filme recorria-se sempre a cenas com dois dos melhores e mais experientes actores da actualidade que conferiam enorme credibilidade a cada cena: Michael Caine e Morgan Freeman. Dois grandes actores em duas grandes personagens que parecem ter sido criados para eles próprios. Aaron Eckhart tem também neste filme talvez a sua melhor interpretação de sempre. O seu Harvey Dent está fenomenal. Maggie Gyllenhaal, embora tenha uma interpretação mais convincente que Katie Holmes, não faz nada de extraordinário mas cumpre o seu papel. Em suma, apesar do Batman não estar dentro dos meus heróis favoritos da banda desenhada tenho que reconhecer que estamos perante o melhor Batman de sempre que consegue mesmo superar "Batman: o Início", que parecia quase impossível. Óscares? Muito provavelmente.
Classificação: 8



"O Panda do Kung Fu" é um filme de animação que na versão original conta com as vozes principais de Jack Black e Dustin Hoffman.
À primeira vista pode parecer apenas um simples panda, mas de noite Po (Jack Black) sonha em tornar-se num mestre de artes marciais. Agora que o seu povo está em perigo, Po pode ver os seus sonhos tornarem-se realidade mais depressa do que pensa. Inesperadamente, foi escolhido para treinar ao lado dos seus ídolos: os lendários Tigresa, Grou, Louva, Víbora e Macaco. Conseguirá ele alcançar os seus sonhos e derrotar o temível leopardo das neves, Tai Lung?
Sinceramente esperava mais deste panda. Já tinha ouvido falar muito bem deste filme e, naturalmente, esperava que fosse assistir a um dos melhores filmes de animação do ano. Não foi bem isso a que assisti. Foi um filme divertido quanto baste, com piadas inteligentes que se contam pelos dedos de uma só mão, mas em contrapartida com bastantes piadas dirigidas aos mais novos. O argumento é banal, igual a tantos outros. As interpretações vocais por parte de Jack Black e Dustin Hoffman estão muito boas. Mais um filme de animação dirigido especialmente aos mais novos.
Classificação: 7



"Brincadeiras Perigosas" é um thriller com Naomi Watts, Michael Pitt, Tim Roth e Brady Corbet nos principais papéis.
Uma família em férias recebe a visita inesperada de dois jovens perturbados. As suas idílicas férias transformam-se num pesadelo, à medida que são submetidos a terrores inimagináveis e têm de lutar para permanecer vivos. As férias começam com a viagem de Anna, George e o seu filho Georgie a caminho da sua casa de Verão. Os vizinhos, Fred e Eva, já lá se encontram. Combinam jogar golfe na manhã seguinte. O dia é perfeito. Anna começa a fazer o jantar, enquanto o marido e o filho estão ocupados com o seu barco recentemente restaurado. Subitamente, Anna vê-se frente a frente com um jovem educado, o convidado dos vizinhos, Peter, que veio pedir ovos emprestados. Anna está quase a dar os ovos a Peter, mas hesita. Como é que ele entrou na propriedade? Peter explica que há um buraco na vedação - Fred mostrou-lhe onde. As coisas pareceram estranhas desde o princípio. De repente, a violência irrompe.
Este seria, sem dúvida, um dos piores filmes de 2008 caso não tivéssemos perante um elenco de tamanha qualidade. Este filme vale exclusivamente pela interpretação dos actores. Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt e Brady Corbet têm uma interpretação soberba. Conseguem transmitir emoções que o argumento do filme por si só não consegue. Fora isso, o filme é lento, muito lento, sem grandes motivos de interesse, e, como tal, demasiado longo. Meia hora de filme chegava para contar a história toda.
Classificação: 5


Esta semana estreiam 3 filmes:
  • "A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão", o 3º filme da saga com Brendan Fraser no principal papel e desta vez com Jet Li no papel de múmia.
  • "Capítulo 27 - O Assassinato de John Lennon", um drama com Jared Leto e Lindsay Lohan nos principais papéis.
  • "Baile de Outono", um drama vindo da Estónia.

A estreia da semana é, claro está, a nova aventura protagonizado por Brendan Fraser.

Bom cinema ;)

quinta-feira, julho 24, 2008

Cinema: semana de 17/07 a 23/07

Esta semana fui ver "Procurado" e "Hancock".

"Procurado" é um thriller cheio de acção com James McAvoy, Morgan Freeman e Angelina Jolie.
No trabalho, o seu patrão parece viver para o humilhar à frente dos colegas. Em casa, a sua namorada parece ser um íman sexual para todos os homens... excepto ele próprio. Não é por isso de estranhar que Wesley (McAvoy), de 25 anos, tenha de tomar comprimidos para controlar os ataques de pânico. Mas a chegada da sensual Fox (Jolie) irá mudar para sempre a vida patética de Wesley. Fox vai recrutá-lo para a "Fraternidade", uma sociedade secreta de assassinos com capacidades extra-sensoriais, cujo mote é matar um para salvar milhares. Agora, ao descobrir forças que estavam adormecidas no seu corpo, Wesley vai renascer... mas também descobrir que as intenções dos seus parceiros poderão não ser tão nobres quanto parecia.
Apesar de não ter um argumento por aí além, esse mesmo argumento até me conseguiu surpreender pela positiva. Estava à espera de muito pior. Um final diferente do que se estava à espera ajudou bastante à apreciação final positiva do argumento. Os efeitos especiais propositadamente exagerados estão interessantes. A ideia de disparar armas com "efeito" é genial. O desempenho dos actores poderia ter sido melhor embora não fosse de todo negativa. Aliás, James McAvoy consegue mesmo fazer um grande papel. A realização, assim como o filme, está positiva, mas sem deslumbrar.
Classificação: 7



"Hancock" é uma comédia com Will Smith, Charlize Theron e Jason Bateman.
Toda a gente sabe que com grande poder vem grande responsabilidade... excepto Hancock (Will Smith) - um conflituoso, sarcástico e incompreendido super herói de Los Angeles. Embora os seus actos possam salvar a vida de milhares, os estragos parecem ser sempre também em grandes proporções. Por isso, a opinião pública está cansada de Hancock, a quem pouco interessa a opinião dos outros. Mas isso poderá estar para mudar.
Aqui está um filme que seria um fracasso com actores de pior qualidade. Will Smith tem mais um grande desempenho e leva o filme às costas. A ideia inicial do filme, de um anti-herói está muito boa (e, não sei se já disse, excelentemente desempenhado por Will Smith) mas foi pena não terem desenvolvido mais a história a partir de meio do filme. O argumento acaba por ser apenas positivo exactamente por esse facto. No entanto, tem cenas com imensa piada o que reflecte o principal objectivo deste filme: fazer rir. E nesse sentido acho que foi um objectivo completamente atingido. Relativamente ao restante elenco, Charlize Theron e Jason Bateman, acompanham muito bem Will Smith, com boas interpretações. Os efeitos visuais estão bastante bons, assim como a realização de Peter Berg. Em suma, um bom filme para entreter multidões e não faltou muito para ser um pouco mais que isso.
Classificação: 8


Hoje estreiam 3 filmes:
  • "Batman - O Cavaleiro das Trevas", mais um filme do homem-morcego pela segunda vez protagonizado por Christian Bale.
  • "Macacos no Espaço", um filme de animação.
  • "Eu Servi o Rei de Inglaterra", uma comédia dramática de produção checa e eslovaca.

A grande estreia da semana é o novo filme do Batman. Alguns já dizem que pela primeira vez vai haver um filme de super-heróis nomeado para as principais categorias dos próximos óscares. Será? Pelo menos, desde já, este filme conseguiu bater o record de bilheteira no primeiro dia de exibição destronando "O Homem-Aranha 3", que detinha esse record.

Bom cinema ;)

quinta-feira, julho 17, 2008

Cinema: semana de 10/07 a 16/07

Esta semana fui ver "Obsessão Mortal" e "As Crónicas de Nárnia: Príncipe Caspian".


"Obsessão Mortal" é um thriller com Richard Gere e Claire Danes nos principais papéis.
O trabalho do agente Errol (Richard Gere) consiste em vigiar e visitar todos os acusados por delitos sexuais que saíram da prisão. Ele leva o seu trabalho muito a sério e está prestes a aposentar-se. A sua substituta será Allison (Claire Danes) que o acompanhará durante 3 semanas aprendendo o ofício, apesar de não concordar com os seus métodos violentos.
Um filme que no início promete muito mas depois não dá em quase nada. No início estava algo expectante para ver se era desta que Richard Gere mostrava alguma arte na representação. Era um papel forte que necessitava de uma representação à altura. No entanto, rapidamente se pôde constatar que era apenas mais um fracasso de Richard Gere. Com um argumento muito inconsistente pudemos assistir a mais uma interpretação muito fraca por parte de Richard Gere. Para este papel pedia-se muito mais intensidade na representação. Mas Richard Gere limitou-se a desempenhar o papel como se fosse mais uma comédia romântica. Assim, um filme que se pretendia muito intenso e com bastante suspense acabou por ser um filme relativamente leve sem qualquer intensidade emocional ou dramática. Com um actor de melhor qualidade no papel de protagonista o filme poderia ter sido outro.
Classificação: 5


"As Crónicas de Nárnia: Príncipe Caspian" é um fantástico cheio de aventura. Fui ver este filme em ante-estreia.
Peter, Edmund, Susan e Lucy estão de volta para uma nova aventura no mundo mágico. Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia terminaram. A guerra civil dividiu o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, sonha com os antigos dias de sua terra. Mas seus tios não concordam com as ideias do príncipe e não aprovam seus pensamentos. Assim, planeiam o seu assassinato para chegar ao poder. Sem saída, Caspian decide convocar, soprando a sua tromba mágica, Peter, Susan, Edmund e Lucy para ajudá-lo na sua difícil tarefa de trazer de volta o glorioso passado de Nárnia.
Sem querer fugir à natural comparação com o primeiro filme da saga, penso que este segundo filme tem um argumento um pouco melhor. O início da história faz parecer que nos enganamos na sala e que aquilo não tem nada a ver com as "primeiras crónicas". No entanto, pouco a pouco, tudo fica a fazer sentido. E tudo feito com bastante coerência e significado. Relativamente às interpretações continuam a ser razoáveis, mas tendo em conta que já é o segundo filme da saga, podiam estar melhores, no que ao quarteto principal diz respeito. Relativamente aos secundários, pudemos assistir a algumas interpretações de boa qualidade, como é o caso do italiano Sergio Castellitto. Os efeitos especiais continuam simples mas de grande qualidade ao passo que a banda sonora penso que poderia estar melhor. O filme continua a ser pensado para um público mais jovem embora já não tanto como no primeiro filme. Em suma, penso que este segundo filme está uns furos acima do primeiro. Para isso, ajuda e muito o bom argumento.
Classificação: 8


Hoje estreiam 6 filmes:
  • "As Crónicas de Nárnia: Príncipe Caspian", a continuação da saga criada por C.S. Lewis.
  • "Grande Moca, Meu! A Fuga", mais um filme desta saga cómica protagonizada por John Cho e Kal Penn.
  • "Alucinação", um filme de terror irlandês.
  • "Joy Division", um documentário de produção inglesa e americana.
  • "Vigilância", um thriller com Julia Ormond e Bill Pullman nos papéis principais.
  • "Abrigo", um drama de produção francesa e italiana protagonizada pela portuguesa Maria de Medeiros.

A estreia da semana é, sem qualquer dúvida, as Crónicas de Nárnia. Como devem ter visto pelo meu comentário acima, aconselho.

Bom cinema ;)

quinta-feira, julho 10, 2008

Cinema: semana de 03/07 a 09/07

Esta semana fui ver "Speed Racer".

"Speed Racer" é uma aventura "meio animada" cheio de acção com Emile Hirsch, Christina Ricci, Matthew Fox, Susan Sarandon, John Goodman, entre outros.
Speed Racer (Emile Hirsch) tenta honrar a memória do irmão Rex (Scott Porter), morto na pista de corrida. Quando Speed recusa uma oferta milionária da Royalton Industries para ser seu piloto, ele não só enfurece o dono da companhia como descobre um segredo: algumas das maiores corridas do circuito são "arranjadas". A única forma de Speed salvar o negócio de sua família é unir-se ao rival Corredor X (Matthew Fox) e vencer The Crucible, rali que atravessa o país e desafia a morte.
Um filme para miúdos... e graúdos. Apesar de não estarmos perante grandes interpretações, este filme conta com um argumento bastante bom. A introdução de imagens "animadas" faz um contraste... interessante. Confesso que no início achei um pouco esquisito mas depois entra-se no espírito do filme e acaba por se gostar. Podemos assistir a muitas e boas cenas cheias de movimento, bem ao estilo Matrix. Realmente é pena as interpretações não terem sido um pouco melhores, principalmente por parte do protagonista. A parte cómica estava positiva embora já muito vista em filmes anteriores do género. Globalmente é um bom filme que pode entreter toda a família.
Classificação: 7


Hoje estreiam 4 filmes:
  • "Procurado", um filme de acção com James McAvoy e Angelina Jolie nos principais papéis.
  • "Os Bórgia", um drama espanhol com a participação de Paz Vega.
  • "Os Amores de Astrea e Celadon", um drama francês com co-produção italiana e espanhola.
  • "Tropa de Elite", um thriller brasileiro.

A estreia da semana é, claro está, o filme protagonizado por Angelina Jolie.

Bom cinema ;)

quinta-feira, julho 03, 2008

Cinema: semana de 26/06 a 02/07

Esta semana fui ver "A Última Cartada" e "O Incrível Hulk".

"A Última Cartada" é um thriller com Kevin Spacey, Jim Sturgess, Kate Bosworth, Laurence Fishburne entre outros.
Ben Campbell (Jim Sturgess) é um tímido mas brilhante estudante do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts). O seu único problema é não ter dinheiro para pagar as propinas escolares, mas a solução está onde ele menos esperava: nas cartas. Ele é recrutado para integrar o grupo dos mais talentosos estudantes da escola, que todos os fins-de-semana vão a Las Vegas, com falsas identidades e com as suas mentes brilhantes, são capazes de aumentar em grande escala as probabilidades de ganhar no Blackjack. Além disto, ainda contam com o seu professor de matemática (e génio da estatística) Micky Rosa (Kevin Spacey) como líder. A contagem das cartas e um, muito bem definido esquema de sinais, permitem à equipa vencer nos grandes casinos. Seduzido pelo dinheiro e pelo estilo de vida de Vegas, e pela sua inteligente e sexy amiga, Jill Taylor (Kate Bosworth), Ben começa a ir até ao limite. Apesar da contagem de cartas não ser ilegal, o risco é cada vez mais elevado e o grande desafio prende-se agora com, não só manter a contagem correcta, mas também, enganar o chefe de segurança dos casinos: Cole Williams (Laurence Fishburne).
Argumento interessante e bem interpretado por uma série de jovens actores. Claro que Kevin Spacey é a estrela e tem neste filme mais uma boa interpretação. Penso, no entanto, que falta alguma coisa a este filme e, tendo em conta os trailers visionados nos últimos meses, parece que há demasiadas cenas cortadas. Portanto, há uma deficiência a nível da montagem. A realização parece-me que podia igualmente ser melhor embora não seja má de todo. A banda sonora é de boa qualidade o que ajuda a segurar o filme em determinados momentos. Em suma, é um filme que entretém e, portanto, merece uma ida ao cinema.
Classificação: 7


"O Incrível Hulk" é um filme de acção e ficção baseado na banda desenhada da Marvel, e que contra com Edward Norton no papel central e nos restantes papéis Liv Tyler, Tim Roth e William Hurt.
Bruce Banner (Edward Norton), agora a viver nas sombras - afastado da vida que levava e da mulher que ama, Betty (Liv Tyler) - luta a todo o custo para fugir à perseguição obsessiva do General Thunderbol Ross (William Hurt), e da artilharia militar que o tenta capturar e explorar. À medida que os três enfrentam os segredos de Hulk, são confrontados com um novo e monstruoso adversário - A Abominação (Tim Roth).
Sem ser em demasia, uma das coisas que salta à vista em determinada altura do filme são os efeitos especiais. São realmente na dose certa e com uma qualidade inquestionável. Estabelecendo a inevitável comparação com o primeiro "Hulk", estes efeitos especiais parecem de outro século. A história está muito melhor, assente num argumento muito bem elaborado e ajudado por belas interpretações por parte de todo o elenco, especialmente Edward Norton, mas sem esquecer Tim Roth. A realização está igualmente de grande qualidade assim como a montagem. Poderia-se ter um filme de maior duração mas penso que desta forma foi melhor para tornar o filme mais dinâmico e, assim, mais direccionado para as massas e fãs desta banda desenhada. Em suma, um grande filme da Marvel brilhantemente desempenhado por Edward Norton.
Classificação: 8


Hoje estreiam 3 filmes:
  • "Hancock", um fantástico com Will Smith e Charlize Theron.
  • "O Panda do Kung Fu", um filme de animação que na versão original conta com vozes de Jack Black, Jackie Chan, Dustin Hoffman, Lucy Liu, Ian McShane, Michael Clarke Duncan, Angelina Jolie, Seth Rogen.
  • "Brincadeiras Perigosas", um thriller de terror com Naomi Watts no papel principal.

Esta semana temos um filme animado muito esperado que promete. Hancock também poderá dar que falar.

Bom cinema ;)