quinta-feira, maio 29, 2008

Cinema: semana de 22/05 a 28/05

Esta semana fui ver "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal".

"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" é 4º filme desta saga de aventuras com Harrison Ford no papel principal e Shia LaBeouf e Cate Blanchett em papéis mais secundários. A realização continua a ser de Steven Spielberg.
A mais recente aventura de Indiana Jones tem o seu início no Sudoeste desértico, em 1957 - no auge da Guerra Fria. Indy e o seu companheiro Mac (Ray Winstone) escaparam por pouco a um confronto com maléficos agentes soviéticos, num aeródromo remoto. Agora, o Professor Jones voltou a casa, à Faculdade Marshall - para descobrir que as coisas foram de mal a pior. O seu amigo íntimo e reitor da faculdade (Jim Broadbent) explica que as recentes actividades de Indy o tornaram suspeito e o governo começou a pressionar o estabelecimento de ensino para despedi-lo. Ao sair da cidade, Indiana encontra o rebelde e jovem Mutt (Shia LaBeouf), que guarda um certo rancor contra o arqueólogo aventureiro, mas que lhe traz uma proposta: se ele ajudar Mutt numa missão de carácter intimamente pessoal, Indy pode muito bem fazer uma das mais espectaculares descobertas arqueológicas da história – a Caveira de Cristal de Akator, um lendário objecto de fascínio, superstição e terror.
E Indiana Jones sempre voltou. Spielberg e Lucas voltaram a formar uma grande dupla embora desta vez não tivessem a colaboração de um bom argumento. Realmente o que falhou neste regresso de Indy foi mesmo um argumento à altura. Apesar da idade, Harrison Ford voltou em grande forma, apesar da evidente ajuda dos duplos. Shia LaBeouf também me parece muito bem no seu papel e um possível grande seguidor de Harrison Ford em possíveis sequelas. Nota-se, no entanto, uma relativa falta de preocupação com o rigor interpretativo em algumas cenas por parte de todos os actores. Os efeitos especiais estão fantásticos e na dose certa. As cenas de acção estão bem conseguidas, embora algumas me pareçam demasiado longas. Em suma, o regresso de Indiana Jones foi positivo mas claro que face à expectativa, deixou um pouco a desejar. Faltou argumento para se aliar à boa realização de Steven Spielberg.
Classificação: 7


Hoje estreiam apenas 2 filmes a nível nacional:
  • "Um Belo Par... de Patins", uma comédia romântica feito pelos mesmos de "Virgem aos 40" e "Um Azar do Caraças".
  • "O Coração da Terra", um drama romântico de produção espanhola e inglesa com a participação de Joaquim de Almeida.

Com apenas 2 estreias, esta semana, está visto qual é a estreia da semana.

Bom cinema ;)

Sem comentários: