quinta-feira, abril 17, 2008

Cinema: semana de 10/04 a 16/04

Esta semana fui ver "O Tesouro Encalhado", "U2 3D" e "88 Minutos".

"O Tesouro Encalhado" é uma comédia cheia de aventura com Matthew McConaughey e Kate Hudson nos principais papéis.
Ben Finnegan (McConaughey) é um bem-humorado caçador de tesouros que vive com a obsessão de encontrar o tesouro do lendário Dote da Rainha - 40 arcas do tesouro perdidas no mar em 1715. Na sua demanda, Ben já perdeu tudo, incluindo o seu casamento com Tess (Hudson) e o ferrugento barco. Agora que Tess está a recompor a vida, ao trabalhar no iate do bilionário Nigel Honeycutt, Ben descobriu uma pista vital para a descoberta do tesouro e, certo de que a sua sorte está a virar, entra no iate convence o magnata e a sua filha a juntarem-se à busca pelo tesouro.
Este filme faz lembrar, e muito, o "Profundo Azul" com a Jessica Alba e o Paul Walker. Mas sem dúvida que este é muito melhor. Não só pelo elenco (neste a qualidade é muito, mas muito, maior), mas também pelo argumento. Está um filme bastante mais completo. Para além de ter algumas cenas de acção, o humor é o principal objectivo do filme. Tem partes com imensa piada e, para isso, ajudou o elenco (bem) escolhido. No entanto, penso que um pouco mais de mistério e romance não ficaria nada mal num filme destes. De qualquer forma, é um bom filme que cumpre aquilo a que se propôs: entretenimento puro.
Classificação: 7


"U2 3D" é um concerto do grupo musical U2 a 3 dimensões.
Filme que leva os espectadores para o centro de um concerto dos U2, num estádio, durante a digressão "Vertigo" na América do Sul. A primeira produção digital 3D multi-câmara em tempo real, que filmou mais de 100 horas de imagens com a maior colecção de câmaras com tecnologia 3D alguma vez utilizada num único projecto.
Eu sou uma pessoa que gosta de ver concertos e, no entanto, detesto confusão. Esta inovação de concertos em 3D numa sala de cinema é fantástica. Posso ver um concerto com imagens de alta qualidade e sentir quase como se estivesse lá... e sem confusão. Relativamente a este filme/concerto... som, imagem 3D, música e interpretações de alta qualidade. No entanto, penso que podiam ter aproveitado mais o 3D e elaborado mais efeitos especiais. Foi demasiado soft em termos visuais. De qualquer forma, este filme é imperdível para os fãs dos U2 e a ver para todos os que gostam de algumas das músicas deles (como é o meu caso).
Classificação: 7


"88 Minutos" é um thriller com Al Pacino no principal papel. Fui ver este filme em ante-estreia.
Jack Gramm (Al Pacino) é um professor que também exerce o trabalho de psicanalista para o FBI. Ameaçado, ele tem apenas 88 minutos de vida para usar suas habilidades e encontrar o assassino, antes que o tempo se esgote. Os suspeitos são dois alunos problemáticos, uma amante rejeitada e um assassino que está no corredor da morte.
Apesar de ter boas interpretações, para além do usual brilhante desempenho de Al Pacino, o filme não se fica por aí. Tem um grande argumento que consegue manter a incerteza no espectador até ao fim. Apesar de não ter quase nenhuma cena de acção, o filme não é nada aborrecido pois cativa não só pela grande interpretação de Al Pacino, mas também pelo suspense criado ao longo de todo o filme. A não perder para fãs deste género.
Classificação: 8


Hoje estreiam, a nível nacional, 9 filmes:

  • "88 Minutos", um thriller com Al Pacino no principal papel.
  • "O Amor e a Vida Real", uma comédia romântica com Steve Carell e Juliette Binoche nos principais papéis.
  • "Diário dos Mortos", um filme de terror com a participação de Quentin Tarantino e Guillermo del Toro.
  • "Nós Controlamos a Noite", um drama com Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg, Robert Duvall e Eva Mendes.
  • "O Olho", um thriller de terror com Jessica Alba no papel de protagonista.
  • "A Vida num Só Dia", uma comédia britânica com a participação de Amy Adams.
  • "California Dreamin'", uma comédia romena.
  • "Donkey Xote", um filme de animação espanhol e italiano.
  • "Sob o Signo da Morte", um thriller francês.

Numa semana com imensas estreias, destaca-se o filme do Al Pacino. A não perder.

Bom cinema ;)

Sem comentários: