quinta-feira, março 06, 2008

Cinema: semana de 28/2 a 5/3

Esta semana fui ver "Diário de Uma Nanny" e "Michael Clayton".

"Diário de Uma Nanny" é uma comédia romântica com Scarlett Johansson no principal papel e Laura Linney, Chris Evans e Paul Giamatti nos papéis mais secundários.
Braddock (Scarlett Johansson), uma jovem mulher proveniente de uma classe operária do seu bairro em New Jersey, luta para compreender o seu lugar no mundo. Recém saída da Universidade, ela é tremendamente pressionada pela mãe para encontrar uma posição respeitável no mundo dos negócios, embora Annie preferisse trocar a sua blackberry por um diário de Antropologista. Devido a um inesperado encontro, Annie acaba na elitista e ritualista cultura de Manhattan's Upper East Side - oposta à sua, adquirida na suburbana vida de New Jersey. Escolhendo escapar da vida real, Annie aceita a posição como baby-sitter numa família rica, referenciada simplesmente como "os X's.". Rapidamente aprende que a vida não é tão cor-de-rosa no outro lado da faixa social, tendo que servir todos os caprichos da Sra. X (Laura Linney) e do seu precoce filho Grayer, enquanto tenta evitar o formidável Sr. X (Paul Giamatti). A vida torna-se ainda mais complicada quando Annie se apaixona por um jovem muito atraente de Park Avenue (Chris Evans), e é forçada a reexaminar a sua vida e o sentido em que esta é dirigida.
Um filme agradável com uma história engraçada, embora simples. Neste filme podemos assistir a grandes interpretações por parte de grandes actores como Scarlett Johansson ou Paul Giamatti, sem esquecer Laura Linney que tem aqui uma interpretação de grande nível. A novata Alicia Keys e o "fantástico" Chris Evans cumprem. De resto, um filme que entretém toda a família e retrata bastante a sociedade actual.
Classificação: 7

"Michael Clayton" é um thriller com George Clooney no papel principal e Tom Wilkinson, Tilda Swinton e Sydney Pollack em papéis mais secundários.
Michael Clayton (George Clooney) é uma espécie de "polivalente" numa das maiores firmas de direito das sociedades em Nova Iorque. Mandatado pelo co-fundador da firma, Marty Bach (Sydney Pollack), Clayton, um antigo promotor de justiça de uma família de polícias, encarrega-se dos trabalhos sujos da Kenner, Bach & Ledeen. Clayton limpa a "porcaria" que os clientes fazem, lidando com tudo desde atropelamentos e fuga, a histórias pouco abonatórias nos media, até mulheres que roubam lojas e políticos corruptos. Embora esgotado e descontente com o seu trabalho, Clayton está inextrincavelmente ligado à firma. Na empresa agro-química U/North, o lugar da responsável de consultadoria, Karen Crowder (Tilda Swinton), está dependente do acordo no processo que a Kenner, Bach & Ledeen está a conduzir e que aparenta encaminhar-se para uma um brilhante desfecho. Quando o advogado de topo da empresa, o brilhante Arthur Edens (Tom Wilkinson), tem um aparente esgotamento e tenta sabotar todas as provas do caso, Marty Bach envia Michael Clayton para resolver este desastre sem precedentes e, ao fazê-lo, Clayton dá consigo cara a cara com a realidade da pessoa em que se transformou.
Tendo 7 nomeações para os óscares esperava-se um pouco mais deste filme. Claro que é um filme de inegável qualidade. Sólidas interpretações, excelente realização, bom argumento. O problema, para mim, é a relativa lentidão com que se desenrola o filme. Muitos tempos mortos o que faz com que se perca um pouco o ritmo do filme. Relativamente às interpretações, não há dúvida que George Clooney e Tilda Swinton têm boas interpretações mas daí até serem nomeados para os óscares... Não me parece. Ainda para mais, Tilda Swinton ganhou o óscar de melhor actriz secundária. Parece-me completamente injusto, especialmente para as suas colegas. Em suma, estamos perante um bom filme embora não seja a obra-prima que as 7 nomeações para os óscares fazem querer.
Classificação: 7


Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Duas Irmãs, um Rei", um drama com Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana.
  • "Para Sempre, Talvez...", uma comédia romântica com Ryan Reynolds, Abigail Breslin, Elizabeth Banks, Rachel Weisz, Kevin Kline, entre outros.
  • "Na Sombra do Caçador", um thriller com Richard Gere e Terrence Howard nos principais papéis.
  • "O Patinho Feio e Eu", um filme animado de produção irlandesa, inglesa, francesa, alemã e dinamarquesa.
  • "Caramel", uma comédia romântica de produção francesa e libanesa.
  • "Os Falsificadores", um drama de guerra, de produção austríaca e alemã. Este filme ganhou o óscar de melhor filme estrangeiro.

Numa semana sem grandes estreias destaco a estreia do vencedor do óscar de melhor filme estrangeiro (que apenas pode ser visionado em 4 salas do país e todas em Lisboa e Porto) e a comédia romântica com Ryan Reynolds e a miúda talentosa Abigail Breslin.

Bom cinema ;)

Sem comentários: