quinta-feira, janeiro 31, 2008

Cinema: semana de 24/1 a 30/1

Esta semana fui ver "Cloverfield" e "Astérix nos Jogos Olímpicos".

"Cloverfield" é um thriller de ficção com Michael Stahl-David, Mike Vogel e Lizzy Caplan.
Cinco jovens de Nova Iorque organizam uma festa de despedida para um amigo, na mesma noite em que um monstro, do tamanho de um arranha-céus, arrasa a cidade. Visto da perspectiva da câmara de vídeo destes, o filme é um testemunho da sua tentativa de sobreviver ao mais irreal e aterrorizador acontecimento das suas vidas.
Este filme foi, para mim, a maior desilusão dos últimos anos. Talvez devido ao suspense criado pelos trailers do filme, estava com enorme expectativa. Pensei mesmo que ia ser um grande filme. Ao fim de meia hora de filme continuava a pensar que ia ser um grande filme. Mas não foi. À medida que o filme se ia desenrolando comecei-me a aperceber que o filme não ia ser, de facto, mais do que aquilo. O que se vê em todo o filme é o que o rapaz nos mostra através da sua câmara de filmar. Mostra medo, mostra suspense, mostra acção... e é só. O único objectivo do filme é mostrar o desespero de pessoas a tentar sobreviver a todo o custo. Talvez o objectivo seria tentar algo inovador. Mas isso já foi feito em outros filmes, com a vantagem de haver de facto uma história, para além de mostrar essa tentativa de sobrevivência. Em suma, um filme que até prometia ser interessante mas não foi, de todo.
Classificação: 6



"Astérix nos Jogos Olímpicos" é uma comédia com Clovis Cornillac, Gérard Depardieu e Alain Delon nos principais papéis. Fui ver este filme em ante-estreia.
Astérix e Obélix embarcam numa nova aventura onde terão que vencer os Jogos Olímpicos para que o jovem gaulês, Apaixonadix, possa casar com a Princesa Irina e derrotar o terrível Brutus que está, ele também, pronto a usar todos os estratagemas para ganhar os Jogos Olímpicos e livrar-se do seu pai: Júlio César.
Nesta comédia para todas as idades salta à vista, logo no início do filme, as belas imagens. Depois é rir até ao fim do filme. Embora a maior parte das piadas sejam dirigidas a um público mais jovem, ainda me consegui rir com bastante frequência ao longo de todo o filme. Tem piadas muito bem conseguidas, sendo mesmo algumas delas dirigidas a um público mais selecto. As interpretações são de boa qualidade para o filme que é, o argumento está razoável e a montagem do filme poderia estar melhor. No entanto, o objectivo do filme é, pura e simplesmente, fazer rir. E esse objectivo foi plenamente alcançado nas gerações mais jovens e satisfatoriamente nos mais graúdos.
Classificação: 7

Esta semana estreiam 4 filmes:
  • "Astérix nos Jogos Olímpicos", o 3º filme da "colecção" Astérix, desta vez com Clovis Cornillac no papel do pequeno gaulês, Alain Delon que faz de Julio César e a permanência de Gérard Depardieu no papel de Óbelix.
  • "O Lado Selvagem", um drama realizado por Sean Penn com participações de William Hurt e Vince Vaughn.
  • "Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street", thriller muscial realizado por Tim Burton com Johnny Depp no papel principal. Este filme está nomeado para 3 categorias dos óscares.
  • "Sedução, Conspiração", um thriller dramático realizado por Ang Lee.

A estreia desta semana é, sem dúvida, o filme de Tim Burton. Com 3 nomeações para os óscares (melhor actor principal, melhor direcção artística e melhor guarda-roupa) este filme promete muito.

Bom cinema ;)

1 comentário:

Gisela disse...

Só deste 7 ao Asterix ?? Pois eu achei o filme brilhante, eu dava mais!