quinta-feira, janeiro 03, 2008

Cinema: semana de 27/12 a 2/1

Ano novo, classificações novas. A partir de agora as minhas classificações aos filmes vão ser dadas numa escala de 0 a 10.

Esta semana que passou fui ver "Call Girl" e "Eu Sou a Lenda".

"Call Girl" é um thriller português realizado por António-Pedro Vasconcelos com Soraia Chaves, Ivo Canelas, Nicolau Breyner, Joaquim de Almeida, José Raposo, entre outros.
Maria, uma "call girl" de luxo, é contratada por Mouros para seduzir Meireles, presidente da câmara de Vilanova, na tentativa que este autorize uma multinacional a construir um empreendimento turístico de alta qualidade. Entretanto, Madeira e Neves, polícias da PJ, descobrem os indícios de corrupção e começam a investigar Meireles. Tudo se torna ainda mais complexo quando Madeira descobre que Maria, a paixão da sua vida, é o isco que obrigará o político a ceder.
Até hoje, para mim, o melhor filme português a que tinha assistido tinha sido "Os Imortais", também de António-Pedro Vasconcelos. Agora passou a ser este "Call Girl". Um filme no verdadeiro sentido da palavra. Para além das boas interpretações dos actores, temos também um grande argumento, coisa rara nos filmes portugueses. Desde o banal homem mais velho seduzido por uma mulher fatal até ao enredo policial e histórias que se cruzam, este filme está mesmo bem conseguido. Relativamente às interpretações... Depois de ver Soraia Chaves em "O Crime do Padre Amaro" não esperava grande coisa dela neste filme. Por isso, ao longo do filme, fiquei completamente surpreendido. Grande interpretação de Soraia Chaves. Até poderá nunca mais ter uma interpretação assim, mas penso que com este filme ela poderá passar a ser vista como verdadeira actriz. Ela encarna por completo a personagem e faz o que quer dela. Como é usual, Joaquim de Almeida, Nicolau Breyner e José Raposo têm também bons desempenhos. Ivo Canelas foi outro que me surpreendeu. Faz também um excelente trabalho. A realização também está muito boa. Adequada ao tempo e não àquilo que normalmente se faz nos filmes portugueses. O único problema continua a ser o som. Muito típico nos filmes portugueses e parece não haver solução à vista. De qualquer forma, mesmo com este orçamento, estamos perante um bom filme, sem dúvida alguma o melhor filme português de 2007 e talvez um dos melhores de sempre do cinema português. António-Pedro Vasconcelos está de parabéns.
Classificação: 8

"Eu Sou a Lenda" é um filme de terror e suspense com Will Smith no papel de protagonista.
Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante, mas nem mesmo ele conseguiu deter um mortal e incurável vírus criado pelo Homem. Sendo de alguma forma imune, Robert é agora o último sobrevivente do que resta da cidade de Nova Iorque e, talvez, do mundo. Por três anos, Neville tem desesperadamente tentado contactar outros possíveis sobreviventes via rádio, nunca perdendo a fé. Mas ele não está só. Vítimas mutantes da praga - Os Infectados - escondem-se nas sombras... observando cada passo de Neville... esperando que ele cometa o fatal erro. Talvez sendo a última esperança da humanidade ele tem por missão encontrar uma maneira de desfazer os efeitos do vírus usando o seu próprio sangue, mesmo sabendo que está sozinho e com o tempo a escassear.
Depois de um início prometedor o filme perdeu-se por completo. Não foi por culpa do protagonista, Will Smith, que até esteve bastante bem. Foi mesmo por culpa da falta de imaginação dos autores para acabar um filme que, parecia, até tinha uma boa história. O início do filme foi mesmo bastante bom. Alguns bons momentos de suspense e o desvendar, pouco a pouco, da história da personagem central e da situação em si. Depois notou-se uma tremenda falta de imaginação para acabar o filme e, assim, fez com que o filme não passasse de mais um filme de suspense com seres perigosos infectados por alguma substância. Pelo menos neste filme conseguiu-se explicar a razão do estado destes seres mas mesmo assim o resto do filme não foi totalmente satisfatório. Vale pela razoável interpretação de Will Smith e pela meia hora inicial do filme.
Classificação: 7

Hoje estreiam 5 filmes:
  • "O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford", é um western com Brad Pitt e Casey Affleck nos principais papéis.
  • "Aliens vs Predador 2", o 2º filme desta saga de terror e ficção científica.
  • "Jogos de Poder", um drama com Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman nos papéis principais.
  • "Não Me Toques nas Bolas", uma comédia com Christopher Walken.
  • "O Pequeno Marciano", uma comédia dramática com John Cusack, Amanda Peet e Joan Cusack.

Os filmes da semana são sem dúvida o filme com o Brad Pitt e o do Tom Hanks. Enquanto que o 1º não o vou poder ver, pelo menos para já, pois não estreou em Braga, o 2º certamente não vou perder.

Bom cinema e bom ano ;)

Sem comentários: