quinta-feira, outubro 11, 2007

Cinema: semana de 4/10 a 10/10

Esta semana fui ver "Sem Reserva", "Next" e "Super Baldas".

"Sem Reserva" é um melodrama romântico com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart nos papéis principais.
A chefe Kate Armstrong (Zeta-Jones) vive a sua vida com a mesma intensidade com que gera a cozinha de um sofisticado restaurante de Manhattan. Mas a sua natureza perfeccionista é duplamente posta à prova quando é obrigada a ficar com Zoe (Breslin), a sua sobrinha de 9 anos, e com a chegada de um novo chefe para a sua equipa. Nick (Eckhart) não podia ser mais diferente de Kate, e no entanto a química entre os dois é notória. A rivalidade transforma-se em romance, mas Kate terá de aprender a exprimir-se fora da cozinha se quiser encontrar a felicidade.
Nada de novo neste filme. Modelo mais que usado sem qualquer inovação. O argumento está mesmo banal. A interpretação de Catherine Zeta-Jones está muito fraca. Ninguém saiu da sala de cinema convencida que ela é mesmo cozinheira, quanto mais chefe. Pelo contrário, Aaron Eckhart, conseguiu convencer. Abigail Breslin parece-me que tem um grande futuro à sua frente. Pouco mais a acrescentar. O filme consegue entreter e comover, mas pouco mais que isso.
Classificação: 14

"Next" é um thriller com Nicolas Cage, Julianne Moore e Jessica Biel.
Cris Johnson (Cage) é um ilusionista com um dom secreto que é ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição. Johnson tem a capacidade de ver alguns minutos do futuro, e esse talento dá-lhe uma importante ajuda, não só na sua profissão, mas quando precisa de ganhar algum dinheiro nas mesas de blackjack. Mas a sua estranha capacidade de bater as probabilidades não passou despercebida, e uma agente do FBI (Moore) está ansiosa por poder contar com a sua ajuda para apanhar um grupo terrorista que planeia atacar Los Angeles com uma bomba nuclear. Com o relógio em contagem decrescente, o futuro de centenas de milhar de pessoas pode estar nas mãos de Johnson.
Este foi um filme que até me surpreendeu. Tem um argumento muito bom, com bastante racionalismo, dentro da irracionalidade que é prever o futuro. As interpretações estão bastante razoáveis, assim como a realização. O suspense é um dos pontos fortes deste filme assim como a caracterização fisica de Nicolas Cage. Aquele cabelo... Penso, no entanto, que o filme deveria ter sido maior, não devia ter terminado logo ali. Em suma, o filme está bastante bom na medida em que junta boas interpretações, um bom argumento e entretenimento garantido.
Classificação: 15

"Super Baldas" é uma comédia de adolescente.
Dois adolescentes socialmente inaptos e com uma amizade ridiculamente dependente vão agora entrar em faculdades diferentes. Evan é doce, inteligente e quase sempre medroso. Seth é divertido, volátil e vive obcecado com a sexualidade. Esta é a história das suas tentativas em inverter a sorte na vida... e com as mulheres.
Está um filme fraquinho. O argumento está muito pobre. O humor é simples e a maior parte das vezes ineficaz. Tem algumas partes que consegue fazer rir, mas contam-se pelos dedos. Os actores têm um desempenho razoável, mas o argumento não ajuda. Para além disso, o filme está demasiado longo. Arrasta-se demasiado. De qualquer forma, consegue entreter.
Classificação: 14

Esta semana estreiam 6 filmes:
  • "Hora de Ponta 3", o 3º filme desta saga cheio de acção e comédia com Jackie Chan e Chris Tucker nos principais papéis.
  • "O Reino", um thriller com Jamie Foxx e Jennifer Garner.
  • "A Juventude de Jane", um drama romântico com Anne Hathaway, Julie Walters e Maggie Smith.
  • "Invisível", um thriller dramático.
  • "A Vida Interior de Martin Frost", filme de Paul Auster que tem Portugal como cenário.
  • "Julgamento", filme português com Júlio César, José Eduardo e Alexandra Lencastre.

Esta semana temos duas grandes estreias, cada uma com estilos completamente diferentes. "Hora de Ponta 3", uma comédia de acção e "O Reino", um thriller intenso. Qualquer um deles a não perder.

Bom cinema ;)

Sem comentários: