quinta-feira, março 29, 2007

Cinema: semana de 22/3 a 28/3

Esta semana fui ver "Música e Letra" e "Epic Movie".

"Música e Letra" é uma comédia romântica com Hugh Grant e Drew Barrymore.
Alex Fletcher (Hugh Grant) é uma antiga estrela da pop dos anos 80 que foi reduzida ao trabalho no circuito da nostalgia em feiras e parques de diversões. O músico carismático e talentoso tem um oportunidade para regressar quando a diva pop do momento, Cora Corman, o convida para escrever e gravar um dueto com ela, mas há um problema - Alex não escreve uma canção há anos, aliás ele nunca escreveu letras... e tem de arranjar um sucesso numa questão de dias. Surge Sophie Fisher (Drew Barrymore), a rapariga que toma conta das plantas em casa de Alex, cuja habilidade com as palavras mexe com o compositor esforçado. Depois de uma má relação com o novelista Sloan Cates (Campbell Scott), Sophie está relutante em colaborar com alguém, especialmente um homem com fobia a compromissos como Alex. Enquanto a química aumenta ao piano, Alex e Sophie têm de enfrentar os seus medos - e a música - se querem encontrar o amor e o sucesso que ambos merecem.
Hugh Grant e Drew Barrymore têm, realmente, uma grande química e os dois fazem um par romântico excepcional. O argumento do filme está bastante bom. As partes musicais estão também muito boas, mesmo com a falta de jeito (que se sabe) de Hugh Grant e Drew Barrymore para cantar. Tem piadas muito bem conseguidas que me fizeram rir várias vezes ao longo de todo o filme, especialmente aquelas piadas muito ao estilo britânico por parte do personagem interpretado por Hugh Grant. Em suma, o filme está muito bom e, para os fãs de comédias românticas, é imperdível.
Classificação: 16


"Epic Movie" é uma sátira a alguns dos "blockbusters" dos últimos tempos.
história centra-se em quatro órfãos: um educado pelo conservador do museu do Louvre, outro um refugiado da "luta livre" mexicana, o terceiro uma recente vítima de cobras no seu avião e o quarto um residente "normal" de uma comunidade de mutantes. O infeliz quarteto visita uma fábrica de chocolate, onde dá de caras com um roupeiro encantado que os transporta para a terra de Gnarrnia. E aí encontram um espalhafatoso capitão de um navio pirata e estudantes zelosos de feitiçaria e juntam-se, entre outros, a um leão, sábio e libidinoso, para derrotarem a maléfica White Bitch de Gnarnia.
Esperava mais deste filme. Consegue fazer sátira a uma grande quantidade de filmes e tem algumas cenas bastante inspiradas. Mas pedia-se mais. Scary Movie, por exemplo, é bastante superior... Fica-se com a sensação que apenas se preocuparam em despejar algumas boas ideias para dentro do filme e depois misturaram tudo. Assim, nunca podia dar grande resultado. O filme consegue divertir mas não tanto o quanto se esperava.
Classificação: 14

Esta semana estreia "Mr. Bean em Férias" (mais um grande filme com Rowan Atkinson), "Os Robinsons" (o novo filme de animação da Disney), "Slither" (um filme de terror), "Premonição" (um thriller com Sandra Bullock), "Sinal de Alerta" (um drama britânico) e "Honra de Cavalaria" (um drama espanhol de Albert Serra).

Esta semana, sem dúvida, o grande filme é "Mr. Bean em Férias", e é claro que não o vou perder.
Bom cinema ;)

terça-feira, março 27, 2007

Memória curta

No domingo, no programa "Grandes Portugueses" Salazar foi eleito "O" grande português, com cerca de 200 mil chamadas.

Uma das principais características do antigo regime liderado por Salazar era não promover a educação. Queria-se que o povinho continuasse burro, inculto, facilmente manipulável. Para quê, já toda a gente sabe...
O facto é que essa política ainda hoje se reflecte. Somos um país de gente de curta memória, presa a dogmas ultrapassados e completamente desconhecedora do que se passa no mundo real. Não é por acaso que Portugal está sempre nos últimos lugares em qualquer análise comparativa que se faça...

Mas acredito que há pessoas que gostavam mesmo do antigo regime... Há pessoas que não gostam de poder falar do que quiserem... Há pessoas que não gostam de poder discordar do que discordam... Há pessoas... Será mesmo?

Sinceramente, às vezes é difícil de acreditar...

quinta-feira, março 22, 2007

Estava um lindo Domingo de pesca quando...

... o pai da minha namorada, que estava sozinho no paredão do rio, é abordado por dois indivíduos aparentemente embriagados e que, à primeira vista, só queriam meter conversa. Eu, a minha namorada e a restante família estavamos do outro lado da rua a assistir ao "Show" protagonizado pelos dois animadores aos saltos e numa daquelas conversas, quais velhos amigos, de toques no ombro e afins... A conversa começou a ficar estranha quando um deles começa a recolher uma das canas que tinhamos lá e vermos que mais à frente havia uma senhora que estava sempre a mandar "bitaites" aos "animadores". Saí do carro e apressei-me a ir ver o que se passava, não só para garantir que de facto estava tudo bem mas para que desse também a entender que o pai da minha namorada não estava lá sozinho. Constatei de imediato que não estava nada bem logo na conversa agressiva de um deles a perguntar-me se eu queria alguma coisa e se não queria ir tomar banho ao rio.. Até que um outro me dá uma chapada leve na cara e aí começa a confusão... Toda a família a defender-se uns aos outros e começa a batatada, qual jogo de futebol argentino.. Outros pescadores vieram em auxílio e disseram que já não era inédito aqueles dois meterem-se em confusões. No meio de ameaças de navalhadas e "brocadas" (sim uma broca) ligo para o 112 sem resposta... Mas por fim lá alguem conseguiu chamar a PSP através do mesmo 112 que os perseguiu bastante tempo depois de eles já se terem retirado, e soube-se também posteriormente que a senhora dos "bitaites" era mãe de um deles. Apenas um foi apanhado e somente identificado. Mais tarde soube também que eles já tinham perguntado ao pai da minha namorada se não lhes dava nada (dinheiro) e a gentil senhora ripostou: se não dá nada levem-he as canas!

Que 112 é este que temos que não nos atende de imediato a duas chamadas numa situação de emergência? Por outro lado, não consigo entender a mentalidade de alguns indivíduos... Que vais fazer de tarde? Não sei pá... que tal irmos até à marginal embriagarmo-nos e andarmos a assaltar gente e a arranjar confusão? É isso mesmo!! Já que se for ao cinema não percebo nada dos filmes, não sei ter nenhuma conversa de jeito numa esplanada nem sei fazer nada de nada, não vejo outro programa melhor que metermo-nos com as pessoas!! Bora lá!!

Pedofilia no Cinema

A pequena actriz Dakota Fanning, de apenas 13 anos de idade, que nos encantou com as suas interpretação em filmes como a Guerra dos Mundos e Man on Fire está a causar polémica nos Estados Unidos com a sua participação no filme Hounddog onde aparecerá em cenas violentas de violação e Pedofilia. Segundo Joy Osbrink, mãe e agente da Dakota, no New York Daily News: "Não é só a sequência da violação infantil - a trama toda é um desafio para Dakota como actriz. Nunca estive tão orgulhosa dela em toda a minha vida, a cada cena ela se mostra melhor.” Segundo Lloyd Groove, colunista do New York Daily News, esta participação polémica pode levar Dakota a aspirar a um Óscar da Academia. Já Anne Henry, co-fundadora de bizparents.com, num programa chamado Showbiz Tonight afirma que Dakota Fanning tem potencial de representação que outros actores da sua idade não têm e que, apesar desta participação ser uma decisão muito subjectiva, pode muito bem desempenhar o papel. Mas quando é confrontada com a pergunta: "Permitiria que algum dos seus filhos entrasse num filme deste género?" Anne Henry responde categoricamente: Não!! Já outras actrizes de idade semelhante desempenharam papéis algo polémicos, nomeadamente Jodie Foster como prostituta em Taxi Driver de 1976.

Até que ponto a indústria cinematografica pode retratar de uma forma tão crua a violência que não deveria existir na vida real? Mais, até que ponto pode expôr actrizes de tão tenra idade a interpretações deste tipo? Que repercursões poderão advir deste papel para a actriz e para o futuro do cinema "legal"?

Cinema: semana de 15/3 a 21/3

Esta semana fui ver "Norbit".

"Norbit" é uma comédia com Eddie Murphy, que faz 3 papéis.
Norbet Albert Rice (Murphy) foi criado por Mr. Wong (Murphy) no restaurante e orfanato Golden Wonton, onde conheceu a sua alma gémea, a adorável Kate. Os dois tornaram-se inseparáveis até ao dia em que Kate é adoptada e começa uma nova vida. Com 9 anos, Norbit acaba por ser salvo dos rufias da escola pela enorme Rasputia (Murphy), de 10 anos. Anos depois, os dois casam-se e Norbit junta-se à sua família no mínimo disfuncional.
Confesso que já tinha saudades destas comédia com o Eddie Murphy. Neste filme podemos vê-lo no seu melhor estilo. Grande interpretação cómica por parte deste actor o que se traduz em cenas, muitas vezes, hilariantes. O argumento não está nada de especial mas o objectivo do filme é apenas entreter e nesse aspecto Eddie Murphy é mestre.
Classificação: 15

Esta semana estreia "Música e Letra" (uma comédia romântica com Hugh Grant e Drew Barrymore), "Epic Movie" (dos criadores do "Scary Movie"), "O Homem do Ano" (uma comédia dramática com Robin Williams), "Nome de Código: Limpeza" (uma comédia com Cedric the Entertainer e Lucy Liu) e "O Caimão" (um drama de produção francesa e italiana).

Eu não vou perder "Música e Letra" e "Epic Movie". Para a semana podem contar com a critica.

Bom cinema ;)

quinta-feira, março 15, 2007

Cinema: semana de 8/3 a 14/3

Esta semana fui ver "Ghost Rider".

"Ghost Rider" é um filme de acção fantástico, inspirado na banda desenhada da Marvel, com Nicolas Cage e Eva Mendes nos papéis principais.
Para salvar aqueles que ama, Johnny Blaze (Nicolas Cage), um duplo famoso pelas suas acrobacias com motas, vende a alma ao diabo. Agora, Blaze está condenado em viver sem destino, como o amaldiçoado Ghost Rider.
Um razoável filme da Marvel. Tem um argumento fraquinho, desempenhos dos actores razoáveis, realização razoável... mas cumpre o objectivo de entreter.
Classificação: 14

Esta semana estreia "Norbit" (uma comédia com Eddie Murphy no papel principal), "Os Anjos Exterminadores" (um filme dramático francês), "The Fountain" (um filme de ficção científica com Hugh Jackman e Rachel Weisz nos principais papéis), "Fur - Um Retrato Imaginário de Diane Arbus" (um drama com Nicole Kidman e Robert Downey Jr.), "Pequenas Flores Vermelhas" (um filme de produção chinesa e italiana), "O Véu Pintado" (um drama romântico com Naomi Watts e Edward Norton) e "Suicídio Encomendado" (uma comédia portuguesa de Artur Serra Araújo com José Wallenstein).

Destes, certamente não vou perder "Norbit" com o Eddie Murphy. Já tenho saudades de uma boa comédia com ele. Espero não me desapontar.

Bom cinema ;)

domingo, março 11, 2007

Mas que festival...

Ontem pudemos assistir à 43º edição do Festival RTP da Canção.
10 músicas concorrentes, todas muito diferentes, umas melhores que outras.
A pior foi sem dúvida a canção vencedora. Como é que é possível? Quando penso que a "nossa" cultura musical está a evoluir... Afinal não está. Emanuel escreveu a canção pimba que nos vai representar no euro festival da canção. Só por isso está tudo dito.

Mas falando agora de outras canções...
A 1ª canção, "Desta Vez", foi muito mal interpretada pela Filipa Cardoso e pelo Edmundo Vieira. Desafinaram terrivelmente, especialmente Edmundo, quando cantavam as duas vozes ao mesmo tempo.
A canção nº2, com produção do Luís Jardim, estava interessante e bastante festivaleira. Pena foi a interpretação de Marta Plantier. Música interessante, letra interessante mas péssima interpretação. Foi mesmo pena.
A canção nº3 e nº4 foram as canções pimba da noite, logo está tudo dito.
As canções nº5, nº6 e nº7 foram razoáveis. Só para preencher.
A canção nº8 estava muito boa. Tinha uma música banal, uma letra bastante razoável e uma interpretação magnífica. Era das minhas 3 favoritas.
Assim como a canção nº9. Henrique Feist e Vanessa tiveram brilhantes interpretações e a música está muito bem elaborada. Merecia a vitória.
A canção nº10 também estava engraçada mas notava-se perfeitamente que era música e letra de José Cid. Talvez por isso, pelo facto de ser algo antiquada, não foi das 3 mais votadas.

Em suma, foi uma desilusão chegar ao fim, ver 2 ou 3 canções de boa qualidade e depois ver que a vencedora foi a pior canção de todas. Já o ano passado ganharam as Non Stop quando devia ter ganho a Vânia.
Realmente assim é difícil manter-se a tradição do Festival RTP da Canção...

sábado, março 10, 2007

Não me levam a sério!

Major Valentim Loureiro acha que os tribunais portugueses não o levam a sério e pretende um julgamento feito nos media. Desta forma talvez os media não façam dele o quinto elemento do Gato Fedorento e, quiçá, surja uma nova linha 607 xxx 001 para votar Sim a favor da condenação do Major, 607 xxx 002 para votar não.

Será que a TVI está preparada para organizar a gala da divulgação dos resultados?

sexta-feira, março 09, 2007

50 anos de televisão em Portugal

A RTP está de Parabéns pelos seus 50 anos de existência celebrados anteontem. Esta estação começou as suas emissões televisivas nos velhos estúdios do Lumiar em Lisboa, relativamente com poucos recursos, ainda no extinto formato a preto e branco e tem sofrido excelentes avanços técnicos; prova disso, a inauguração do novo centro de produção que possibilita a transmissão no formato HD (alta definição). Pena é o facto de que nem todos os portugueses evoluirem de igual forma... Uns evoluem, outros nem tanto... há os que regridem, e no fundo da lista vem a TVI que, directa ou indirectamente, quis prejudicar a celebração dos 50 anos de televisão em Portugal agendando para a mesma hora uma outra gala concorrente. Fiquei satisfeito com a esmagadora vitória nas audiências por parte da RTP em relação à TVI. Na minha opinião, os portugueses também parecem evoluir no que diz respeito a sensatez.

Virá a TVI a ser prejudicada a curto e médio prazo por esta "derrota"?

Espinha

A partir de hoje este blog deixa de ser apenas um blog pessoal. A partir de hoje vou dividir este blog com o Espinha.
Visto que este semestre vou estar com o meu tempo bastante limitado, o Espinha vem em boa hora para manter ou melhorar a qualidade deste blog. Contem com excelente argumentação em textos, ideias ou criticas sobre a sociedade... sobre o mundo em que vivemos.

quinta-feira, março 08, 2007

Cinema: semana de 1/3 a 7/3

Esta semana fui ver "Dreamgirls".

"Dreamgirls" é um musical com Jamie Foxx, Eddie Murphy (que foi nomeado para os óscares), Beyoncé Knowles, Danny Glover e Jennifer Hudson (vencedora do óscar de melhor actriz secundária).
Effie White (Hudson), Deena Jones (Knowles) e Lorrell Robinson (Rose) - três amigos de Chicago - são um promissor trio musical chamado The Dreamettes. Acompanhados pelo compositor e irmão de Effie, C.C. White (Robinson), o trio vai a Nova Iorque para um concerto, chamando a atenção do ambicioso agente Curtis Taylor Jr. (Foxx). A influência de Taylor acaba por alterar o grupo por completo, permitindo-lhes chegar ao estrelato internacional. Mas o trio não está feliz, situação que se agrava quando descobrem os esquemas utilizados pelo seu agente e os seus problemas com a droga.
Neste filme o que mais se destacam são as interpretações. Todas elas muito boas mas com Eddie Murphy e Jennifer Hudson a destacarem-se. De realçar que Jennifer Hudson tem aqui o seu primeiro papel no cinema e logo premiado com um óscar. A realização está interessante. Gostei particularmente das passagens em que se filmava o cantor a ensaiar, com a camera de costas para a plateia. A camera girava e de repente via-se já o cantor a actuar para o público. O argumento não tem nada de especial, como já é normal nos musicais. O ponto forte deste filme, juntamente com as interpretações, são os momentos musicais. Salvo um ou dois, todos eles estão muito bons. Em suma, é um filme de grande qualidade, embora tenham havido musicais que eu gostei mais.
Classificação: 15


Esta semana estreia "Ghost Rider" (um filme de ficção com Nicolas Cage e Eva Mendes), "O Bom Alemão" (um drama de guerra realizado por Steven Soderbergh com George Clooney, Cate Blanchett e Tobey Maguire), "O Mundo Encantado de Beatrix Potter" (um drama com Renée Zellweger, Ewan McGregor e Emily Watson), "Pulse" (filme de terror), "Brava Dança" (um documentário português) e "A Maldição da Flor Dourada" (um filme de acção com produção de Hong Kong e Chinesa).


Esta semana devo ir ver, finalmente, "O Diamante de Sangue" e talvez "Ghost Rider".
Bom cinema ;)

terça-feira, março 06, 2007

Apito dourado

Parece que afinal em Portugal ainda há gente de coragem. Vão todos a tribunal! Agora falta juntar todas as provas e condenar todos os culpados. Estranho é não estar entre os suspeitos Pinto da Costa. Não é que eu me importe muito... mas que ele faz muitas trafulhices isso é certinho direitinho.

quinta-feira, março 01, 2007

Cinema: semana de 22/2 a 28/2

Esta semana fui ver "Rocky Balboa" e "O Bom Pastor".

"Rocky Balboa" é o 6º filme da saga Rocky protagonizado por Sylvester Stallone.
Passaram muitos anos desde que Rocky Balboa esteve num ringue. A sua esposa Adrian morreu de cancro e ele e o seu filho, Rocky Jr., vivem separados. Rocky gere um restaurante e as pessoas aparecem apenas para ouvir as suas histórias de boxe. Mas a sua vida tranquila muda quando um canal de tv desportivo apresenta um combate virtual entre Rocky e o actual campeão de boxe – Mason “The Line” Dixon – e revela que Rocky venceria. O combate virtual cria um grande impacto na comunicação social e é oferecida a Rocky a oportunidade de combater com o actual campeão. Com a ajuda do seu amigo Paulie e o seu antigo treinador, Duke, Rocky entra no ringue para o seu último combate e liberta-se dos demónios que o atormentam desde que a sua mulher morreu.
Sylvester Stallone volta a encarnar a sua melhor personagem de sempre do cinema e fá-lo outra vez muito bem. O filme tem um argumento bastante básico mas está interessante a forma como Rocky lida com o envelhecimento. As interpretações estão muito bem conseguidas e a realização está bastante positiva. Penso que alguns dos diálogos podiam estar melhor mas aceitam-me para o tipo de filme que é. Um bom regresso do Rocky.
Classificação: 15

"O Bom Pastor" é um filme de espionagem com Matt Damon, no papel central, Angelina Jolie, Alec Baldwin, Robert De Niro, William Hurt, entre outras grandes estrelas.
Edward Wilson (Matt Damon) é um homem que percebe o valor da discrição. Ainda estudante em Yale, Wilson é recrutado para a sociedade secreta Skull and Bones, uma irmandade para criar os futuros líderes mundiais. O seu pensamento acutilante, reputação imaculada, e crença nos valores americanos levam-no a trabalhar para os OSS, o percursor da CIA, durante a Segunda Guerra Mundial. Os seus métodos começam a fazer parte das operações da organização, e Wilson torna-se um veterano indispensável. Mas a sua dedicação ao país e ao trabalho tem custos cada vez maiores.
Robert De Niro tem aqui a sua 2ª realização, realização esta de muito bom nível. Pena é talvez alguns pontos não muito bons no seu filme. Para começar penso que o argumento podia estar bastante melhor. Tem partes em que o filme está bastante confuso, com muitas coisas que ficam por explicar, muitas delas talvez por não ter mesmo explicação. A ausência de suspense, num filme como este, é uma falha grave que, na minha opinião, é mais culpa do fraco argumento do que da realização. Outro ponto negativo é a caracterização. O filme está sempre a saltar de décadas e praticamente não se nota a diferença de idades das personagens. A excessiva duração do filme é, também, um dos aspectos negativos. Mas nem tudo é mau. As interpretações são de bom nível, nomeadamente as das personagens mais secundários. Matt Damon poderia estar melhor. Apesar de tudo é um razoável filme de espionagem.
Classificação: 14

Esta semana estreia "Dreamgirls" (um musical que ganhou 2 óscares, com Jamie Foxx, Eddie Murphy, Beyoncé Knowles, Danny Glover e Jennifer Hudson), "O Labirinto do Fauno" (um drama de produção espanhola, mexicana e norte-americana com realização de Guillermo del Toro) e "Diário de um Escândalo" (um drama com Judi Dench, Cate Blanchett, e Bill Nighy).

"Dreamgirls" é o filme da semana, sem dúvida, e é o único que eu vou ver destes 3. Mas os outros 2 receberam igualmente criticas muito positivas. Portanto aconselho os 3.

Bom cinema :)