quinta-feira, maio 07, 2009

Cinema: semana de 30/04 a 06/05

Esta semana fui ver "S1nais do Futuro" e "A Organização".

"S1nais do Futuro" é um thriller de ficção científica com Nicolas Cage no principal papel.
Em 1958, como parte de uma cerimónia de uma escola, um grupo de alunos faz alguns desenhos para serem guardados numa cápsula do tempo. 50 anos depois, uma nova geração de estudantes, ao abrir o conteúdo da cápsula, descobre uma folha cheia de números aparentemente aleatórios. A sequência numérica é finalmente descodificada e, em choque, descobrem que os números correspondem a datas de todas as grandes tragédias dos últimos 50 anos. E algumas catástrofes ainda não sucederam.
No final do filme, o que uma pessoa relembra mais facilmente é os magníficos efeitos especiais. São poucos mas extraordinários. Parecem completamente reais. Para além disso, o filme tem um argumento bastante positivo, denotando algumas falhas apenas na parte mais final do filme. As interpretações são de bom nível e a realização de boa qualidade. A montagem do filme também foi bastante feliz. O filme corre a bom ritmo e, assim, consegue ser um filme bastante interessante. A ver, excepto por aqueles que acham os filmes de ficção científica ridículos.
Classificação: 7

"A Organização" é um thriller com Clive Owen e Naomi Watts nos principais papéis.
O enredo gira em torno da trajetória de um agente da Interpol (Clive Owen) na caça a um banqueiro suspeito por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, armas e práticas de terrorismo. Naomi Watts é a promotora de justiça de Manhattan que o auxilia na demanda.
No fim do visionamento do filme fica a sensação que com um bocado mais de cuidado e, especialmente, trabalho, poderia ter sido um filme muito melhor do que o que foi. Clive Owen tem, neste filme, mais um grande papel. A personagem dele é bastante sólida, o que também ajuda. Pelo contrário, a personagem de Naomi Watts praticamente não existe. No início prometia muito mas nunca passou disso. A personagem dela foi perdendo cada vez mais importância (que nunca chegou a ser muita). Relativamente ao argumento, procurou-se criar algo de muito complexo o que nem sempre significa qualidade. E realmente isso verificou-se. Apesar de não ser mau, faltou alguma consistência em determinados aspectos. As cenas de acção deveriam ter sido melhores e em maior número. A única cena de acção de registar aconteceu mais ou menos a meio do filme e, essa sim, foi de grande qualidade. Para além de ter sido bem filmada, o cenário criado também foi uma feliz escolha. Em suma, um filme razoável, que vale, essencialmente, pela interpretação de Clive Owen e pela cena de acção referida acima. Apesar de não ter sido má, a história poderia e deveria ter sido melhor contada.
Classificação: 7

Hoje estreiam 5 filmes:
  • "Star Trek", um filme de ficção com a participação, entre outros, de Eric Bana, Winona Ryder ou Chris Pine.
  • "Tyson", um documentário sobre a vida do boxeur de Mike Tyson.
  • "A Zona", um drama português.
  • "As Operações SAAL", um documentário português.
  • "Cidade dos Homens", um drama brasileiro.

Numa semana em que nas estreias predomina a língua portuguesa, "Star Trek" é a grande estreia da semana.

Bom cinema :)

Sem comentários: