quinta-feira, maio 21, 2009

Cinema: semana de 14/05 a 20/05

Esta semana fui ver "Anjos e Demónios" e "Star Trek".

"Anjos e Demónios" é um thriller com Tom Hanks no principal papel.
Que aterradora descoberta terá feito o Vaticano de modo a ter de pedir ajuda a Robert Langdon (Tom Hanks), o homem que descodificou o código mais controverso da História? Quando este descobre indícios do ressurgimento de uma antiga irmandade secreta conhecida como os Illuminati (a mais poderosa organização secreta na História) ele percebe que o maior inimigo desta organização - a Igreja Católica - pode estar em grande perigo. Langdon viaja para Roma, onde forma uma equipa com Vittoria Vetra (Ayelet Zurer), uma bela e enigmática cientista italiana, e os dois embarcam numa perigos aventura por criptas, catacumbas e catedrais desertas... eles são a única esperança do Vaticano.
Este filme é melhor que "O Código Da Vinci". Apesar de ter um argumento, se calhar, menos complexo, é bastante mais interessante. A acção do filme decorre a um ritmo bastante acelerado o que o torna muito mais interessante e mesmo empolgante. Tom Hanks é realmente um actor fora de série e apesar de não ter que exibir grandes dotes neste filme, muitas vezes é com papéis mais simples que se vê os grandes actores. Este é um desses casos. Simples e eficaz. De realçar também o desempenho de Ewan McGregor. Apesar de não gostar de muitos dos seus anteriores trabalhos, neste filme tenho que me render à evidência. Tem uma grande interpretação. Todo o cenário montado está também muito bom. Parece mesmo tudo real. O final algo inesperado também ajuda ao sucesso do filme. Em suma, por tudo isto que referi em cima, gostei bastante mais deste filme do que o primeiro. A não perder.
Classificação: 8


"Star Trek" é um filme de ficção científica com Chris Pine, Zachary Quinto, Winona Ryder, Jennifer Morrison, Eric Bana, entre outros.
Quando uma terrível força ameaça toda a humanidade, o destino da galáxia depende de dois rivais: James Kirk (Chris Pine), um rebelde do Iowa, e Spock (Zachary Quinto), que cresceu no planeta Vulcano mas que tem um passado meio humano. Os dois cadetes não podiam ser mais diferentes, mas o destino acabará por juntá-los numa missão: conduzir a mais poderosa nave alguma vez criada, o U.S.S. Enterprise, até onde nunca ninguém ousou ir antes.
Quase 43 anos após o 1º episódio na televisão americana, Star Trek regressa aos cinemas após algumas anteriores tentativas frustradas de trazer a série para a sala de cinema. Desta vez, parece que este filme fica mesmo para a história (seja ele bom ou mau). O argumento do filme está bastante bom. Para além de ser o típico filme de ficção científica com bastante acção e efeitos especiais, aparece aqui um humor algo atípico neste género de filmes mas que resultou muito bem. Os efeitos especiais estiveram presentes mas, sinceramente, desiludiram-me um pouco. Para um filme deste género em pleno século XXI, pedia-se maior espectacularidade. Os actores estiveram em bom plano, com actores bastante jovens que prometem. Penso que o principal problema do filme residiu na montagem. Há partes que não estão explicadas e que se trata no filme como se já tivesse acontecido ou já tivessem sido explicadas. Em suma, apesar dos razoáveis efeitos especiais, um bom filme de ficção científica, com bastante humor, acção e entretenimento quanto baste.
Classificação: 7


Hoje estreiam 5 filmes:
  • "À Noite, no Museu 2", o 2º filme desta saga comica com Ben Stiller no principal papel.
  • "Amazing Grace", um drama com Ioan Gruffudd e Romola Garai nos principais papéis.
  • "O Rei da Califórnia", uma comédia com Michael Douglas e Evan Rachel Wood nos papéis principais.
  • "Um Conto de Natal", uma comédia dramática francesa com Catherine Deneuve no principal papel.
  • "Os Mosconautas no Mundo da Lua", um filme de animação de produção belga.

A grande estreia da semana é o filme protagonizado por Ben Stiller. Para além de Stiller o filme conta ainda com participações de Robin Williams e Owen Wilson.

Bom cinema ;)

Sem comentários: