quinta-feira, outubro 02, 2008

Cinema: semana de 25/09 a 01/10

Esta semana fui ver "Não Te Metas Com o Zohan", "Tempestade Tropical" e "Destruir depois de ler".

"Não Te Metas Com o Zohan" é uma comédia com Adam Sandler no principal papel.
Lavar. Secar. Salvar o mundo. Em «Não te Metas com o Zohan», Sandler é Zohan, um comando Israelita que simula a sua própria morte, de forma a perseguir um sonho: tornar-se no cabeleireiro mais famoso de Nova Iorque.
Adam Sandler já provou várias vezes ser um bom actor. Neste filme conseguiu-o provar mais uma vez. Como já é costume, Sandler reuniu alguns dos seus fiéis amigos, tais como o sempre presente Rob Schneider, John Turturro e até John McEnroe, que depois de ter uma breve participação em "Mr. Deeds" volta a fazer uma perninha no mundo do cinema. O filme tem um argumento engraçado, com muitas cenas cómicas bastante inspiradas, com interpretações dos actores geniais para este tipo de filmes, e até houve tempo para um pouco de romance. As piadas políticas e sociais foram uma constante e quase todas bem apropriadas. Em suma, é um filme que diverte qualquer um.
Classificação: 8


"Tempestade Tropical" é uma comédia com Ben Stiller, Robert Downey Jr. e Jack Black nos principais papéis, e Nick Nolte, Matthew McConaughey e Tom Cruise em papéis mais secundários.
Um grupo de actores egocêntricos propõe-se fazer o filme de guerra mais caro de sempre. Quando os custos disparam, o estúdio é obrigado a cancelar o filme, mas o frustrado realizador recusa-se a parar as filmagens e leva o seu elenco para as florestas do Sudeste Asiático, onde encontram vilões a sério.
Esperava um pouco mais deste filme. Temos interpretações brilhantes de Robert Downey Jr. e, surpreendentemente, Tom Cruise. De resto, foram actores todos eles sobejamente conhecidos mas com interpretações banais. O argumento partiu de uma premissa interessante: gozar com Hollywood. Na primeira meia hora de filme isso até estava a ser conseguido mas depois... parece que tiveram que parar para pensar o que iam fazer a seguir. O filme perde imenso pela falta de ritmo que, a certa altura, acontece, sem se saber muito bem porquê. Confesso que cheguei a adormecer em algumas partes do filme. Isto num filme cómico como este não deveria ser possível acontecer. O final do filme compensa um bocado a falta de ritmo no meio, e temos acção quanto baste. Boa acção. Relativamente à parte cómica, tem partes que foram muito bem conseguidas. No entanto, há outras partes que as piadas não tiveram piada nenhuma. Mas, felizmente, não foram muitas. Em suma, temos um filme com humor inteligente quase sempre bem conseguido, mas com pouco ritmo em determinadas alturas do filme. De qualquer forma, para quem gosta deste tipo de humor, parece um filme a não perder.
Classificação: 7


"Destruir Depois de Ler" é uma comédia com Brad Pitt, George Clooney, John Malkovich, Tilda Swinton, Richard Jenkins e Frances McDormand. Fui ver este filme em ante-estreia.
Após ter sido despedido, um ex-agente da CIA (John Malkovich) decide escrever as suas memórias documentando segredos do governo mas, durante as partilhas do divórcio, a sua ex-mulher (Tilda Swinton) rouba-lhe um disco com o único exemplar do manuscrito. Por engano, esse mesmo disco cai nas mãos de dois empregados de um ginásio (Brad Pitt e Frances McDormand), um homem e uma mulher sem escrúpulos, que tencionam explorar ao máximo a sua descoberta, vendendo a informação de forma a poderem pagar uma cirurgia plástica. É então chamado um agente da CIA (George Clooney) para resolver o caso... custe o que custar.
Aqui está um filme, na minha opinião, candidato aos óscares. Realização soberba dos irmãos Coen, interpretações fantásticas de George Clooney, Frances McDormand, Brad Pitt, John Malkovich e Tilda Swinton e argumento complexo mas de alta qualidade. O filme tem cenas com imensa piada que só conseguem ter essa piada por situações criadas ao longo do filme. O auge do humor é interpretado por J.K. Simmons (perfeito para o papel) em duas cenas que têm piada pelo ridículo das situações criadas. No entanto, embora o argumento seja de grande qualidade, não tem grandes motivos de interesse, pelo menos para mim. Apesar do filme ser engraçado e dar gosto ver as brilhantes interpretações dos actores e a excelente realização dos irmãos Coen, falta algo mais ao filme. De qualquer forma, estamos perante um grande filme.
Classificação: 8


Hoje estreiam 4 filmes:
  • "Destruir Depois de Ler", uma comédia dos irmãos Coen com Brad Pitt, George Clooney, John Malkovich, Tilda Swinton, Richard Jenkins e Frances McDormand.
  • "Quando Viste o Teu Pai Pela Última Vez?", um drama com Colin Firth.
  • "A Promessa", um drama de ficção e acção com produção chinesa, japonesa, sul-coreana e de Hong-Kong.
  • "Yella", um thriller alemão.

A estreia da semana é, claro está, "Destruir Depois de Ler". Uma brilhante comédia, cheia de actores conhecidos e de grande qualidade, com uma realização também ela brilhante dos irmão Coen.

Bom cinema ;)

Sem comentários: