quinta-feira, setembro 11, 2008

Cinema: semana de 04/09 a 10/09

Esta semana fui ver "Mamma Mia!" e "Pequeno Grande Dave".

"Mamma Mia!" é uma comédia musical com Meryl Streep, Amanda Seyfried, Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan e Colin Firth.
Uma mãe solteira, independente, que tem um pequeno hotel numa idílica ilha grega, Donna (Meryl Streep), está prestes a ter de deixar partir Sophie (Amanda Seyfried), a filha que criou sozinha. Para o casamento de Sophie, Donna convidou duas das suas melhores amigas - a prática e hilariante Rosie (Julie Walters) e a multi-divorciada Tanya (Christine Baranski) - as quais pertenciam à sua banda de outrora, «Donna and the Dynamos». Mas Sophie, secretamente, também convidou três pessoas. Na tentativa de encontrar o seu pai, ao qual estaria destinado levar a noiva ao altar, ela convidou três dos homens do passado de Donna. Em cerca de 24 horas mágicas e caóticas, surgirão novos romances e renascerão antigos, naquela que parece a ilha de todas as possibilidades.
As músicas dos Abba ainda hoje são cantadas em todo o mundo e, por isso, não é de estranhar o aparecimento de um filme quase todo dedicado às músicas do grupo sueco. Eu sou um grande fã dos Abba e gosto de quase todas as músicas que entraram no filme (e não foram assim tão poucas). Portanto, era difícil não gostar do filme e, de facto, adorei. O argumento do filme não é nada de especial. Mas conseguir fazer com que as cenas se enquadrem perfeitamente nas músicas não se vê em todos os musicais, especialmente aqueles que são baseadas em músicas já existentes. Meryl Streep tem aqui mais uma brilhante interpretação. Incrível como é que uma mulher com 59 anos consegue fazer o que ela fez neste filme. Canta, dança, salta e de que maneira. É certa mais uma nomeação para os óscares. Relativamente ao restante elenco... Amanda Seyfreid tem uma voz incrível e tem aqui também uma boa interpretação. Do trio formado por Colin Firth, Pierce Brosnan e Stellan Skarsgard dá ideia que Stellan foi uma 2ª ou 3º escolha para o papel, enquanto que Pierce Brosnan foi escolhido pelo nome e qualidade que tem a interpretar mas certamente não pelos seus dotes vocais. De todos era o pior em termos musicais. As coreografias estavam muito bem elaboradas, sem os grandes exageros que são comuns na maior parte dos musicais. O único ponto não tão positivo, especialmente no início do filme, é o facto de se notar excessivamente o playback. De resto, um filme cheio de boa disposição, grande qualidade e certamente com algumas nomeações para os próximos óscares. Adorei.
Classificação: 9


"Pequeno Grande Dave" é uma comédia com Eddie Murphy no principal papel.
Procurando uma forma de salvar o seu mundo condenado, uma tripulação de extra-terrestres minúsculos, parecidos com os humanos, chega à Terra num disfarce perfeito: uma nave espacial disfarçada de um homem perfeitamente normal (que é parecido com o comandante da nave). Com cada um dos membros miniatura responsáveis por comandar uma parte do corpo, a tripulação embarca numa aventura em Manhattan onde encontra uma família que lhes ensina uma ou duas coisas sobre a humanidade.
Um filme que no início parecia que ia ser uma valente porcaria até acabou por ser bastante bom. Já se sabe que Eddie Murphy é genial em papéis cómicos, no entanto, não tem tido sorte com os filmes que tem feito ultimamente. Num filme com muita ficção, com um argumento demasiado fácil e previsível, algumas das cenas cómicas estão geniais e conseguem arrancar muitas e boas gargalhadas do público. O problema (ou não) é que deste filme é só isso que se pode tirar. No entanto, para mim, já não é mau.
Classificação: 7


Hoje estreiam 4 filmes:
  • "Não te Metas com o Zohan", uma comédia com Adam Sandler no principal papel.
  • "Antes que o Diabo Saiba que Morreste", um thriller com Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke.
  • "O Ar que Respiramos", um drama romântico com Sarah Michelle Gellar, Kevin Bacon, Brendan Fraser, Forest Whitaker, Andy Garcia, entre outros.
  • "A Solidão", um drama espanhol.

A grande estreia da semana parece ser o filme protagonizado por Adam Sandler. Parece ser hilariante.

Bom cinema ;)

3 comentários:

Roberto Simões disse...

Visita já

http://cineroad.blogspot.com/

Anónimo disse...

Concordo com a opinião sobre o musical dos ABBA, da qual muitas pessoas que não eram nascidas nos seus grandes tempos, terão agora uma excelente oportunidade para disfrutar de algumas suas musicas

Adorei também

Por acaso não sabes se o filme português
"Aquele querido mês de Agosto" já passou ou irá passar em Brg ou perto?

Precisamos de cinéfilos assim
Parabéns pelo blog!

Abraço



Abraço

Pedro Fonseca disse...

"Aquele querido mês de Agosto" estreou em Portugal no dia 21 de Agosto. Sei que ainda não veio para Braga, e como já estreou há mais de 1 mês duvido que venha...

Abraço