domingo, janeiro 27, 2008

Sistema de controlo de assiduidade nos hospitais

Nos últimos tempos, foi introduzido um novo sistema de controlo de assiduidade em muitos dos hospitais do nosso país.
Este sistema consiste na leitura de dados biométricos que permite o registo das horas de entrada e de saída de todos os funcionários e funciona através da comparação da impressão digital do trabalhador com os dados biométricos constantes do cartão, previamente recolhidos.

Desta forma, acabaram com a auto-gestão por parte dos vários serviços do hospital e todos os funcionários têm que cumprir o seu horário de trabalho, independentemente das necessidades do serviço onde trabalham.

Até aqui os médicos, por exemplo, podiam conjugar os seus horários de forma a que pudessem tirar o máximo partido quer da sua vida pessoal quer no próprio trabalho. Com este novo sistema quem perde são os 2.

Para além disso, este sistema faz com que muitos dos funcionários dos hospitais vão trabalhar algo contrariados por causa destes horários tão restritivos. Muitos deles, vão para o hospital, registam a sua chegada e vão para o café do hospital e passam lá manhãs e tardes.
Só por aqui já se vê que este sistema não é garante nenhum da qualidade dos serviços prestados nos hospitais.

Os serviços, liderados pelo respectivo chefe, têm que ser capazes de fazer a gestão do seu próprio serviço, pois só eles sabem o que é melhor para o serviço funcionar da melhor maneira possível.
Com este novo sistema de controlo de assiduidade só se garante que os funcionários não faltam e que chegam a horas. Não se garante qualquer melhoria nos serviços prestados.

1 comentário:

Espinha disse...

Cada vez mais a Saúde é um negócio e este sistema é a prova disso mesmo. Todos os profissionais de saúde sao agora meros operários de uma indústria que se prima pela produtividade e pelo lucro, resultado da crescente privatização dos serviços de saúde a nível nacional. Objectivos: redução das horas extraordinárias e controlo do pessoal que, por este método, se obriga a permanecer no local de trabalho para "picar o ponto".