quinta-feira, janeiro 24, 2008

Cinema: semana de 17/1 a 23/1

Esta semana fui ver "Saw 4" e "Expiação".

"Saw 4" é o 4º filme desta saga de terror.
Jigsaw ainda persegue os vivos em Saw IV, forçando-os a apreciar a vida ou encarar a morte. Como uma continuação de Saw III, Jeff deve encontrar a sua filha e escapar do prédio onde ambos estão confinados e prestes a morrer. Depois de encontrar outra fita de Jigsaw, Jeff percebe que pode haver uma nova peça nos Jogos Mortais, que ele deve decifar antes que seja tarde demais.
Incrível como ainda consegue haver imaginação para continuar esta saga. Por vezes, quando se fazem várias sequelas, perde-se alguma qualidade. Não foi o que aconteceu com estes "Saw". Este "Saw 4" se não foi o melhor é, sem dúvida, um dos melhores. Apesar de ter uma história mais complicada, com algum tempo a pensar e com alguma inteligência, consegue-se perceber o enredo e tudo faz, genialmente, sentido. Talvez devido a essa história mais complexa, o filme consegue não desiludir os fiéis fãs que estão sempre à espera de melhor, ou pelo menos igual. A realização e, especialmente a montagem, continuam excelentes. As interpretações igualmente de grande qualidade. O argumento, como já disse, está também muito bom. Em suma, um dos melhores desta saga, a não perder.
Classificação: 8

"Expiação" é um drama romântico com Keira Knightley, James McAvoy e Saoirse Ronan.
Em 1935, uma escritora de 13 anos, Briony Tallis (Saoirse Ronan), e a sua família vivem uma vida de riqueza e privilégios na sua ostentosa mansão. No dia mais quente do ano, gera-se uma atmosfera asfixiante, por culpa da ágil imaginação de Briony. Robbie Turner (McAvoy), o filho do mordomo, vive apaixonado pela irmã de Briony, Cecilia (Knightley) e basta apenas uma faísca para a relação se tornar mais forte. Quando isso acontece, Briony - que tem um fraquinho por Robbie - sente-se no direito de interferir, resolvendo acusá-lo de um crime que não cometeu. Cecilia e Robbie declaram-se, mas ele é preso - e em conjunto com a falsa testemunha Briony, o rumo destas três vidas é alterado para sempre. Briony tenta encontrar o perdão pelo erro infantil e através de um acto terrivelmente imaginativo, encontra um caminho para a redenção, e compreensão daquele tipo de amor que perdura.
Aqui está um filme que correspondeu inteiramente às minhas expectativas. Sabendo que este ia ser um filme muito ao género de "Orgulho e Preconceito", embora sem a parte dita de comédia, era fácil adivinhar o que aí vinha. Um filme muito aborrecido, com boas interpretações e realização (para quê o insistente barulho das moscas?), boa fotografia e um argumento simples e, repito, muito, muito aborrecido. O filme tem qualidade, não há dúvida. Agora, daí até ganhar o globo de ouro para melhor filme e arriscar-se a ganhar o óscar também de melhor filme... Em suma, qualidade inegável em termos cinematográficos, mas uma nulidade em entretenimento.
Classificação: 7

Esta semana estreiam 7 filmes:
  • "Cloverfield", um grande filme de ficção com actores ainda desconhecidos tais como Michael Stahl-David, Mike Vogel ou Lizzy Caplan.
  • "O Banquete do Amor", um drama romântico com Morgan Freeman no principal papel.
  • "O Comboio das 3 e 10", um western com Russell Crowe e Christian Bale nos papéis principais.
  • "The Darjeeling Limited", uma comédia com Owen Wilson, Adrien Brody, Bill Murray, Anjelica Huston, Natalie Portman, entre outros.
  • "Detenção Secreta", um thriller dramático com Jake Gyllenhaal e Reese Witherspoon nos principais papéis e com Alan Arkin e Meryl Streep em papéis mais secundários.
  • "Daqui P'rá Frente", um drama português com Adelaide de Sousa.
  • "Enfim, Juntos", um drama romântico francês.

As estreias da semana vão sem dúvida para dois filmes: "Cloverfield" e o western com Russell Crowe e Christian Bale. Devem ser, sem dúvida, 2 grandes filmes. Mas esta semana, opções é o que não falta...

Bom cinema ;)

1 comentário:

Gisela disse...

Gostei do filme Expiação, tem sem dúvida imagens que impressionam...
Só é um pouco parado! Se virem vão perceber do que falo.