quinta-feira, setembro 27, 2007

Cinema: semana de 20/9 a 26/9

Esta semana fui ver "Ultimato" e "Ratatui".

"Ultimato" é o terceiro filme desta saga com Matt Damon no papel central.
Neste novo capítulo, Bourne ira perseguir o seu passado para poder encontrar um futuro. Na demanda pela sua identidade, Bourne terá de viajar até Moscovo, Paris, Madrid, Londres, Tangier e Nova Iorque... tendo sempre de se desembaraçar de polícias, agentes federais e agentes da Interpol nas suas constantes investidas para o travar.
E no terceiro filme todos (ou quase todos) os mistérios se desvendam. Matt Damon está completamente à vontade como Jason Bourne. Tem uma interpretação fantástica. O argumento está bastante melhor que os outros dois filmes. As personagens dão-se muito mais a conhecer, tem acção non stop, perseguições e lutas muito bem conseguidas sem falar na feliz escolha dos "cenários" em várias cidades europeias. O único senão vai para a realização de Paul Greengrass. O seu estilo "muito tremido" não me cativa. Sem isso o filme seria ainda melhor, embora talvez comprenda que sem essa tremideira fosse, de certa forma, difícil fazer algumas das cenas mais «mexidas». De qualquer forma, para mim, é o melhor da triologia.
Classificação: 15

"Ratatui" é um filme animado.
No mundo dos ratos, Remy está destinado a uma vida de um simples "detector de veneno" utilizando o seu talento único para seleccionar o lixo "seguro" para a sua família comer. Mas considera-se um criador. Quando não está à procura dos restos de comida gourmet, está ocupado a estudar com a máxima atenção o seu bem mais precioso, o já gasto livro de culinária do magnífico chefe de cozinha, o falecido Chefe Auguste Gusteau. Quando o destino o faz literalmente cair na cozinha de Gusteau, no restaurante mundialmente famoso do seu ídolo em Paris, Remy vive o seu sonho de cozinhar, embora de forma pouco convencional, numa cozinha de verdade.
Em termos de animação tecnológica o filme está fenomenal. Vê-se que não há nada feito ao acaso. Todos os pequenos pormenores foram vistos e revistos com toda a atenção. Em termos de argumento o filme está igualmente muito bom. As vozes (portuguesas) não foram brilhantes mas também não estiveram mal. Embora não saiba como seria o original, penso que as falas poderiam ter estado melhores. O que faltou também neste filme foi maior dose de humor. Não é que não existisse, mas realmente penso que seria muito melhor se aliassem o grande argumento a umas piadas bem metidas no contexto. De qualquer forma é o melhor filme de animação do ano.
Classificação: 16

Esta semana estreiam 6 filmes:
  • "Stardust", uma aventura fantástica com Robert De Niro, Sienna Miller, Michelle Pfeiffer, Rupert Everett, Peter O'Toole, Ian McKellen, entre outros.
  • "Sem Reserva", uma comédia romântica com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart nos principais papéis.
  • "Vigilante", um thriller com Joseph Gordon-Levitt no papel principal.
  • "1408", um thriller de terror com John Cusack e Samuel L. Jackson nos papéis principais.
  • "Fay Grim", mais um thriller, mas desta vez com co-produção alemã.
  • "Pintar ou Fazer Amor", uma comédia francesa.

Para mim, a estreia da semana é "Stardust". Grande elenco e, parece, grande história. A ver vamos.

Bom cinema ;)

Sem comentários: