quinta-feira, agosto 30, 2007

Cinema: semana de 23/8 a 29/8

Esta semana fui ver "Evan, O Todo Poderoso", "Paranóia" e "A Face Oculta de Mr. Brooks".

"Evan, O Todo Poderoso" é uma comédia com Steve Carell e Morgan Freeman nos principais papéis.
Acabado ser eleito para o Congresso, Evan (Carell) parte com a família para os subúrbios da Virgínia do Norte. Mas, ao chegar lá, a sua vida é virada do avesso quando Deus (Freeman) lhe aparece misteriosamente com instruções para construir uma arca. Perante tal desígnio, a sua família não consegue perceber se Evan está a passar por uma extraordinária crise de meia idade ou se tem entre mãos algo de proporções verdadeiramente bíblicas...
Depois de ver alguns trailers deste filme era mesmo isto que estava à espera. Este filme não tem nada a ver com o anterior. Desde o tema, até ao próprio humor. Morgan Freeman mantém-se igual a si próprio e abrilhanta cada cena em que aparece. Steve Carell também não se pode dizer que esteve mal, mas talvez pudesse ter estado melhor caso tivesse a colaboração do argumento e do papel que foi escrito para ele. Realmente o argumento está bastante mais fraco que o anterior. Nota-se que este é um filme mais dirigido para os mais novos embora os graúdos também possam gostar do filme. Não são muitas, mas volta e meia lá aparece uma piada mais construída. O filme cumpre em divertir o espectador embora se pedisse mais, especialmente depois de um "Bruce, o Todo-Poderoso".
Classificação: 14

"Paranóia" é um thriller Shia LaBeouf no principal papel e Carrie-Anne Moss e David Morse num papel mais secundário.
Kale (LaBeouf) tem a vida que muitos adolescentes invejariam - os seus dias resumem-se a jogar computador, navegar na internet, comer fast-food e ver televisão. E, para culminar, Ashley, uma rapariga atraente, acaba de se mudar para a casa ao lado. Só há um problema: Kale está em prisão domiciliária depois de ter agredido um professor por mencionar o nome do seu pai, morto num acidente automóvel, e não pode portanto sair de casa. Fechado em casa, Kale - e mais tarde também Ashley - começa a espiar os vizinhos. Tudo começa como um jogo, até que os dois começam a desconfiar que um dos vizinhos (Morse) é um serial killer.
Neste razoável thriller juvenil podemos encontrar um desempenho bastante positivo dos actores, onde se destaca o protagonista Shia LaBeouf mas também o "vilão" David Morse. O argumento está razoável. Pedia-se mais suspense a certa altura do enredo. Penso, também, que se deveria ter aprofundado mais certas personagens, tais como a desempenhada por Sarah Roemer. De qualquer forma é um filme que se vê muito bem, embora sem entusiasmar.
Classificação: 14

"A Face Oculta de Mr. Brooks" é um thriller com Kevin Costner, Demi Moore e William Hurt.
Um assassino profissional, entretanto retirado, é perseguido pelo seu alter-ego. Entretanto, um detective começa a trabalhar no caso de um serial killer que a levará até onde não pensava ser possível.
Para começar, Kevin Costner tem aqui uma das melhores interpretações dos últimos anos. Aliás, esta interpretação, juntamente com a de William Hurt, é a base que sustenta este filme. O argumento não é nada de especial, assim como a realização. Pedia-se, talvez, um desfecho mais imprevisível, que é costume neste tipo de filmes. Para além disso, os outros actores não tiveram desempenhos por aí além, como é o caso de Demi Moore. Como a sua personagem é uma das mais importantes, certamente que o filme ficaria a ganhar e muito com uma actriz de nível superior. Demi Moore será sempre uma actriz muito mediocre. No entanto, para quem é fã incondicional deste género de filmes convém não perder.
Classificação: 14

Hoje estreiam 5 filmes:
  • "Quico - O Pequeno Herói", uma aventura animada que na versão portuguesa conta, por exemplo, com a voz de Rui Unas.
  • "O Motel", um thriller de terror com Kate Beckinsale e Luke Wilson nos principais papéis.
  • "Declaro-vos Marido... E Marido", uma comédia com Adam Sandler, Kevin James e Jessica Biel nos papéis principais.
  • "Mimzy, A Chave do Futuro", um drama fantástico que conta com a participação de Michael Clarke Duncan.
  • "A Porta da Fortuna", um drama de produção italiana, alemã e francesa.

O filme do Adam Sandler deve ser muito bom, mas também estou com alguma expectativa para ver "O Motel". São as duas grandes estreias da semana.

Bom cinema ;)

Sem comentários: