domingo, julho 01, 2007

Jogo de Gestão

O IPAM – Marketing School for Business e o semanário SOL organizam o Jogo de Gestão 2007, o exercício de simulação mais completo concebido para a formação e entretenimento na área da gestão empresarial.

Pois é. Esse jogo de gestão começou há cerca de 3 meses e adivinhem... nós estamos na final!!

Nós quem? Eu, finalista da licenciatura em economia na Universidade do Minho (faltam 3 cadeiras para acabar), Miguel Pereira, estudante do 2º ano do curso de engenharia de comunicações e Hugo Batista, licenciado em economia pela Universidade do Minho. Nós os 3 começamos esta aventura há 3 meses. Como nós, também o fizeram mais 750 equipas, apesar de só chegarem à última etapa pouco mais que 120.

Terça e quarta-feira estaremos em Lisboa a disputar as finais. Apenas 6 equipas vão disputar a tão desejada final e nós vamos lá estar, elevando bem alto o nome da Universidade do Minho e em especial o departamento de economia (que nem faz ideia que está a ser representada neste jogo de gestão). Se quiserem procurar pelo Sol, podem procurar uma equipa com o nome de Uni. Minho 2. Somos nós.

Mas afinal o que é mesmo este jogo de gestão? Deve ser algo muito simples, não?

O Jogo de Gestão é acima de tudo um programa de formação e treino na área de gestão que permite melhorar as competências e capacidades de gestão de estudantes e profissionais no activo."

"O Jogo de Gestão 2007 oferece a possibilidade tangível dos profissionais no activo e os estudantes universitário demonstrarem as suas reais capacidades de liderança e decisão num cenário complexo e altamente competitivo, muito similar à realidade empresarial."

"A competição desenrola-se com base na utilização de um simulador empresarial."

"Uma pessoa pode demorar muitos anos para demonstrar que é capaz de desempenhar uma função de gestão e de liderança. Através do Jogo de Gestão 2007 terás a oportunidade de dirigir uma empresa real sem o risco do desastre económico.
Os profissionais e os universitários podem usar simuladores de gestão como um laboratório de ensaio ao mais alto nível, permitindo ao participante preparar-se para ser testado nas questões essenciais de direcção geral e gestão de empresas.
Esta ferramenta foi concebida como uma emulação real dos elementos que intervêm na planificação e execução de planos de negócios.
O Jogo de Gestão é capaz de reproduzir a realidade empresarial e, nele, os participantes (equipas) devem ser capazes de tomar decisões, mais de 300, para cada plano de gestão.
Este esforço enriquecedor do simulador assenta no facto de que a realidade dos negócios é altamente complexa e dessa forma as equipas devem ser capazes de valorizar o maior número de aspectos e decisões possíveis.
O resultado obtido pelas equipas participantes depende, em grande medida, da política e das decisões que a concorrência (equipas rivais) vai tomando. Tal como na vida real.

Como vêem, não é nada de muito simples. Aliás, para chegar à final desta "brincadeira" foram precisas horas e horas durante semanas e semanas até às tantas da madrugada. Sim, muito trabalho mesmo.
No meu caso, esse trabalho não foi tão custoso por ter sido feito com os meus 2 melhores amigos. Talvez resida aí uma parte do sucesso alcançado. Outra parte é, talvez, o facto de nós nos completarmos em termos de habilidades. Cada um de nós tem capacidades e "especialidades" diferentes existindo, portanto, uma grande complementaridade fundamental para alcançar o sucesso neste complexo jogo de gestão. Nós os 3 formamos mesmo uma grande equipa.

Portanto, amanhã vou para Lisboa e na terça e quarta vou estar aqui.


Até ao nosso regresso e espero que com a novidade de um bom trabalho efectuado e, se possível, com a respectiva vitória.

8 comentários:

Bruno Costa disse...

Boa sorte.

Pedro Fonseca disse...

Obrigado ;)

zetrolha disse...

Que luxo...vais a Lisboa buscar o diploma de desempregado!

Pedro Fonseca disse...

Essa não percebi

Gisela disse...

Espero que a viagem esteja a correr bem e k tragam no mínimo o segundo lugar!Lol.
E muitos parabéns pelo que já foi conseguido! Viva a Uni.Minho 2!! Força!!

Espinha disse...

Um diploma de desempregado?! Bem, um desempregado k tenha ganho um concurso destes nao ficará com esse estatuto por muito tempo... ;)

Irritadinha disse...

Ora, então boa sorte! E que venha o melhor resultado possivel.

Miguel Portela disse...

Nesta rounda so outra equipa além de nós deu lucro mas a diferença ainda foi maior XD