quinta-feira, julho 19, 2007

Cinema: semana de 12/7 a 18/7

Esta semana fui ver "Harry Potter e a Ordem da Fénix".

"Harry Potter e a Ordem da Fénix" é o 4º filme desta saga que conta com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson nos principais papéis. Para além destes actores, este filme conta com outras grandes estrelas do cinema britânico tais como Ralph Fiennes, David Thewlis, Alan Rickman, Maggie Smith, Imelda Staunton, Emma Thompson ou Michael Gambon.
Ao regressar a Hogwarts, Harry descobre que a maioria da comunidade de feiticeiros não acredita no seu encontro com Lorde Voldemort. Com o receio de que o Reitor Albus Dumbledore esteja a mentir sobre Voldemort para minar o seu poder, o Ministro da Magia, Cornelius Fudge, nomeia uma nova professora de Defesa contra as Artes Negras para vigiar Dumbledore e os estudantes de Hogwarts. Mas as aulas de Dolores Umbridge deixam os jovens feiticeiros incapazes de se defenderem das forças que ameaçam a comunidade... e Harry vai ter de os ajudar.
Para começar penso que o realizador fez um trabalho muito acima da média, assim como a equipa de argumentistas. Quem leu o livro certamente reparou em imensos pormenores que ficaram por explicar no filme. Para quem não leu o livro certamente não reparou que faltam pormenores por explicar. Isso, por si só, quer dizer alguma coisa. Era impossível transpor para a tela o maior livro de toda a saga Harry Potter. A única hipótese era fazer um filme com pelo menos 3 horas. Portanto, penso que o filme teve o essencial, o que o tornou com bastante ritmo. Perderam-se pormenores que estavam sempre presentes nos anteriores filmes mas penso que foi um mal necessário. Para além dos bons efeitos especiais, que já se tornou num hábito, neste filme destacam-se sobremaneira as interpretações por parte de alguns actores. À cabeça, Imelda Staunton, que interpreta a irritante Dolores Umbridge. Tem realmente uma interpretação completamente fantástica. Excepcional! Igualmente muito boa está Evanna Lynch no papel de Luna Lovegood. Consegue transpor para o filme tudo o que parecia no livro. Com o nível igualmente alto a que já nos habituou nos filmes anteriores está Rupert Grint, Ralph Fiennes e Alan Rickman. Michael Gambon (Dumbledore) é, mais uma vez, aquele que se afasta mais do personagem do livro. Em suma, tendo lido o livro e gostado, é normal ter pena de não estar presente na história do filme toda a história do livro. No entanto, compreendo perfeitamente esse facto. Mesmo assim, tendo em conta essas condicionantes, o filme está bastante bom e é, talvez, o melhor dos 4.
Classificação: 16

Hoje estreiam 4 filmes:
  • "À Prova de Morte", um thriller de Quentin Tarantino com Kurt Russell e Rosario Dawson nos principais papéis.
  • "Os Condenados", um thriller cheio de acção que conta com o actor britânico Vinnie Jones.
  • "Nem Contigo... Nem Sem Ti!", uma comédia romântica com Paul Rudd e Michelle Pfeiffer nos principais papéis.
  • "Alpha Dog", um drama com Justin Timberlake, Ben Foster, Sharon Stone, Bruce Willis, entre outros.

A estreia da semana é o filme do Quentin Tarantino. Promete muito. Vamos lá ver se cumpre...

Bom cinema ;)

5 comentários:

Gisela disse...

Concordo! Gostei mt do filme...
Só já ñ posso dizer se é o melhor, pq já ñ me lembro bem dos outros,lol.

Anónimo disse...

Concordo cntg! fui 2 vezes ao cine e adorei! Não é nada como ler o livro, mas este realizador fez um optimo trabalho. ainda bem que vai ficar para o proxima!E já agora, este é o 5º filme, não o 4º.( a menos k estejas a falar e realizadores)

Pedro Fonseca disse...

Desculpa mas este foi mesmo o 4º filme do Harry Potter ;)

DC disse...

H.P. e a Pedra Filosofal
H.P. e a Câmara dos Segredos
H.P. e o Prisioneiro de Azkaban
H.P. e o Cálice de Fogo
e finalmente
H.P. e a Ordem da Fénix
'Tá bom assim? A não ser seja o 4º filme do H.P. que vejas.

Pedro Fonseca disse...

Ops... é verdade. Eu estava a olhar para os livros que tenho e um (o 1º) está escondido por ser bastante mais fino que os outros. Desculpa.