segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Óscares

Foi o regresso dos óscares aos bons velhos tempos.
A apresentação este ano ficou entregue à apresentadora de televisão Ellen DeGeneres. Foi uma apresentação bastante sóbria, mas sempre com piada. O stand up inicial foi de boa qualidade embora sem ser tão hilariante como em anos anteriores. Durante o espectáculo teve umas intervenções muito boas, como por exemplo a entrega a Martin Scorsese de um argumento supostamente escrito por ela, ou o pedido a Steven Spielberg para tirar uma fotografia a ela e ao Clint Eastwood e depois pedir para repetir porque o enquadramento da primeira fotografia não tinha sido o melhor. Esta última especialmente foi genial.

Relativamente aos vencedores, não houve grandes surpresas no que respeita às principais categorias.
Helen Mirren confirmou o sem enorme favoritismo e ganhou o óscar de melhor actriz principal pelo seu papel em "The Queen".
Também já se esperava a vitória de Forest Whitaker para o óscar de melhor actor principal, pelo seu papel em "The Last King of Scotland".
Martin Scorsese ganhou o já esperado óscar para melhor realizador, que foi mais um prémio carreira, pois ele já realizou filmes melhores que este, embora a realização neste também tenha sido de boa qualidade.
Jennifer Hudson ganhou o óscar de melhor actriz secundária pelo seu papel em "Dreamgirls", ela que era igualmente favorita.
A minha única desilusão foi mesmo o facto de Eddie Murphy não ter ganho o óscar para melhor actor secundário. Aliás esta foi a grande surpresa da noite. O vencedor foi Alan Arkin pelo seu papel em "Little Miss Sunshine". Para além de Eddie Murphy, punha-se a hipótese de Mark Wahlberg em "The Departed" ou Djimon Hounsou em "Blood Diamond" ganharem mas Alan Arkin foi mesmo uma surpresa total.
O melhor filme do ano foi mesmo "The Departed" o que para mim foi uma meia surpresa. Estava à espera que ganhasse "Babel" mas depois de ver as vitórias de "The Departed" nas categorias de realização, argumento adaptado e edição já se esperava.

Foi uma emissão mais longa que o costume. Durou cerca de 4 horas mas foram 4 horas bem passadas, sem grandes tempos mortos, com bastante dinamismo.
Ellen DeGeneres deve voltar para o ano e se assim for está garantido mais uma boa noite dos óscares para o ano.

2 comentários:

Luís F disse...

A Cerimónia, para mim, reduziu-se a umas quantas fotos na imprensa e na net... nem o compacto vi. Mas também só vi 2 dos 5 filmes nomeados…

Pedro Fonseca disse...

Eu também só vi 2 dos 5 filmes nomeados para a categoria de melhor filme. Mas a cerimónia é sempre um grande espectáculo de televisão, e este ano recuperou-se o "espectáculo" que se estava a perder nos últimos anos.