quinta-feira, novembro 19, 2009

Cinema: semana de 12/11 a 18/11

Esta semana fui ver "2012".

"2012" é um drama de ficção com John Cusack no principal papel. O filme conta também com a participação de Woody Harrelson, Amanda Peet, Danny Glover, entre outros.
Alguns séculos atrás, os Maias deixaram-nos o seu calendário com uma data para o fim do Mundo. Desde então, os numerólogos encontraram padrões que prevêem esta catástrofe, os geólogos dizem que a Terra vai dar de si, e nem mesmo os cientistas do governo podem negar o cataclismo de proporções épicas que nos espera em 2012. Uma profecia que começou com os Maias já foi vastamente discutida, falada, desmontada e examinada. Em 2012, saberemos - Nós fomos avisados.
Obviamente que os efeitos especiais estão extraordinários, se bem que nos trailers aparecia muito mais do que se viu no filme. As cenas de destruição estão, de facto, fabulosas. No entanto, isso não chega para fazer um grande filme. A nível visual sem dúvida que chega mas um filme não se pode cingir a isso. Neste filme o argumento é básico mas o pior são as personagens do filme. Praticamente não existem. Se calhar o problema foi se preocuparem em demasia com os efeitos especiais. Esqueceram-se que o resto também tinha algum interesse. De qualquer forma, o filme consegue entreter apesar das suas 2 horas e meia de duração.
Classificação: 7

Hoje estreiam 7 filmes:
  • "Um Conto de Natal", um filme de animação com Jim Carrey a fazer diversas personagens
  • "Julie e Julia", um drama com Meryl Streep e Amy Adams nos principais papéis.
  • "O Milagre em Sant'Anna", um drama de guerra de produção americana e italiana que conta com a participação de John Turturro, John Leguizamo, John Hawkes, entre outros.
  • "Pandemia", um thriller de terror.
  • "Tetro", um drama de produção norte-americana, italiana, espanhola e argentina realizado por Francis Ford Coppola.
  • "Cliente", um drama francês.
  • "Ne Change Rien", um documentário de produção portuguesa e francesa.

Sem grandes estreias esta semana, destaco, talvez, o filme de animação de natal. Fora isso, filmes muito pouco comerciais.

Bom cinema ;)

Sem comentários: