segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Óscares 2007

Esta madrugada realizou-se a 80º gala da entrega dos óscares da academia. Jon Stewart apresentou pela 2ª vez esta gala e, mais uma vez, esteve à altura.

Fiquei desiludido logo no início com o vídeo de introdução. Costuma ser algo cómico e bastante inspirado. Este ano o vídeo foi um completo fracasso. Em vez de fazer algo divertido decidiram fazer um passeio pela cidade com imagens virtuais e reais de personagens de filmes dos últimos 80 anos. Completamente banal e, como tal, autêntica desilusão.

Passada esta primeira desilusão surge o apresentador da gala. Pode-se dizer que esteve ao seu nível. Teve uma introdução simples mas eficaz. Talvez tenha sido algo curta demais e abrangido poucos temas mas nos pontos em que tocou, Jon Stewart esteve hilariante. Durante a gala teve, como é normal, intervenções muito curtas mas brilhantes.

Relativamente aos óscares, não houveram grandes surpresas.
"Este País Não é Para Velhos" foi o grande vencedor ganhando 4 óscares: melhor filme, melhor realizador, melhor actor secundário e melhor argumento adaptado.
"Ultimato" ganhou todos os óscares para que foi nomeado (3): melhor montagem, melhor montagem de som e melhor mistura de som.
Sem surpresa, igualmente, o óscar para melhor actor principal foi para Daniel Day Lewis em "Haverá Sangue" e o óscar para melhor actor secundário foi para o espanhol Javier Bardem, em "Este País Não é Para Velhos".
Nas senhoras foi onde houve maiores surpresas. Contra todas as expectativas, o óscar de melhor actriz secundária foi ganho por Tilda Swinton em "Michael Clayton". Toda a gente esperava que este óscar fosse para Cate Blanchett pela sua interpretação no filme "I'm Not There". Relativamente ao óscar de melhor actriz principal, a (justa) vencedora foi a francesa Marion Cotillar pelo seu papel de Edith Piaf em "La Vie en Rose".
O melhor argumento original foi ganho por "Juno", também sem surpresa.
Relativamente ao óscar de melhor filme de animação... foi o que se esperava. O super favorito "Ratatui" ganhou o óscar.
A grande injustiça da noite foi relativamente ao óscar de melhores efeitos visuais. "Transformers" devia ter ganho. Quando muito "Piratas das Caraíbas nos Confins do Mundo". Mas ganhou o que menos merecia: "A Bússola Dourada".

Em suma, foi uma gala simples, com um Jon Stewart sem falhas e com óscares bem distribuídos. Para o ano há mais.

2 comentários:

Gisela disse...

Obrigada pelo resumo!
Só fico com a sensação que agora nos ócares os filmes premiados só são pr aí uns 4! Os prémios ficam mt concentrados, sempre prs mms!
E já ficas com saudades...

Pedro Fonseca disse...

Por acaso os óscares este ano até foram bastante distribuídos...