quinta-feira, abril 23, 2009

Cinema: semana de 16/04 a 22/04

Esta semana fui ver "Velozes e Furiosos" e "Um Amor de Perdição".

"Velozes e Furiosos" é um filme de acção com Vin Diesel e Paul Walker nos principais papéis.
Um crime faz com que o ex-presidiário e fugitivo Dominic Toretto (Vin Diesel) reencontre o agente Brian O'Conner (Paul Walker). Quando são forçados a combater um inimigo em comum, Dom e Brian irão precisar unir forças e encarar muitos desafios se quiserem derrubá-lo.
Oito anos depois, Vin Diesel e Paul Walker estão de volta para mais um filme da saga "Fast and Furious". Normalmente "não há amor como o primeiro", mas depois de dois filmes menos conseguidos desta saga, este parece-me, realmente, até melhor que o primeiro. Apesar do argumento estar no mesmo nível, ou seja, não é mau mas também não é nada de especial, as cenas de acção estão espectaculares e abundam. Desde logo a cena inicial. O filme começa a toda a velocidade e lança o mote para um filme cheio de movimento. Há, no entanto, ao longo do filme algumas incongruências, o que dá ideia de alguma displicência na montagem do filme. Relativamente aos actores, Vin Diesel está em bom plano. Paul Walker continua a mostrar algumas fragilidades na arte da representação e não faz mais que o básico. Em suma, um filme cheio de acção e movimento que cumpre na totalidade o objectivo de entreter as massas.
Classificação: 8


"Um Amor de Perdição" é um romance com Tomás Alves, Patrícia Franco, William Brandão, Catarina Wallenstein, Ana Padrão, Paulo Pires, Virgílio Castelo, entre outros. Vi este filme em ante-estreia.
Esta poderia ser a história de um encontro entre Simão e Teresa, sob fundo de conflito entre duas famílias da burguesia portuguesa... Simão é um adolescente quase criança, solitário, intransigente, narcisista, destrutivo e suicidário que atrai como uma aura fatal, uma luz negra, a maior parte das pessoas com quem se cruza. Mas Teresa existe, ou é apenas uma ideia, uma imagem, um reflexo? Teresa é uma aparição. Um pretexto para uma revolta amoral e violenta, para "um amor de perdição".
O principal problema nesta filme é a altura em que decorre a cena. Partindo do princípio que a acção decorreria durante o século XIX, o argumento do filme teria algum sentido. Nos dias de hoje, não faz qualquer sentido. De qualquer forma, e sem nos centrarmos no tema central do filme, a acção decorre de forma agradável, com algumas cenas mais cómicas que introduz um toque mais leve em determinados momentos, e sempre com algumas cenas mais dramáticas, especialmente no final do filme. Os actores, assim como a realização, têm um desempenho razoável. O pior no filme (não, não é o som) é, desta vez, a imagem. Faz lembrar os filmes portugueses de há 10 anos atrás. Não se compreende. Em suma, apesar de se basear num argumento muito fora de tempo, este é um filme português que, "cá dentro", está muito longe dos melhores mas também está longe dos piores.
Classificação: 6

Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Um Amor de Perdição", um romance com Tomás Alves no principal papel.
  • "A Organização", um thriller com Clive Owen e Naomi Watts nos principais papéis.
  • "S1nais do Futuro", um thriller com Nicolas Cage no papel principal.
  • "Um Segredo Muito Nosso", um drama com Julia Roberts no principal papel.
  • "As Ruínas", um thriller de terror.
  • "Quatro Mulheres e um Morto", uma comédia com produção espanhola e portuguesa que conta com a participação de Rogério Samora.

"A Organização" e "S1nais do Futuro" devem ser 2 grandes filmes. Certamente não os vou perder.

Bom cinema ;)

Sem comentários: