quinta-feira, setembro 24, 2009

Cinema: semana de 17/09 a 23/09

Esta semana fui ver "Sem Provas" e "Pânico em Hollywood".

"Sem Provas" é um thriller com Samuel L. Jackson, Ed Harris e Eva Mendes nos principais papéis.
Tom Cutler (Samuel L. Jackson) é um polícia reformado que agora se dedica à limpeza de locais do crime. Quando Tom recebe indicação para limpar a cena de um crime num bairro da alta sociedade, apercebe-se tarde demais que o crime não foi reportado à polícia e que acabou de apagar todas as evidências do mesmo. Agora, Tom é investigado pela polícia e considerado cúmplice de um homicídio.
Apesar de ter boas interpretações, o filme nunca chega a ser verdadeiramente interessante. Tudo muito previsível desde o início. Como se isso não bastasse, a acção decorre a um ritmo muito lento, o que faz com que este filme chegue a ser bastante aborrecido. Vale essencialmente pelas interpretações do trio Samuel L. Jackson, Ed Harris e Eva Mendes.
Classificação: 6

"Pânico em Hollywood" é uma comédia dramática com Robert De Niro no principal papel.
Um produtor de Hollywood em decadência (De Niro) tenta revitalizar a carreira com o lançamento de um novo filme, ao mesmo tempo que precisa lidar com a filha adolescente que está a crescer rápido demais, suportar uma legião de ex-mulheres e ver-se livre de uma horda de personalidades de Hollywood que parecem querer nada além do que tornar sua vida ainda mais complicada.
Apesar de ter um naipe de grandes actores, o filme é bastante aborrecido. Tudo gira à volta da personagem de Robert De Niro (que, já se sabe, não sabe interpretar mal). Fica-se a conhecer a sua difícil e atarefada vida mas chega-se ao fim e fica tudo na mesma. Não se passa nada ao longo de todo o filme. O único ponto de interesse é saber se no fim do filme Bruce Willis sempre vai ou não tirar a barba. Ou seja, o filme de interessante não tem nada. Vale apenas (que já não é mau) pela boa interpretação dos vários actores de grande qualidade como os já referidos Robert De Niro e Bruce Willis, Sean Penn e Robin Wright Penn, John Turturro, entre outros.
Classificação: 6

Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Distrito 9", um filme de ficção científica.
  • "Chéri", um romance com Michelle Pfeiffer no principal papel.
  • "Quem Diria?!", uma comédia com Ice Cube no principal papel.
  • "Millennium 1 - Os Homens que Odeiam as Mulheres", um thriller de produção sueca, dinamarquesa e alemã.
  • "A Batalha de Red Cliff", uma aventura de guerra chinês com realização de John Woo.
  • "A Era da Estupidez", um documentário britânico.

A estreia da semana é o tão esperado, para fãs da ficção científica, "Distrito 9". Será que vai corresponder às espectativas?

Bom cinema ;)

domingo, setembro 20, 2009

DVDs



"Febre na Pradaria"

Classificação: 3

DVDs


"Marigold - Uma Aventura na Índia"

Classificação: 2

sexta-feira, setembro 18, 2009

Desporto é futebol ou futebol é desporto?

O ano passado tinhamos na RTP 1 um programa chamado "Domingo Desportivo" em que se falava exclusivamente de futebol.
O ano passado e também este ano, temos um programa na TVI 24 chamado "Mais Futebol" em que se fala principalmente de futebol mas também se fala um pouco de outras modalidades.

Há aqui qualquer coisa que não está bem.

Então o "Domingo Desportivo" não devia incluir no alinhamento outros desportos?

E se calhar no "Mais Futebol" não se devia apenas falar de futebol?

quinta-feira, setembro 17, 2009

Cinema: semana de 10/09 a 16/09

Esta semana fui ver "O Último Destino 3D".

"O Último Destino 3D" é um thriller de terror.
Depois de um adolescente ter uma premonição de uma corrida de carros mortal, ele salva a vida dos seus amigos. Mas a Morte embarca para matar todos aqueles que escaparam do seu Destino.
Em termos de terror visual o filme resulta. Bastante realístico. No entanto, obviamente que o argumento não é nada de especial, assim como as interpretações. Para além disso, o efeito 3D não obteve, possivelmente, os efeitos desejados. Pensei que ia ser bastante melhor. O 3D foi muito pouco usado. A história é realmente muito básica e o argumento está mesmo muito pouco coerente. Notam-se algumas contradições ao longo do filme. Portanto, aconselho este filme apenas para quem é fã absoluto de filmes de terror físico.
Classificação: 6

Hoje estreiam 8 filmes:
  • "Estado de Guerra", um drama de guerra que conta com a partipação de Guy Pearce e Ralph Fiennes.
  • "Pânico em Hollywood", um comédia dramática com Robert De Niro no principal papel e com Sean Penn, Bruce Willis ou John Turturro em papéis mais secundários.
  • "Para a Minha Irmã", um drama com Cameron Diaz, Alec Baldwin, Abigail Breslin, Joan Cusack.
  • "Push - Os Poderosos", um thriller de ficção com Dakota Fanning, Djimon Hounsou e Chris Evans.
  • "Taking Woodstock", uma comédia que conta com a participação de Eugene Levy.
  • "Arena", uma curta-metragem portuguesa.
  • "A Esperança Está Onde Menos Se Espera", um drama realizado por Joaquim Leitão com Ana Padrão e Virgílio Castelo nos principal papeis.
  • "Séraphine", um drama de guerra de produção francesa e belga.

Mais uma semana com muitas estreia em quantidade mas escassa em qualidade. Ou se calhar "qualidade a mais". Depende do ponto de vista. Destaco talvez o filme com Robert De Niro. Mesmo que o filme não prometa lá muito, tem sempre Robert De Niro.

Bom cinema ;)

domingo, setembro 13, 2009

DVDs



"Tudo Sobre Sexo... Para Adolescentes"

Classificação: 2

quinta-feira, setembro 10, 2009

Cinema: semana de 03/09 a 09/09

Esta semana fui ver "As minhas adoráveis ex-Namoradas", "Assalto ao Metro 1 2 3" e "O Novo namorado da minha Mãe".

"As minhas adoráveis ex-Namoradas" é uma comédia romântica com Matthew McConaughey e Jennifer Garner nos principais papéis.
O fotógrafo de celebridades Connor Mead (McConaughey) adora liberdade, diversão e mulheres, nesta ordem. Um solteirão convicto! Às vésperas do casamento de seu irmão mais novo, quando está prestes a arruinar a união, Connor recebe a visita dos "fantasmas" de suas ex-namoradas que o levam a uma hilariante e reveladora odisseia, visitando seus desastrosos relacionamentos do passado, presente e futuro! Juntas tentarão descobrir o que transformou Connor num idiota insensível e se ainda há esperança dele encontrar o verdadeiro amor ou se é uma causa perdida.
Um filme agradável com uma personagem central bem ao estilo de Matthew McConaughey. Neste filme ele faz par romântico com Jennifer Garner e o par até resultou. Jennifer Garner tem uma interpretação sólida e segura. Michael Douglas está de volta ao grande ecrã com este pequeno papel. O argumento é básico e bastante previsível. No entanto, este não é daqueles filme de argumento mas sim de divertimento. E embora não faça rir às gargalhadas consegue, de facto, entreter.
Classificação: 7

"Assalto ao Metro 1 2 3" é um thriller com John Travolta e Denzel Washington nos principais papéis.
Walter Garber (Denzel Washington) é um funcionário do metro de Nova Iorque, que vê a sua rotina diária transformada em caos por um crime invulgar: o sequestro do metro. Ryder (John Travolta) é o líder do gang fortemente armado que ameaça executar os passageiros a não ser que uma grande quantia monetária seja paga numa hora.
Este é daqueles filmes que se chega ao fim e fica a sensação que se poderia ter feito muito melhor. Como não podia deixar de ser, mais uma grande interpretação de Denzel Washington e uma boa interpretação de John Travolta. John Turturro e James Gandolfini foram dois actores que, apesar de terem papéis mais secundários, foram uma mais-valia para o filme. O argumento não é mau mas o filme está cheio de cenas ridículas de tão exageradas que são. Com os bons actores que tem e com uma boa história de base que também tem, desperdiçam tudo isso com uma data de clichés que não tem explicação em pleno século XXI. Para além disso, as personagens deveriam ter sido muito mais aprofundadas porque tinham pano para mangas. É pena mas o filme poderia ter sido muito mais que apenas mais um filme razoável.
Classificação: 7

"O Novo namorado da minha Mãe" é uma comédia romântica com Antonio Banderas e Meg Ryan no par romântico.
Depois de o pai de Henry (Colin Hanks) - um agente do FBI - ter morrido na prisão, a sua mãe, Martha, tornou-se sedentária e infeliz. Mas agora que regressa a casa para se juntar à polícia local, descobre que a mãe está esbelta e perdeu peso... e que o novo namorado, Tommy (Antonio Banderas), é suspeito de ser o líder de um grupo de roubo de arte.
A primeira coisa que me apetece dizer é o que raio aconteceu a Meg Ryan? Esta nova Meg Ryan não perdeu a capacidade de representação, isso não há dúvida. Mas o que se passa com a cara dela? Tem a cara completamente deformada. É uma pena. Mas quanto ao filme... Apesar do argumento ser básico, está bastante bem elaborado, com uma história sólida que até consegue não ser tão previsível como isso. As interpretações são de boa qualidade, com (a nova) Meg Ryan em destaque mas com António Banderas, Colin Hanks e Selma Blair também em bom plano. É um filme bastante "soft", bem construído e que consegue fazer soltar uma gargalhada ou outra ao espectador. Filme bastante agradável de se ver.
Classificação: 7

Hoje estreiam 8 filmes:
  • "O Último Destino 3D", mais um filme desta saga de terror mas desta vez a 3 dimensões.
  • "As Teias do Crime", um thriller dramático com Mark Ruffalo e Ethan Hawke nos papéis principais.
  • "Sujidade & Sabedoria", uma comédia dramática com realização de Madonna.
  • "Sem Provas", um thriller com Samuel L. Jackson, Ed Harris e Eva Mendes.
  • "Para Lá da Fronteira", um drama com Harrison Ford, Ray Liotta, Ashley Judd e Jim Sturgess.
  • "O Outro Homem", um drama com Liam Neeson, Antonio Banderas e Laura Linney.
  • "No Limite da Ilusão", um thriller romântico com Hugh Jackman, Ewan McGregor e Michelle Williams.
  • "Abraços Desfeitos", um drama com realização de Pedro Almodóvar e com Penélope Cruz no principal papel.

Sem nenhuma estreia de relevo, esta semana, a quantidade de filmes estreados é a principal nota. Estreias para quase todos os gostos.

Bom cinema ;)

quinta-feira, setembro 03, 2009

Cinema: semana de 27/08 a 02/09

Esta semana fui ver apenas o filme "ABC da Sedução".

"ABC da Sedução" é uma comédia romântica com Gerard Butler e Katherine Heigl nos papéis principais.
Uma romântica produtora de um programa de TV matutino (Katherine Heigl) é submetida a alguns testes absurdos por parte do seu correspondente machista (Gerard Butler) de modo a provar as suas teorias sobre relacionamentos e para ajudá-la a encontrar o seu amor. Porém, estes esquemas acabam por ter resultados inesperados.
Já se sabia que Katherine Heigl e Gerard Butler têm imenso jeito para este tipo de filmes. A questão era se haveria química entre os dois para resultarem como par romântico. Parece-me que passaram. Efectivamente os dois resultam muito bem no grande ecrã. Embora a história seja bastante previsível, o argumento está interessante, com muitas partes cómicas que, muitas delas, resultam apenas devido às boas prestações dos dois actores protagonistas. No entanto, os actores secundários são fraquinhos e a história poderia estar mais bem elaborada. Está simples demais e previsível demais. De qualquer forma, não há dúvida que é uma das boas comédias românticas do Verão.
Classificação: 7

Hoje estreiam 7 filmes:
  • "Assalto ao Metro 1 2 3", um thriller com John Travolta e Denzel Washington nos principais papéis.
  • "As Minhas Adoráveis ex-Namoradas", uma comédia romântica com Matthew McConaughey e Jennifer Garner nos papéis principais e Michael Douglas no papel secundário.
  • "O Novo Namorado da Minha Mãe", mais uma comédia romântica desta vez com Antonio Banderas e Meg Ryan no par romântico.
  • "Charlie Bartlet - Psicanálise para Todos", uma comédia dramática que conta com a participação de Robert Downey Jr..
  • "O Ex", mais uma comédia romântica com a participação de Amanda Peet, Mia Farrow, Paul Rudd, Amy Adams, entre outros.
  • "Por Amor...", um drama com Michelle Pfeiffer e Ashton Kutcher nos papéis principais.
  • "35 Shots de Rum", um drama de produção francesa e alemã.

Numa semana com muitas estreias destacam-se as 3 (!) comédias românticas. No entanto, o melhor filme da semana parece-me ser, claramente, o filme protagonizado por John Travolta e Denzel Washington.

Bom cinema ;)

DVDs



"Babysitters de Luxo"

Classificação: 2

terça-feira, setembro 01, 2009

Liedson na selecção

Com que então há quem não concorde com Liedson na selecção?

Uma coisa é discutir se devemos ter naturalizados na selecção. Caso não se concorde em ter jogadores naturalizados, jogadores como Eusébio ou Coluna, ou mais recentemente, Makukula, Danny ou Deco nunca poderiam ter vestido a camisola da selecção portuguesa de futebol.

Xenofobias à parte... Há quem diga que Liedson está em má forma e que não tem lugar na selecção. Que não seria a melhor altura para o chamar.

What???

Primeiro, Liedson não está em má forma. Tem-lhe faltado golos mas tem feito bons jogos.
Mas nem que estivesse em má forma... Era preciso ele estar coxo para não ter lugar na selecção portuguesa.
Quem temos lá para o lugar dele?
Nuno Gomes? Talvez, mas não tem jogado muito no Benfica.
Hugo Almeida? Não me façam rir. Nunca será um jogador de selecção.
Hélder Postiga? Se aprendesse a jogar mais e a discutir menos talvez merecesse a chamada.
Orlando Sá? Talvez mas só daqui a alguns anos.

Se agora não é a melhor altura para o chamar, seria quando? Para os particulares que iríamos ter no próximo Verão durante o Mundial?
Assim talvez tenhamos uma hipótese de estar nesse Mundial 2010.

Liedson é indiscutivelmente um jogador fantástico e Portugal poderá finalmente dizer que tem um jogador de qualidade na posição 9. Depois do também naturalizado Eusébio, temos agora o naturalizado Liedson.

Falta-nos agora um guarda-redes e um Raul Meireles a jogar a trinco. Será que não há por aí nenhum guarda-redes estrangeiro a jogar à vários anos em Portugal que se queira naturalizar? Ou então ponham o Baía outra vez a jogar. Ainda deve estar melhor que qualquer guarda-redes que temos a jogar actualmente...


Força Liedson. Força Portugal!