quinta-feira, abril 30, 2009

Cinema: semana de 23/04 a 29/04

Esta semana não tenho nenhum comentário a fazer a qualquer filme, uma vez que não fui ao cinema.

As estreias da semana são as seguintes:
  • "X-Men Origens: Wolverine", um fantástico cheio de acção com Hugh Jackman no papel principal.
  • "Casamentos e Infidelidades", um drama com Chris Cooper, Pierce Brosnan, Patricia Clarkson e Rachel McAdams.
  • "De Malas Aviadas", uma comédia romântica com Renée Zellweger no principal papel.
  • "O Elo do Amor", um drama romântico com a participação de Shirley MacLaine e Christopher Plummer.
  • "Salazar - A Vida Privada", um drama português com Diogo Morgado no papel principal e com participações de Ana Padrão, Catarina Wallenstein e Soraia Chaves.
  • "Singularidades de uma Rapariga Loira", um filme de Manoel de Oliveira com a participação de Rogério Samora e Miguel Guilherme.

A estreia da semana vai para o blockbuster "Wolverine". Parece mais um grande filme da Marvel. Será? A ver vamos.

Bom cinema ;)

quinta-feira, abril 23, 2009

Cinema: semana de 16/04 a 22/04

Esta semana fui ver "Velozes e Furiosos" e "Um Amor de Perdição".

"Velozes e Furiosos" é um filme de acção com Vin Diesel e Paul Walker nos principais papéis.
Um crime faz com que o ex-presidiário e fugitivo Dominic Toretto (Vin Diesel) reencontre o agente Brian O'Conner (Paul Walker). Quando são forçados a combater um inimigo em comum, Dom e Brian irão precisar unir forças e encarar muitos desafios se quiserem derrubá-lo.
Oito anos depois, Vin Diesel e Paul Walker estão de volta para mais um filme da saga "Fast and Furious". Normalmente "não há amor como o primeiro", mas depois de dois filmes menos conseguidos desta saga, este parece-me, realmente, até melhor que o primeiro. Apesar do argumento estar no mesmo nível, ou seja, não é mau mas também não é nada de especial, as cenas de acção estão espectaculares e abundam. Desde logo a cena inicial. O filme começa a toda a velocidade e lança o mote para um filme cheio de movimento. Há, no entanto, ao longo do filme algumas incongruências, o que dá ideia de alguma displicência na montagem do filme. Relativamente aos actores, Vin Diesel está em bom plano. Paul Walker continua a mostrar algumas fragilidades na arte da representação e não faz mais que o básico. Em suma, um filme cheio de acção e movimento que cumpre na totalidade o objectivo de entreter as massas.
Classificação: 8


"Um Amor de Perdição" é um romance com Tomás Alves, Patrícia Franco, William Brandão, Catarina Wallenstein, Ana Padrão, Paulo Pires, Virgílio Castelo, entre outros. Vi este filme em ante-estreia.
Esta poderia ser a história de um encontro entre Simão e Teresa, sob fundo de conflito entre duas famílias da burguesia portuguesa... Simão é um adolescente quase criança, solitário, intransigente, narcisista, destrutivo e suicidário que atrai como uma aura fatal, uma luz negra, a maior parte das pessoas com quem se cruza. Mas Teresa existe, ou é apenas uma ideia, uma imagem, um reflexo? Teresa é uma aparição. Um pretexto para uma revolta amoral e violenta, para "um amor de perdição".
O principal problema nesta filme é a altura em que decorre a cena. Partindo do princípio que a acção decorreria durante o século XIX, o argumento do filme teria algum sentido. Nos dias de hoje, não faz qualquer sentido. De qualquer forma, e sem nos centrarmos no tema central do filme, a acção decorre de forma agradável, com algumas cenas mais cómicas que introduz um toque mais leve em determinados momentos, e sempre com algumas cenas mais dramáticas, especialmente no final do filme. Os actores, assim como a realização, têm um desempenho razoável. O pior no filme (não, não é o som) é, desta vez, a imagem. Faz lembrar os filmes portugueses de há 10 anos atrás. Não se compreende. Em suma, apesar de se basear num argumento muito fora de tempo, este é um filme português que, "cá dentro", está muito longe dos melhores mas também está longe dos piores.
Classificação: 6

Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Um Amor de Perdição", um romance com Tomás Alves no principal papel.
  • "A Organização", um thriller com Clive Owen e Naomi Watts nos principais papéis.
  • "S1nais do Futuro", um thriller com Nicolas Cage no papel principal.
  • "Um Segredo Muito Nosso", um drama com Julia Roberts no principal papel.
  • "As Ruínas", um thriller de terror.
  • "Quatro Mulheres e um Morto", uma comédia com produção espanhola e portuguesa que conta com a participação de Rogério Samora.

"A Organização" e "S1nais do Futuro" devem ser 2 grandes filmes. Certamente não os vou perder.

Bom cinema ;)

quinta-feira, abril 16, 2009

Cinema: semana de 09/04 a 15/04

Esta semana fui ver "Louca por Compras" e "Street Fighter: A Lenda de Chun-Li".

"Louca por Compras" é uma comédia romântica com Isla Fisher e Hugh Dancy nos principais papéis.
Na glamorosa cidade de Nova Iorque, Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma jovem que adora divertir-se e uma «expert» na arte de fazer compras - talvez até demais! Ela sonha trabalhar na sua revista de moda preferida mas nem consegue entrar no edifício até que, ironicamente, esbarra num trabalho como colunista de uma revista de Economia publicada pela mesma empresa. À medida que os seus sonhos começam, finalmente, a tornar-se realidade, ela vai desencadear cenas hilariantes e colocar-se em situações extremas para assegurar que o passado não irá arruinar o futuro.
Uma comédia engraçada mas sem nada de inovador dentro do género. Um argumento razoável com alguns pormenores interessantes. A ideia de manequins "vivos" está engraçada e funciona muito bem. No entanto, e como já é usual neste género de filmes, é tudo bastante previsível. Relativamente aos actores, podemos observar uma Isla Fisher e um Hugh Dancy com interpretações seguras nos papéis principais, e Joan Cusack e John Goodman no "background" a segurar muito bem o filme. De uma forma geral, é um filme que entretém mas não trás nada de novo.
Classificação: 7

"Street Fighter: A Lenda de Chun-Li" é um filme de acção com Kristin Kreuk, Neal McDonough, Chris Klein e Michael Clarke Duncan.
Forças poderosas convergem nas ruas de Banguecoque. São guerreiros, alguns com habilidades extraordinárias, todos eles determinados em vencer. Alguns lutam por nós, outros por poder ilimitado. Agora, estão a preparar-se para a batalha final. As forças da escuridão são conduzidas por Bison (Neal McDonough), um patrão do crime com poder aparentemente ilimitado, e cujo passado esconde um segredo chocante. O sindicato de Bison, Shadaloo, está a tomar poder sobre os bairros degradados da capital Thai, uma tarefa encabeçada por um assassino, Balrog (Michael Clarke Duncan). Ao serviço de Bison está também Vega (Taboo), um mascarado guerreiro de garras em punho, cuja arma foi feita à medida de ataques aniquiladores e penetrantes. Bison tem como braço direito a bela e mortal Cantana (Josie Ho). Enquanto Bison instiga uma onda de violência nos bairros degradados dos distritos, apoderando-se e obtendo poder não olhando a consequências para os residentes, uma equipa de heróis emerge. Chun-Li (Kristin Kreuk) desistiu de uma vida privilegiada para se transformar numa lutadora de rua, combatendo por aqueles que não podem lutar por si. O seu mestre de Kung Fu, Gen (Robin Shou), outrora um temido criminoso, luta agora pelas forças do bem. Igualmente determinado a parar Bison está o polícia da Interpol, Charlie Nash (Chris Klein), que tem seguido o patrão do crime por todo o mundo, e o sócio de Nash, Maya Sunee (Moon Bloodgoog), detective de homicídios do bairro da cidade onde imperam os criminosos.
O que salta mais à vista neste filme é as más interpretações por partes de quase todos os actores. Kristin Kreuk é uma actriz muito limitada em termos representativos, apesar da boa agilidade e beleza, que se impunha num papel destes. Relativamente a Chris Klein, confirma-se cada vez mais a sua incapacidade de representar. Faz muito lembrar Keanu Reeves apesar que talvez seja mesmo ainda pior. Penso que os únicos que conseguem ter uma actuação algo positiva são os "vilões" Neal McDonough e Michael Clarke Duncan. Ambos muito bem escolhidos para os respectivos papéis. Relativamente ao argumento, é completamente banal, apesar de conseguir entreter visto que tem cenas de acção bem conseguidas. Aliás isso é o que consegue "safar" o filme. Realmente consegue entreter o espectador apreciador de filmes de acção. Em suma, sem as cenas de acção o filme poderia ser quase considerado como um filme amador. Vale apenas pelo entretenimento.
Classificação: 6

Hoje estreiam 6 filmes:
  • "Velozes e Furiosos", o 4º filme desta saga de acção que recebe de volta Vin Diesel e Paul Walker nos papéis principais.
  • "Max e Companhia", um filme animado de produção suiça, belga, francesa e inglesa.
  • "Loira Ambiciosa", uma comédia romântica com Jessica Simpson e Luke Wilson nos papéis principais.
  • "This Is England - Isto é Inglaterra", um drama de produção inglesa.
  • "Almoço de 15 de Agosto", mais um drama mas desta vez italiano.
  • "Linha de Passe", um drama brasileiro.

O destaque da semana vai inteirinho para o filme protagonizado por Vin Diesel e Paul Walker. Eles voltaram e ao que parece, em grande forma.

Bom cinema ;)

terça-feira, abril 14, 2009

DVDs


"Superhero Movie"

Classificação: 2

segunda-feira, abril 13, 2009

DVDs



"O Guru do Amor"

Classificação: 2

quinta-feira, abril 09, 2009

Cinema: semana de 02/04 a 08/04

Esta semana, por motivo de férias, não fui ao cinema.
De qualquer forma, aqui estão as 6 estreias da semana.
  • "Appaloosa", um western com Ed Harris, Viggo Mortensen, Renée Zellweger e Jeremy Irons.
  • "Os Estranhos", um thriller com Liv Tyler no principal papel.
  • "Homens do Soul", uma comédia com Samuel L. Jackson e Bernie Mac nos principais papéis. Um dos últimos (senão mesmo o último) filmes que Bernie Mac fez antes de morrer.
  • "Inkheart - Coração de Tinta", uma aventura com Brendan Fraser no principal papel.
  • "Louca por Compras", uma comédia romântica com Isla Fisher no principal papel.
  • "Histórias de Cabaret", uma comédia com Willem Dafoe no principal papel.

O regresso dos westerns é de louvar e merece, sem dúvida, ser visto. A não perder, igualmente, o filme em que entra Bernie Mac.

Bom cinema ;)

quinta-feira, abril 02, 2009

Cinema: semana de 26/03 a 01/04

Esta semana fui ver "Marley e Eu", "O Espírito do Mal" e "Ele Não Está Assim Tão Interessado".

"Marley e Eu" é uma comédia com Owen Wilson e Jennifer Aniston nos principais papéis.
Durante a noite do seu casamento, e enquanto a neve vai caindo, os recém-casados John e Jenny Grogan (Owen Wilson e Jennifer Aniston) decidem deixar para trás os difíceis Invernos de Michigan e partirem para sul, iniciando as suas vidas em West Palm Beach, na Flórida. Conseguem trabalho como jornalistas em diferentes jornais locais, comprar a sua primeira casa, e fazer o seu caminho através dos desafios do matrimónio, de novas carreiras e, possivelmente, da decisão de constituir família... Inseguro, e não estando preparado para criar crianças, John confessa os seus receios ao seu colega jornalista, Sebastian, que lhe apresenta a solução perfeita: "Poderás dar um cachorrinho a Jenny. Não há nada melhor que isso", diz Sebastian. Então eles resolvem adoptar Marley, um "fofinho" e "gorducho" Labrador amarelo, que não tarda muito em crescer e transformar o lar dos Grogans num autêntico turbilhão... nada escapará à sua voracidade e irreverência! Mas John e Jenny percebem por fim que Marley - "o pior cão do mundo" - de alguma maneira fez vir ao de cima o melhor que existe neles.
Infelizmente o filme desiludiu-me bastante. Pensava ir ver mais uma excelente comédia com Owen Wilson, mas comédia, só no início do filme. O argumento está muito fraquinho. Muito pouca coisa de interesse se passa ao longo de todo o filme. Penso que o único objectivo do filme seria pôr as pessoas mais sensíveis a chorar no fim do filme. Mas até isso foi mal construído ao longo do filme. A dupla de actores principais está bastante bem, e até o cão tem um bom desempenho. O filme vale só pela primeira parte, que é realmente bastante engraçada. No entanto, é pouco, muito pouco.
Classificação: 6



"O Espírito do Mal" é um thriller de terror com Odette Yustman no principal papel.
"The Unborn" conta a história de Casey Bell (Odette Yustman), uma rapariga que em toda a sua vida nutriu um ódio pela mãe, por esta a ter abandonado quando era criança. Mas quando começam a suceder diversos eventos inexplicáveis, Casey começa a entender as razões pela qual a mãe fugiu. Atormentada por pesadelos terríveis, ela decide recorrer a um conselheiro espiritual (Gary Oldman), o único que a pode ajudar a descobrir uma maldição familiar que remonta à Segunda Guerra Mundial.
Mais um filme de terror bastante medíocre. As interpretações são fraquinhas, assim como a realização. O argumento é muito fraquinho e, para além disso, está mais que visto e revisto. O mais grave é a existência de muitas contradições ao longo do filme. No final, o que parece, é que foi um filme feito à pressa e de qualquer maneira. Assim, o resultado final nunca pode ser bom. A única coisa que se aproveita são alguns sustos que se apanham durante o filme e algum suspense em algumas cenas. No entanto, para os amantes do género, pode ser que isto chegue para ir ver o filme.
Classificação: 6



"Ele Não Está Assim Tão Interessado" é uma comédia romântica com Ben Affleck, Jennifer Aniston, Drew Barrymore, Jennifer Connelly, Bradley Cooper, Scarlett Johansson, Justin Long, entre outros. Fui ver este filme em ante-estreia.
A história cruzada de um grupo de vintões e trintões de Baltimore, enquanto estes navegam através das suas várias relações, desde o vazio da cena do engate até aos terrenos profundos mas escorregadios da vida marital, mas tentando sempre ler da melhor maneira os sinais que lhe são enviados pelo sexo oposto.
Filme levezinho, engraçado e divertido. Apesar de ser tudo algo previsível, tem um bom argumento interpretado por muitas estrelas. No entanto, essas estrelas tiveram desempenhos razoáveis. Sem terem estado mal, parece que faltou ali direcção artística de qualidade. Tem cenas e situações bastante divertidas e esse é o grande ponto positivo do filme. Realmente consegue divertir o espectador, e é isso que realmente interessa. Pena é mesmo o facto de todas estas estrelas não terem desempenhos adequados ao estatuto.
Classificação: 7


Hoje estreiam 7 filmes:
  • "Ele Não Está Assim Tão Interessado", uma cómedia romântica Ben Affleck, Jennifer Aniston, Drew Barrymore, Jennifer Connelly, Scarlett Johansson, entre outros.
  • "Monstros vs. Aliens", um filme de animação que tem na voz principal, na versão original, Reese Witherspoon.
  • "Street Fighter: A Lenda de Chun-Li", um filme de acção com a participação de Michael Clarke Duncan.
  • "O Lago Perfeito", um filme de terror inglês.
  • "Guerrilha", um drama realizado por Steven Soderbergh com Benicio Del Toro no principal papel e com a participação de Joaquim de Almeida.
  • "A Mulher Sem Cabeça", um thriller dramático de produção argentina, francesa, italiana e espanhola.
  • "Autocarro 174", um drama brasileiro.

A grande estreia da semana é a comédia romântica recheada de estrelas. O filme de animação também pode ser engraçado, para quem gostar.

Bom cinema ;)

quarta-feira, abril 01, 2009

Dvds

"Belas de Morrer"

Classificação: 1