segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Óscares

Foi o regresso dos óscares aos bons velhos tempos.
A apresentação este ano ficou entregue à apresentadora de televisão Ellen DeGeneres. Foi uma apresentação bastante sóbria, mas sempre com piada. O stand up inicial foi de boa qualidade embora sem ser tão hilariante como em anos anteriores. Durante o espectáculo teve umas intervenções muito boas, como por exemplo a entrega a Martin Scorsese de um argumento supostamente escrito por ela, ou o pedido a Steven Spielberg para tirar uma fotografia a ela e ao Clint Eastwood e depois pedir para repetir porque o enquadramento da primeira fotografia não tinha sido o melhor. Esta última especialmente foi genial.

Relativamente aos vencedores, não houve grandes surpresas no que respeita às principais categorias.
Helen Mirren confirmou o sem enorme favoritismo e ganhou o óscar de melhor actriz principal pelo seu papel em "The Queen".
Também já se esperava a vitória de Forest Whitaker para o óscar de melhor actor principal, pelo seu papel em "The Last King of Scotland".
Martin Scorsese ganhou o já esperado óscar para melhor realizador, que foi mais um prémio carreira, pois ele já realizou filmes melhores que este, embora a realização neste também tenha sido de boa qualidade.
Jennifer Hudson ganhou o óscar de melhor actriz secundária pelo seu papel em "Dreamgirls", ela que era igualmente favorita.
A minha única desilusão foi mesmo o facto de Eddie Murphy não ter ganho o óscar para melhor actor secundário. Aliás esta foi a grande surpresa da noite. O vencedor foi Alan Arkin pelo seu papel em "Little Miss Sunshine". Para além de Eddie Murphy, punha-se a hipótese de Mark Wahlberg em "The Departed" ou Djimon Hounsou em "Blood Diamond" ganharem mas Alan Arkin foi mesmo uma surpresa total.
O melhor filme do ano foi mesmo "The Departed" o que para mim foi uma meia surpresa. Estava à espera que ganhasse "Babel" mas depois de ver as vitórias de "The Departed" nas categorias de realização, argumento adaptado e edição já se esperava.

Foi uma emissão mais longa que o costume. Durou cerca de 4 horas mas foram 4 horas bem passadas, sem grandes tempos mortos, com bastante dinamismo.
Ellen DeGeneres deve voltar para o ano e se assim for está garantido mais uma boa noite dos óscares para o ano.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Trás-os-Montes

Nestes últimos 4 dias andei em passeio por Trás-os-Montes. Comecei na Régua, passei por Lamego, Mirandela, Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, entre outros. O principal objectivo era ficar a conhecer bem a região, até porque era a região do nosso país, juntamente com o Alentejo, que menos conhecia. Mas outro grande objectivo era as figuras rupestres de Foz Coa e o que posso dizer é que correspondeu às minhas espectativas.

De uma maneira geral, em Trás-os-Montes come-se bem e barato. Achei engraçado na maior parte dos restaurantes a que fui não usarem lista e só terem prontos um ou dois pratos a servir. Até sobremesas só tinham uma ou duas à escolha. No entanto, também pode ter sido coincidência e ter escolhido os únicos que eram assim...

Talvez por sorte ou não, pelo caminho só encontrei pessoas simpáticas, sempre prontas a ajudar e sempre prestaveis em dar indicações sobre qualquer coisa que se pergunte.

Fiz 1370 km e fiquei surpreendido com as estradas. Estava à espera de encontrar só estradas estreitas, às curvas e com mau piso mas encontrei muitas estradas novas, com rectas enormes e a maior parte delas com muito pouco movimento. A única vez que encontrei uma má estrada, se é que se pode chamar estrada àquilo, foi uma estrada perto de Foz Coa à beira do Rio Douro que era aconselhada por um guia devido à paisagem que se podia contemplar. Realmente a paisagem era magnífica. Só se esqueceram foi de mencionar que a estrada de 2 sentidos tinha apenas 2 metros de largura, numa extensão de 30 km e com precipícios ali ao lado. 30 km de suplicio.

Enfim, mas foi mesmo a única coisa que não correu tão bem. De resto, foram umas boas férias.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Cinema: semana de 8/2 a 14/2

Esta semana fui ver "Scoop".

"Scoop" é uma comédia de Woody Allen com Hugh Jackman, Scarlett Johansson e Woody Allen.
O falecido jornalista britânico Joe Strombel (McShane), cuja morte os colegas ainda choram, mantém-se empenhado em seguir uma pista sobre a identidade de "O Assassino da Carta de Tarot" que está à solta em Londres. Mas na sua actual condição, como consegue ele prosseguir com a sua investigação? Através de Sondra Pransky (Johansson), que está bem viva! Sondra é uma estudante norte-americana que está de visita a uns amigos em Londres. Durante um espectáculo de Sid Waterman (Allen), um ilusionista americano, Sondra entra em choque quando se apercebe que consegue ver e ouvir Joe. Do além, Joe fornece-lhe o maior furo da sua vida e incentiva-a a segui-lo... Esta perseguição atira-a para o perfeito Peter Lyman (Jackman), aristocrata britânico, e Sondra depressa descobre que a paixão da sua vida poderá bem ser o perigoso furo que ela tanto procura.
Mais um bom filme de Woody Allen. Sempre bem disposto, muito divertido, este filme conta com boas interpretações por parte do trio principal. Embora o argumento não seja nada de especial, a forma de contar a história e as peripécias que vão acontecendo tornam este filme mais um de Woody Allen a não perder.
Classificação: 15

Esta semana estreia "Hannibal - A Origem do Mal" (a história de Hannibal Lechter na sua juventude), "O Último Rei da Escócia" (um drama com Forest Whitaker no principal papel), "Cartas de Iwo Jima" (um filme de guerra de Clint Eastwood), "O Regresso" (um thriller com Sarah Michelle Gellar no principal papel), "Tenacious D - Rock dos Infernos" (uma comédia com Jack Black, Tim Robbins, Ben Stiller, entre outros) e "Zoom" (uma aventura de ficção com Tim Allen no principal papel).

O rei e as cartas parecem-me ser grandes filmes. Espero poder vê-los nas próximas semanas.
Bom cinema.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Século XXI !!

Meus amigos. Afinal parece que a maioria dos portugueses quer entrar finalmente no século XXI.
A vitória do "Sim" é realmente uma grande vitória para todo o país. É sinal que estamos a evoluir!
Agora é apressar todo o processo legislativo para que a nova lei entre em vigor o mais rápido possível.

Despenalizar é o futuro. Daqui a uns tempos há que começar a pensar em despenalizar a prostituição e o consumo de drogas leves igualmente. Tudo em nome da saúde pública!

Para a frente Portugal!!

sábado, fevereiro 10, 2007

Inquérito sobre o aborto

Ao longo das últimas semanas foi realizado um inquérito aqui ao lado, onde se perguntava: "Que opinião tens sobre o referendo ao aborto?".

A maioria (48,89%) acha que nem devia haver referendo, pois a despenalização podia ter sido decidida pelo Estado na Assembleia da República.
24,44% concordam com o aborto, mas só em circunstâncias muito especiais.
15,56% considera que este referendo já devia ter sido feito há mais tempo.
Apenas 11,11% é completamente contra o aborto.

Amanhã é o dia da mudança, da evolução, do desenvolvimento.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Cinema: semana de 1/2 a 7/2

Esta semana fui ver "O Pacto".

"O Pacto" é um thriller de ficção.
Em 1962, na Colónia de Ipswich do Massachusetts, cinco famílias com poderes incalculáveis fizeram um pacto de silêncio. Uma família, desejando mais, foi banida - a sua descendência desapareceu sem deixar rasto. Até agora. "O Pacto" conta a história dos Filhos de Ipswich, quatro jovens estudantes de uma academia de elite, a Academia Spenser, que estão ligados pelos seus ancestrais sagrados. Como descendentes das famílias originais que colonizaram Ipswich no século XVII, os rapazes nasceram todos com poderes especiais. Quando o corpo de um estudante morto é descoberto depois de uma festa, começam a ser revelados segredos que ameaçam quebrar o pacto de silêncio que protegeu as suas famílias durante centenas de anos.
Um filme bastante razoável. Com boas interpretações (que não é muito comum em filme do género), excelente realização, bons efeitos especiais e um argumento não tão bom. Realmente o argumento é o elo mais fraco. Mas mesmo assim o filme está bastante positivo.
Classificação: 14

Esta semana estreia "Rocky Balboa" (o regresso de Sylvester Stallone ao papel que o notabilizou), "Socorro, Conheci os Meus Pais!" (uma comédia com Danny DeVito no principal papel), "Hollywoodland" (um drama com Adrien Brody, Diane Lane e Ben Affleck), "Tempos Cruéis" (um drama com Christian Bale e Eva Longoria), "As Vidas dos Outros" (um drama alemão), "A Teia da Carlota" (um filme infantil com Dakota Fanning), "O Grande Silêncio" (um documentário de produção francesa, alemã e suiça), "A Profecia Celestina" (uma aventura que conta com a participação do actor português Joaquim de Almeida) e "10 Dias Para Encontrar um Melhor Amigo" (uma comédia francesa).

Eu, certamente, não vou perder "Rocky Balboa".
Bom cinema ;)

domingo, fevereiro 04, 2007

A posição de outros...

DESpenalizar até às 10 semanas de gestação – Sim.

Descriminalizar a mulher pela I.V.G.

Haver tolerância e compreensão aquando de uma situação vivencial traumatizante, ferida de amor, desarticulada de co-responsabilização, angustiante e hesitante do ponto de vista existencial…

Aumente-se o investimento compreensivo do outrem, ajude-se a crescer, aumentando as capacidades resolutivas de cada um para saber articular-se em harmonia.


I.C. - Médica Especialista

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Cinema: semana de 25/1 a 31/1

Esta semana fui ver "The Prestige".

"The Prestige" é um thriller fantástico com Hugh Jackman e Christian Bale nos papéis principais, mas o filme também conta com as brilhantes interpretações de Scarlett Johansson e Michael Caine.
Desde a primeira vez em que se encontraram como jovens mágicos em ascensão, Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) competiram entre si. No entanto, a sua competição amigável evoluiu para uma rivalidade amarga, transformando-os em inimigos para toda a vida e, consequentemente, pondo em risco a vida de todos os que os rodeiam.
Neste filme destaca-se desde logo a realização. Christopher Nolan tem aqui mais um grande trabalho. O argumento está igualmente muito bom, mantendo a expectativa até ao fim. As interpretações estão boas, com destaque para Michael Caine e Hugh Jackman. Penso, no entanto, que falta algum colorido ao filme. Centrou-se demasiado nos 2 protagonistas quando podiam ter exlorado mais a sua envolvência. No entanto, é um grande filme, a não perder.
Classificação: 16

Esta semana estreia "Nascidos para Voar" (um filme de guerra dramático de co-produção americana e francesa), "Pecados Íntimos" (um drama com Kate Winslet e Jennifer Connelly), "Bobby" (um drama com um elenco de luxo: Anthony Hopkins, Elijah Wood, Sharon Stone, Demi Moore, Ashton Kutcher, Lindsay Lohan, entre muitos outros), "Em Busca da Felicidade" (uma comédia dramática com Will Smith no principal papel, que lhe valeu uma nomeação para os óscares), "Não És Tu, Sou Eu" (uma comédia de produção argentina e espanhola) e "Cargo" (um thriller de produção espanhola, inglesa e sueca).

Bons filmes a estrear esta semana. "Bobby" promete...
Bom cinema :)