Há cerca de 2 anos, quando o Governo anunciou que ia reduzir o IVA de 21% para 20% eu fui dos poucos que disse que esta não era uma boa medida. Enquanto que nas famílias isto teria um impacto bastante reduzido, em termos de orçamento de Estado isso teria bastante influência. Dizia-se que a economia estava a evoluir de forma positiva e portanto o Governo podia adoptar esta medida popular para subir nas sondagens.
Pois é verdade. E agora, 2 anos depois, o IVA volta aos 21% para além do escalão mais baixo passar de 5% para 6%.
Não havia necessidade...
Para além da subida do IVA, sobe o IRS.
Esta subida dos impostos parece-me uma medida penosa mas, possivelmente, necessária. Poderiam haver, no entanto, outras formas de reduzir o défice. Claro está que esta é a forma mais fácil. "O caminho mais fácil", como diria o nosso Primeiro-Ministro há 2 meses atrás. Mas essas outras formas passariam necessariamente pela redução da despesa pública. É certo que a subida dos impostos pode trazer resultados mais imediatos mas não me parece que numa altura em que nos deparamos com tão alta taxa de desemprego, a subida dos impostos seja a medida mais correcta. Outra solução poderia ser a introdução de portagens nas scuts, que só afectaria quem usufruísse das mesmas e poderia trazer um acréscimo da receita. Parece-me uma medida mais justa socialmente.
No entanto, o Governo não é da mesma opinião, e é isto que temos...
quarta-feira, maio 26, 2010
terça-feira, maio 11, 2010
Convocatória de Carlos Queirós
Ricardo Costa e Zé Castro estão lá a mais, sem dúvida. Faltam lá, eventualmente, João Moutinho e Nuno Gomes ou Makukula. Parece evidente que Pepe foi convocado para trinco, o que eu acho um autêntico desperdício. Primeiro é um mau trinco. Só destrói, não constrói. Um trinco verdadeiro é o Pedro Mendes que tem que ser o titular indiscutível. Depois, como central, é um dos melhores do mundo... que, com Ricardo Carvalho, formam uma das melhores duplas de centrais do mundo, sem qualquer dúvida.
O meu onze titular para o mundial é o seguinte:
GR - Beto
DC - Pepe e Ricardo Carvalho
DD - Miguel
DE - Paulo Ferreira
MD - Pedro Mendes
MC - Raul Meireles
MA - Deco
AD - Nani
AE - Cristiano Ronaldo
AC - Liedson
Ao longo do mundial, dependendo de quem está em melhor forma e a render mais, Raul Meireles poderá ceder o lugar a Miguel Veloso (dependendo também das necessidade do momento) e Paulo Ferreira a Fábio Coentrão (ou até Miguel Veloso, que se não fosse ele não gostar no lugar, era o titular indiscutível).
No entanto, acho que o onze titular de Queirós será algo diferente: Eduardo, Bruno Alves e Ricardo Carvalho, Miguel, Duda, Pepe, Raul Meireles, Deco, Simão, Cristiano Ronaldo, Liedson
Espero que me engane e que ele veja efectivamente quais os melhores jogadores para os lugar correctos.